Agricultores familiares do Distrito do Guará inovam na produção de legumes e hortaliças



A família do Fernando César Fernandes e da Rosenilda da Rosa Fernandes, mora há 9 anos, na Comunidade Rosa, no distrito do Guará. A principal renda da família vem dos produtos cultivados na propriedade e que são vendidos nas Feira do Produtor, Feira Solidária, Compre do Produtor e em projetos como a Merenda Escolar Municipal e Estadual. Pensando em reduzir custos, aumentar a produtividade e se prevenir da escassez hídrica, o casal resolveu inovar no plantio das mudas de legumes e hortaliças da propriedade.

TEM TELEGRAM? ENTRE EM NOSSO CANAL!!!

 

“A gente faz o preparo muda de beterraba até deixar só uma mudinha, com isso conseguimos que ela cresça mais forte, mais resistente. Com esse processo a muda sai bem preparada para ir para terra e aguentar o calor e a falta da chuva, assim ela dificilmente morre”, explicou Rosenilda, sobre o processo dentro da estufa da propriedade.

 

 

“O nosso forte é a beterraba e a cenoura, mas também plantamos brócolis e repolho em menor quantidade. Nesse sistema, conseguimos diminuir os custos e aumentar a produtividade. Atualmente, a agricultura é o que sustenta a família e o restante nós investimos na própria propriedade”, complementou o agricultor.

 

Para o Secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro, a iniciativa de inovação nas propriedades rurais vem para contribuir com os produtores principalmente em épocas de escassez, fazendo com que a produção seja mais lucrativa.  “É importante para o agricultor, inovar, ganhar recursos, diminuir o custo. São atitudes como a do Fernando e da Rose, que criaram uma estufa na propriedade para trabalhar no tratamento das mudas que fazem com que a agricultura familiar se desenvolva”, destacou. 

 

Os produtos da agricultura familiar podem ser adquiridos nas Feiras do Produtor ou no site Compre do Produtor 

Confira o cronograma das Feiras do Produtor:

  • Terça- feira: Bairro Santana

Paróquia Santana – Av. Rosa Lustosa de Siqueira, 1104, das 13h às 17h.

  • Quinta-feira: Bairro Vila Carli

Paróquia São João Bosco – Rua Padre Honorino João Murano, 208,Vila Carli, das 13h às 17h.

  • Bairro Santa Cruz

Paróquia Santa Cruz – Rua Salvatore Renna, 961, Santa Cruz, das 13h às 17h.

  • Sexta-feira: Bairro Xarquinho:

Rua João Keller, s/n – Bairro Industrial – Espaço Cidadão, das 13h às 17h.

  • Sábado: Centro e São Cristóvão

Rua XV de Novembro – em frente a loja Pernambucanas, das 8h às 12h.

Bairro São Cristóvão – Ginásio Municipal José Carlos Kurta, Rua das Limeiras, 278, das 8h às 12h.



FONTE: PREFEITURA DE GUARAPUAVA

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???