Mais de 3 mil consultas e atendimentos mensais no prédio da ex-UPA

 


A Unidade de Atendimento Especializado em Saúde, da Secretária Municipal de Saúde de Santo Antônio da Platina, está localizada no prédio da ex-UPA, no Jardim Rennó, nas proximidades do Cemitério Parque das Oliveiras e do trevo que vai para Ribeirão do Pinhal.

A área é ampla e tem registrado uma demanda de atendimentos médicos em alta escala. Somente em maio foram 3.561 atendimentos e, em junho, 3.277. “Hoje, reduzimos em até 80% a necessidade dos platinenses terem que ir à Jacarezinho para serem atendidos no Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (Cisnorpi), graças ao trabalho bem planejado da gestão”, destacou a Enfermeira responsável geral pela Unidade, Lorena Gonçalves Nadalete.

Segundo ela, “estamos com várias especialidades à disposição da população e a partir da semana que vem teremos mais dois profissionais atendendo”, acrescentou ela se referindo à psiquiatria (médico Davi) e o médico gastroenterologista Antonely Carvalho, ex-prefeito de Ibaiti.

O acesso às consultas aos especialistas na Unidade passa primeiro, pelo atendimento junto a clínicos gerais, para avaliação, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).



Áreas disponíveis

Os pacientes recebem o atendimento de enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, fonoaudiólogos, ginecologistas, ortopedistas, cardiologista, consulta médica em atenção especializada de cirurgia médica, urologista, fonoaudiólogo devido emissões otoacústicas evocadas para triagem auditiva, cardiologista eletrocardiograma, ginecologista USG obstétrico com Doppler colorido e pulsado, ginecologista USG transvaginal, ortopedista USG articulações, urologista USG abdômen total, urologista USG rins e vias, ginecologista USG mamas, além de consultas e exames. USG é a sigla para ultrassonografia, também conhecida como ecografia ou ultrassom.

Na quinta-feira (17), uma unidade móvel da Saúde conduziu um paciente que aguardava consulta. O mesmo veículo estaria, em seguida, indo até o bairro rural do Ribeirão Bonito, buscar outro paciente acamado para ser consultado na Unidade de Atendimento Especializado.


Avanço

A Secretária Municipal de Saúde, Adriana Cristina Mendes de Almeida destacou que “a implantação do Centro de Especialidades em nosso Município representa um avanço significativo na área da saúde, diminuindo a necessidade de deslocamento para outros municípios”.

Ela ainda apontou que “além de ampliar o acesso, o Centro de Especialidades tem contribuído para a redução das filas de espera”. E justificou: “anteriormente à implantação deste centro, o Município não dispunha de atendimentos especializados, o que gerava acúmulo de encaminhamentos, deslocamentos para outros municípios e, por vezes, atrasos no diagnóstico e no tratamento de diversas condições clínicas”. E concluiu: “hoje temos maior conforto aos usuários, que agora contam com atendimento em Santo Antônio da Platina”.

FONTE: ASSESSORIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???