Semanas de Conscientização de Autismo e Parkinson é aprovada em Cambará

 


O município de Cambará deverá ter a partir do próximo ano duas semanas dedicadas a conscientização. O Projeto de Lei 07/2021 do vereador Walmir Joaquim (PSD), foi aprovado na Câmara Municipal, institui no calendário oficial a “Semana Municipal da Conscientização sobre o Autismo” e a “Semana Municipal de Conscientização sobre a Doença de Parkinson” ambas no mês de abril.

“São temas importantes que terão por finalidade esclarecer à população a importância da identificação prematura dos sintomas e sinais do Transtorno Espectro Autista e da Doença de Parkinson”, comenta o vereador. Walmir Joaquim ainda explica que tantos profissionais da saúde quanto os leigos podem receber orientação e as ações que podem ser realizadas que visam melhorar as condições de vidas das pessoas.

A “Semana Municipal da Conscientização sobre o Autismo” seria na semana que compreende ao dia 02 de abril. Já a “Semana Municipal de Conscientização sobre a Doença de Parkinson” seria na semana que compreende o dia 11 de abril.



AUTISMO

Durante a semana de campanha do “Autismo” a intenção é que sejam realizados estudos e medidas de inclusão social e participação comunitária. Oportunizar discussões permanentes sobre o assunto para ampliar e estimular o conhecimento.

Desenvolver atividades na área da educação, saúde e assistência social. Divulgação de experiência e reflexões sobre o tema do Autismo.



PARKINSON

Durante a semana municipal voltada a campanha de conscientização do Parkinson a intenção é promover a integração das pessoas com doença em todos os níveis sociais. Além de esclarecer a comunidade em geral no que diz respeito às peculiaridades da doença, limitações, necessidades e potencialidades daqueles que a manifestam.

Outro ponto do Projeto de Lei é a realização de seminários encontros e atividades afins, com vistas à troca de experiências e informações entre pessoas com interesse sobre Doença de Parkinson, familiares, profissionais, gestores municipais e a sociedade em geral.

Outro ponto que o vereador Walmir Joaquim ressalta é o Projeto de Lei vista estimular o desenvolvimento de estratégias, junto ao Poder Executivo Municipal, que permitam a todas as pessoas com Doença de Parkinson residentes no Município de Cambará o acesso ao tratamento multidisciplinar da doença, tanto no nível ambulatorial, quanto no hospitalar.

“Em suma, muitos são os mitos referentes ao autismo e à doença de Parkinson, portanto, este projeto visa dar uma ampla divulgação e conscientização em relação a estas situações”, finaliza o vereador Walmir Joaquim.

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???