Entidades de Jataizinho se unem no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes 

 


O Dia 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, foi instituído oficialmente por meio da Lei n.o 9.970, de 17 de maio de 2000, 27 anos após a morte da Menina Aracelli, que, aos 8 anos, em Vitória (ES) foi seqüestrada, violentada e cruelmente assassinada.


A data foi criada em alusão aos crimes ocorridos com a Menina Aracelli e, tem como objetivo mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.


Em Jataizinho o Departamento de Assistência Social com auxílio dos Departamentos de Saúde, Educação e Cultura,  do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Conselho dos Pastores, Igrejas católica, da Coordenadoria de Defesa Civil, da Polícia Militar, e entidades da sociedade civil, vão desenvolver uma série de atividades voltadas ao tema.


Ontem (12/05), o Departamento de Educação e Cultura, promoveu um encontro de sensibilização com os professores a respeito do tema. O evento foi realizado na sede da Igreja Presbiteriana de Jataizinho, e teve como palestrante a cientista política, Jussara Cardoso. O encontro foi voltado exclusivamente para os professores da rede municipal de ensino.


No dia dia 14 de maio, a Centro Universitário Filadélfia (UniFil) centro EAD de Jataizinho, o Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) e a Igreja Presbiteriana do Brasil (IPBJ), realizam o encontro, 1º Faça Bonito Jataizinho - Proteção as nossas Crianças e Adolescentes – com uma palestra que abordará o tema "Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater” em alusão ao “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.


O encontro vai contar com a presença da assistente social Elisângela da Silva;

da psicóloga e professora da UniFil Eliane Belloni, o coordenador do curso de Teologia da UniFil Professor Dr. Emerson Mildenberg e, do Pastor da Igreja Presbiteriana de Jataizinho Reverendo Tiago Araújo.


As vagas são limitadas à capacidade de público da Igreja e, As inscrições são gratuitas pelo site: http://portal.filadelfia.br:7778/portal/pls/portal/PORTAL_APP.PORTAL_EVENTOS_API.EVENTO?pID_EVNT=1231



Nos dias 16 e 17 de maio, o (CRAS) vai tratar do assunto nos atendimentos com os menores que são atendidos pela equipe, utilizando materiais didáticos focados no assunto.  


Já no dia que marca a campanha, 18 de maio, todas as entidades envolvidas vão se reunir em uma grande concentração às 9h em frente ao banco Sicredi, rua Carmela Dutra, 374 centro. O objetivo da mobilização, é chamar a atenção de todos que a rede de proteção de crianças e adolescentes existe no município.  


O evento é aberto a toda população que queira ser voluntária na causa, basta estar no local de encontro e se anunciar a um dos profissionais do Departamento de Assistência Social de Jataizinho.


FONTE: PREFEITURA DE JATAIZINHO

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???