Hospital Nossa Senhora da Saúde ganha novo Raio X



Chegou na tarde de quinta-feira, o novo aparelho de Raio X do Hospital Nossa Senhora da Saúde de Santo Antônio da Platina. Na manhã de ontem, o prefeito Pedro Claro de Oliveira Neto (DEM), acompanhado do deputado estadual Pedro Lupion (DEM), reuniu vereadores, equipe administrativa do Hospital, da 19ª Regional de Saúde, secretários e funcionários municipais para oficializar a entrega do equipamento, da marca Simus com 500 miliamperes (MA) de potência, fruto de uma doação do governo do Estado.
O prefeito Pedro Claro explicou que os problemas de manutenção do aparelho antigo fez com que pedisse ao secretário de Estado da Saúde Michele Caputto, um novo equipamento para que a população não ficasse  sem o serviço. “Fui conversar com o secretário acompanhado do deputado Pedro Lupion e apesar de todos os compromissos do secretário, fomos prontamente atendidos e nossa reivindicação acatada imediatamente. A demora da entrega se deve aos trâmites legais”, disse.
“Não estou desatento à nossa saúde”, disse o prefeito salientando que em sua primeira gestão conseguiu a instalação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal no Hospital Nossa Senhora da Saúde, que mais tarde foi transferida para o Hospital Regional do Norte Pioneiro.  “Em fevereiro do ano passado, pedi ao governador Beto Richa, em sua visita a Santo Antônio, a instalação da UTI Adulta. Hoje já temos a planta feita pelos engenheiros da secretaria de Estado da Saúde, e em poucos dias iniciaremos o processo de licitação para contratação da empresa responsável pela obra”, comentou. Pedro Claro ainda citou o repasse de R$ 400 mil anuais para o HNSS, e o reforço de mais uma ambulância, também doada pelo governo do Estado. “Estamos atentos e ainda temos o apoio incondicional do deputado Pedro Lupion, que tem bom relacionamento com o governador e faz com que Santo Antônio da Platina esteja sempre nas contas do governo”, salientou.
O prefeito se mostrou satisfeito com a presença de vereadores no evento. “Fico feliz com a participação de nossos vereadores. A nossa união só traz benefícios ao município”, comentou.
O diretor da 19ª Regional de Saúde, Antônio Carlos Setti, além de se mostrar satisfeito com a chegada do Raio X, ainda elogiou a administração do Hospital Nossa Senhora da Saúde, que segundo ele, está conseguindo equilibrar as finanças e ainda melhorando o atendimento aos usuários. “Temos tido muito apoio do secretário Michele Caputto em todos os sentidos. Agora, estamos tentando acertar as documentações necessárias para que a casa de saúde passe também a receber auxílio financeiro do Estado”, disse agradecendo a intercessão do deputado Pedro Lupion.
Já Pedro Lupion observou e comentou a melhoria do relacionamento entre a Câmara  de Vereadores e prefeito. “Estou contente de ver tantos vereadores aqui no gabinete do prefeito. A cidade só tem a ganhar com essa união”, disse. Lupion também elogiou a atuação do diretor da 19ª Regional de Saúde. “Dr Setti está sempre em busca de melhorias e de soluções para problemas de  saúde de todos os municípios da abrangência da Regional. Ele é um grande parceiro dos municípios”, afirmou.
O deputado ainda garantiu que Santo Antônio tem tido atenção especial do governo do Estado. “Além das UTIs, da ambulância, do Raio X, das duas unidades de saúde todas mobiliadas com recursos do Estado - uma inaugurada esses dias, no Povoado da Platina, e outra que será entregue logo, no distrito Monte Real - há uma infinidade de ações, até consideradas miúdas, mas que fazem a diferença.  Esses dias, o secretário de Saúde Alexandre Levatti recorreu a mim para conseguir insulina, que estava em falta. Fui falar com Caputto, que enviou um carregamento imediatamente. O governo também tem nos atendido nas questões de transporte de urgência de pacientes e até mesmo com próteses. Caputto é um homem sério e sincero. Se ele pode resolver, ele faz na hora, com agilidade. Se não pode, fala que não pode e ponto final”, avisou.
O presidente da Câmara Sebastião Vitral dos Santos Furtado (PMDB), disse que os vereadores querem o melhor  para cidade e se os projetos do executivo forem bons para os platinenses, serão aprovado sempre.. Santinho aproveitou a ocasião para pedir ao prefeito e ao deputado Pedro Lupion, mais agilidade nas melhorias das estradas rurais. “Peço ao deputado que nos ajude com equipamentos para melhorar nossas estradas rurais. Temos mais de 600 propriedades rurais que dependem dos acessos para escoar a produção e para enviar seus filhos às escolas”, explicou.
O vice-prefeito Jorge Garrido também comentou sobre as estradas rurais e lembrou que a área rural de Santo Antônio é muito extensa, o que dificulta a manutenção das vias.  Ele também falou sobre a construção da UTI adulta, que viabilizará o funcionamento do Centro de Hemodinâmica, cujo imóvel está pronto. Garrido ainda conclamou a população a apoiar com mais credibilidade a instalação de uma faculdade de medicina na cidade. “Todos os municípios da região se uniram em nosso favor. Mas parece que o próprio platinense não acredita muito. É preciso acreditar, porque dessa jornada alguma coisa de boa sairá para Santo Antônio. A nossa luta não será em vão”, disse.
Os vereadores que prestigiaram a solenidade foram: Santinho Furtado (PMDB), Jose Jaime da Silva (PSB), Joel Nobrega (PSB), Claudio Domingues (Cação -PR), Francisco Faustino Proença Júnior (Chiquinho - PPS), e José Godoy (DEM).   
 HNSS
O provedor do Hospital Nossa Senhora da Saúde, Luiz Antônio Moura e o diretor administrativo Francisco Edno da Silva disseram que a casa de saúde tem contado com a ajuda da 19ª Regional de Saúde em todas as suas necessidades. Eles agradeceram ao diretor Antônio Carlos Setti, ao prefeito Pedro Claro, ao deputado Pedro Lupion e ao secretário Michele Caputto. “É uma grata surpresa ver um deputado tão jovem se empenhar tanto por uma região, como tem feito o Pedro Lupion. Para mim, sua atuação tem sido uma grata surpresa”, disse o provedor.
Moura também agradeceu os vereadores que precisaram alterar uma lei de 2012, para que o hospital pudesse receber auxílio financeiro municipal. “Temos um déficit mensal de cerca de R$ 100 mil. O Edno administra dívidas e faz isso com maestria, senão, o hospital já teria fechado. Agora, estamos lutando para conseguir a Certidão Negativa de Débitos. Com esse documento, passaremos a receber ajuda do Estado também”, concluiu.

FONTE: Gladys Santoro
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???