"Fim da aposentadoria de ex-governadores tem que atingir benefícios já concedidos", defende Moraes


Em pronunciamento na sessão Plenária desta segunda-feira, o deputado Mauro Moraes defendeu a extinção da aposentadoria vitalícia a ex-governadores que recebem pagamento mensal de R$30 mil. Um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) em tramitação na Assembleia Legislativa prevê apenas o fim novos benefícios.

A PEC em tramitação na Casa prevê a retirada do § 5º do art. 85 da Constituição Estadual, o qual trata do pagamento de aposentadoria vitalícia a quem ocupou o cargo de Governador do Estado. Autor de três propostas similares na esfera do Legislativo, o parlamentar subscreveu emenda que cancela também aposentadorias já concedidas. Apenas no último ano, dois ex-chefes do Executivo passaram a ter direito ao benefício, sendo que um deles já entrou com pedido e atualmente recebe mensalmente um valor próximo a R$30 mil, equivalente ao teto salarial do funcionalismo do Estado. “Quatro aposentadorias poderiam ter sido evitadas caso uma das propostas que apresentei, nos últimos dez anos, tivesse sido aprovada. Agora é preciso correr contra o tempo e cortar despesas desnecessárias aos cofres do Estado”, defende Moraes.
A emenda, por sua vez, não tem o apoio da maioria. “É lamentável que após a tramitação de três PECs de minha autoria para por fim e esse vergonhoso privilégio, e também de uma proposta oriunda do Governo, ainda tenhamos que lidar com parlamentares que desejam praticar a velha política”, critica Moraes o desinteresse da maioria no Plenário pelo tema e, sobretudo, pelo fim dos benefícios já concedidos.

Reforma da Previdência
Moraes aprofunda a discussão sobre o fim de privilégios a partir de temas tratados na esfera federal e que repercutem diretamente na vida da população brasileira. “A reforma da previdência escancara a necessidade de redefinir prioridades. Enquanto um cidadão comum contribui por mais de 30 anos com a previdência pública, para receber uma aposentadoria miserável no futuro, um ex-governador não precisa sequer recolher para os cofres do Estado. É uma inversão descabida de valores”, dispara Moraes.


FONTE: Site oficial do Deputado Estadual Mauro Moraes




Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI 
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???