Atletas têm acompanhamento especializado gratuito oferecido pela Prefeitura



Prevenção de lesões, melhora nos hábitos alimentares e acompanhamento fisioterápico entraram na rotina de acompanhamento dos atletas beneficiados pelo Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba. 

Desde o início de julho, o Centro de Referência em Esporte e Atividade Física (Creaf), da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), colocou à disposição dos atletas incentivados uma equipe multidisciplinar para acompanhamento técnico.

Pela primeira vez na história os atletas incentivados têm à disposição um acompanhamento esportivo especializado e gratuito, oferecido pela Prefeitura.

O espaço montado no ginásio do Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser, na Praça Oswaldo Cruz, conta com clínica de fisioterapia, estúdio de pilates, equipamentos para eletroterapia e cinesioterapia e sala para orientações nutricionais. 

Já passaram pelas avaliações físicas e nutricionais atletas das seleções de desempenho de futsal, ginástica artística, ciclismo, basquete, atletismo e vôlei de praia. Atletas de boxe também já utilizaram o espaço. 

Além dos equipamentos, o serviço do Creaf oferece profissionais de fisioterapia, nutrição e de educação física para avaliações físicas e atendimentos aos atletas. A Smelj busca novas parcerias para ampliar as especialidades ofertadas aos atletas incentivados.



Melhora no rendimento

Os atletas que já passaram pelas avaliações físicas e acompanhamento de fisioterapia e nutrição esportiva afirmaram que o serviço do Creaf vai ajudar na conquista de melhores resultados nas competições. 

Na manhã de quarta-feira (18/8), os atletas da Equipe Permanente de Atletismo de Curitiba participaram das avaliações no Creaf.

“Esse tipo de acompanhamento multidisciplinar faz diferença para nós, atletas de alto rendimento. Se não fosse por aqui, eu não teria acesso a esses serviços. Sessões de fisioterapia e acompanhamento nutricional custam caro”, disse Erison da Silva, de 21 anos, atleta da marcha atlética. 

Todas as avaliações feitas no Creaf são passadas aos treinadores dos atletas. Com essas informações, o técnico pode mudar a forma dos treinamentos e achar um melhor equilíbrio com os atletas. “Com certeza vai melhorar nosso rendimento e evitar lesões”, disse Silva.

Victor Alencar, 17 anos, é especialista nas provas de 400m com barreiras e 400m rasos. O objetivo dele é conquistar uma vaga para o mundial sub-20. Para chegar lá, vai seguir os conselhos da nutricionista e tomar mais água, além de mudar alguns hábitos alimentares. 

“É extremamente importante esse acompanhamento. Eu não ia ter acesso a uma nutricionista. Isso é uma coisa muito boa que a Prefeitura fez pelos atletas”, afirmou Alencar. 

O treinador da Equipe Permanente de Atletismo de Curitiba, George André Cordeiro, afirmou que o trabalho multidisciplinar do Creaf vai mostrar quais são as deficiências e onde os atletas são mais fortes. 

“Aqui vamos conseguir avaliar a performance geral dos atletas. Isso vai refletir nos bons resultados, ainda mais agora, vindo de um ano atípico de pandemia. Esse acompanhamento só vai beneficiar os atletas”, definiu o treinador. 

Como participar

Os atletas incentivados que têm interesse em utilizar os serviços do Creaf devem buscar informações e solicitar os formulários de inscrição no Departamento de Incentivo ao Esporte e Promoção Social da Smelj, que fará a análise e encaminhamento de cada pedido, conforme a agenda disponível para atendimento do novo serviço de fisioterapia e nutrição esportiva. 

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (41) 3323-8370.

Mensagens de WhatsApp foram enviadas para todos os atletas beneficiados pelo Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura para informar sobre o novo serviço de fisioterapia e nutrição esportiva. 

Investimentos

A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) investiu cerca de R$ 100 mil na compra de equipamentos, softwares e na montagem da estrutura de apoio aos atletas que participam do Programa de Incentivo ao Esporte. 

Cerca de cinco mil atletas de Curitiba são beneficiados pelo Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura. 

Capacitações

O Centro de Referência em Esporte e Atividade Física também é responsável pela capacitação dos profissionais de Educação Física, professores e servidores da Smelj.


FONTE: PREFEITURA DE CURITIBA

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas