SAAE e prefeitura lançam projeto de preservação da água‏



O diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Ribeirão Claro, Francisco Carlos Molini, o prefeito Geraldo Maurício Araújo (PV) e a secretária de Educação, Cleuza Molini Ormeneze lançaram na última quarta-feira (20) um projeto para preservação da água. O evento contou com a presença de todas as diretoras das escolas municipais e equipe da secretaria. Desenvolvido nas escolas da Rede Pública Municipal, as turmas que conseguirem os melhores índices de economia de água ganharão prêmios. O mesmo acontecerá com os professores que mais se empenharem em prol da conscientização sobre a economia de água. Um periódico sobre a preservação da água será entregue para todos os 1,5 mil estudantes do município.
A parceria entre o SAAE, prefeitura e Secretaria de Educação trabalhará com foco no esgotamento dos recursos naturais, incluindo a água. A perspectiva de escassez de água potável será usada para motivar os alunos a fiscalizarem os pais e familiares nas residências. O mesmo deve acontecer nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Em troca da contrapartida dada pelos alunos, as escolas receberão melhorias como limpeza de caixas d’água. As turmas que obtiverem maior destaque no projeto receberão passeios culturais como incentivo. O acompanhamento será feito mensalmente nas casas dos estudantes.
Segundo o diretor do SAAE, Francisco Carlos Molini, o “Kiko”, a situação é grave e precisa de atenção imediata. “Temos que deixar claro que se não preservarmos os recursos naturais, eles vão acabar e a água faz parte desse contexto”, alertou. Kiko alertou sobre as dificuldades de extração de água mesmo com o aumento de captação. “A capacidade de produção de água foi aumentada nos últimos anos, mas mesmo assim nunca trabalhamos com uma sobra grande”, completou.
O prefeito Maurício apoiou a iniciativa e garantiu que o executivo municipal dará todo o suporte para promover o projeto. “As crianças captam a ideia e cobram os pais, portanto temos que arranjar uma maneira de conscientizar nessa faixa etária”, disse. “Os projetos do Agrinho 2013 tem que se envolver nessa questão e promover esse projeto”, pediu. “Temos que promover paralelamente um programa de recuperação de nascentes e iniciaremos com o mapeamento de todas as minas do município”, concluiu.

FONTE: Diógenes Reis
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???