Sindirural oferta a produtoras rurais curso na produção de alimentos a base de banana

No final do mês de janeiro, o Sindicato dos Produtores Rurais de Cornélio Procópio (Sindirural), sempre em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-Pr), promoveu para cerca de quinze produtoras rurais um curso na produção artesanal de alimentos a base de banana. Ministrado pela instrutora do Senar, Maria Luzinete Pina Zanin, o objetivo do curso é desenvolver produtos a base de banana aplicando técnicas e procedimentos baseado nas boas práticas de higiene. A capacitação aconteceu na cozinha da sede do Sindirural.
Além de ser uma matéria-prima de custo baixo e de aproveitamento total para a produção das receitas executadas no curso, a banana traz ao pequeno e médio produtor uma alternativa de renda a mais para a família rural. “O público aqui no Sindirural foi genial! Surpreendeu-me a garra e a força de vontade destas mulheres em aprender coisas novas ou em aprimorar aquela receita antiga, de família, por exemplo, com ingredientes inusitados e marcantes da culinária”, salientou a instrutora Malu que ministra este curso há mais de sete anos.
Em 16 horas de capacitação, o curso falou sobre definição do manipulador de alimentos; perigos físicos, químicos e biológicos; boas práticas; qualidade da água; controle integrado de pragas; preparo dos alimentos (compra, armazenamento, pré-preparo, higienização, cocção dos alimentos e resfriamento); considerações gerais sobre banana, como intoxicação alimentar; escolha de matéria-prima; processo de transformação da banana em farinha e receitas a base de banana.
Para Malu, o curso pode alavancar até a possível ideia de um negócio próprio em equipe. “As bananeiras existem no Brasil desde antes do seu descobrimento. Fazem parte da nossa história no que diz respeito a alimento. É saborosa, de fácil acesso e não tem um período determinado para sua produção, sem contar que se aproveita tudo em nossas receitas, desde a casca, até o chamado ‘umbigo’da fruta (coração). Com certeza comercializar estes produtos trará um novo norte para a mulher rural”, concluiu a instrutora do Senar.

Assessoria de Comunicação – Sindirural/ Laiz Auriglietti

Fotos: Haroldo Alves
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???