sábado, 3 de agosto de 2019

Caravana Cultural da UENP leva Arte à Comunidade da Pedreira em Jacarezinho

Os olhos atentos da garotinha fitavam o palhaço, que, com a perna de pau, exibia o domínio de seus malabares. O ritmo do maracatu embalava os sentidos da menina, que trazia em sua camiseta a insígnia “Fé”. Era a Caravana da Cultura da UENP a cortar a única viela da comunidade da Pedreira, em Jacarezinho.
O projeto da Universidade Estadual do Norte do Paraná, a Caravana da Cultura, ocorreu no último sábado, 27 de julho, e foi organizada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, em parceria com o Projeto Mateus 25, com a Escola de Samba Acadêmicos Capiau e com artistas de diversos segmentos de Jacarezinho.
Artistas locais, membros da Escola de Samba, professores, servidores, estudantes e outros membros da comunidade externa da UENP, juntos, deram vida à Caravana da Cultura, que levou muita alegria por meio das ações culturais ofertadas à comunidade, que apresenta acentuada vulnerabilidade social. Ao todo, mais de 150 moradores do local acompanharam o inédito movimento cultural da Universidade.
Na ocasião, as crianças tiveram a oportunidade de realizar oficinas de Capoeira, Maracatu, Percussão e Violão. Além disso, foram realizadas ações de Saúde, por meio de acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Odontologia da UENP. Também foi ofertada uma oficina de empoderamento às mulheres da comunidade, bem como corte de cabelo gratuito para os homens - cortesia da Red Lyon Barbearia Dub.
Segundo a pró-reitora de Extensão e Cultura, Simone Castanho, a recepção à Caravana foi muito positiva. “A recepção da comunidade para com o projeto foi muito calorosa. Ficamos felizes em ver o entusiasmo da comunidade, sobretudo das crianças, que seguiram o cortejo conosco, participando ativamente de todas as oficinas. Quando a gente visita comunidades como a Pedreira, percebemos que a cultura não chega até lá, do ponto de vista institucional, das políticas públicas. Por isso, essa primeira Caravana foi um projeto piloto com o objetivo de levar cultura e arte também para outras comunidades vulneráveis”, reitera.
Além disso, Castanho também destaca que a Caravana da Cultura também teve como finalidade divulgar, para os membros da comunidade, as atividades e oficinas realizadas no Galpão Cultural Romano Nunes “Cabelo”, da UENP. “Pudemos, na ocasião, estreitar os laços com a comunidade. Aproveitamos o ensejo para convidar a população a prestigiar e fazer parte dos projetos culturais que a Universidade oferece por meio do Galpão Cultural Romano Nunes”, disse. 
Para a comerciante e líder comunitária na Pedreira, Graziele Milanesi, a população das redondezas aproveitaram ao máximo a experiência. “Foi muito significativo para nós, porque aqui somos esquecidos pelos nossos representantes. O que os estudantes fizeram foi ótimo. Um pouco de alegria e cultura para nossas crianças, que nos contagiou muito”, conta.
Ainda segundo a moradora do bairro, a Comunidade da Pedreira merece uma atenção especial das instituições e a ação da Universidade sinalizou essa aproximação.  “Somos muito julgados pela sociedade pelo lugar que moramos. A ação da Universidade de trazer a cultura para o bairro tem toda a importância. Aqui temos muitas crianças e elas merecem tudo de melhor, apesar dos pesares”, finaliza. 
Para a estagiária da PROEC, Dany Revnei, a experiência foi marcante. “Trabalhar com a Cultura é trabalhar com emoção e foi exatamente o que eu senti naquela tarde. O sorriso encantador de cada criança, os abraços sinceros que recebi, o olhar realizado das mães ao verem seus filhos felizes. Isso não tem preço, é muito gratificante. Agradeço imensamente o carinho e confiança do pessoal da comunidade e a Proec pela oportunidade de contribuir com esse momento tão especial”, relata.
“Incrível é a palavra que posso dizer para o que foi a Caravana da Cultura. Foi intenso sentir toda a vibração, não só da alegria das crianças como também do acolhimento da comunidade. Tantas oficinas e todos interessados em participar, crianças e adultos. Foi uma experiência única e inesquecível, para a comunidade e para mim. É de muito valor ver o que a Cultura pode proporcionar a essas pessoas, e mais ainda poder estar lá junto exercendo. Deixou com gostinho de ‘quero mais’. Que venham mais Caravanas”, acrescenta a estagiária da Proec, Stefany Rosolem.
O diretor de cultura, James Rios, avaliou a primeira edição do projeto como positiva e agradeceu o apoio de todos os envolvidos. “A Caravana foi um sucesso. Não há preço que pague um sorriso no rosto de uma criança. Toda a magia que envolveu nossa visita só foi possível graças ao envolvido dos professores, estagiários, oficineiros do Galpão Cultural e artistas da nossa comunidade externa. Por isso, agradeço pela parceria do Projeto Mateus 25, da Escola de Samba Acadêmicos Capiau e, carinhosamente, a cada um dos artistas e agentes culturais que, voluntariamente, dispuseram seu tempo para estar conosco. Que venha a próxima Caravana”, disse. 

FONTE: ASSESSORIA UENP



Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???

19 Regional de Saúde Abatia Abatiá ACISC AJUDE O LUCCA Alex Canziani Alexandre Curi Alexandre Guimarães AMUNORPI Andira Andirá Angra Doce Arapoti Artigos Assaí Assessorados AUDIÊNCIA PÚBLICA BANDEIRA EVENTOS Bandeirantes Barra Barra do Jacaré Bauru Beto Richa Bizarro BOM DE BOLA BRASIL Bruno Pessuti CADASTRO CÂMARA CARLÓPOLIS CÂMARA JACAREZINHO Cambara CAMBARÁ CAPS Carlopolis Carlópolis Casas em Cornélio CERTANO CIAS Cida Borghetti CISNORPI Cobra Repórter CONCURSO Congonhinhas Conselheiro Conselheiro Mairinck ConselheiroMairinck Conteúdo de Marca Cornélio Procópio Cultural Curitiba Curiuva Destaque DETRAN EM AÇÃO Diversos Douglas Fabrício Economia Educacao Educação ELEIÇÕES 2018 Esportes Evandro Junior FÁBIO VIEIRA Figueira FUTEBOL GERAL Governo do Estado Governo Federal Guapirama Guto Silva Ibaiti InvestCRED ITAIPU Itambaracá Jaboti Jacarezinho Jaguariaíva Japira João Carlos Gomes Joaquim Távora JoaquimTavora Jogos Escolares Jundiaí do Sul JundiaidoSul Liberatti LIMITE DE GASTOS Londrina Luiz Carlos Martins Magda Cristina MARQUES DOS REIS Mauro Moraes Michele Caputo MOLINIS MUNDO BIZARRO NATAL Nick Network NORTE PIONEIRO Nova América da Colina Nova Santa Bárbara NOVO CAMINHO Núcleo de Educação OFERTA DE CURSOS Online Ourinhos PARANÁ Parceria FAEL Pedro Claro Pedro Lupion PHS Pinhalao Pinhalão PLANETA BIZARRO PLATINA PM Policial Politica Política Professor Rodrigo Projetos Quatigua Quatiguá Ratinho Junior Regiao Região REGIONAL Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal RibeiraoClaro RibeiraoDoPinhal Romanelli Rubens Bueno Salto do Itararé SaltoDoItarare SAMU Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Mariana Santana do Itararé SantanaDoItarare Santo Antônio da Platina santo Antônio do Paraíso São José da Boa Vista São Sebastião da Amoreira SaoJosedaBoaVista SAP Saúde SEDS Sertaneja Sindicato Rural SAP Siqueira Campos SiqueiraCampos SOMOS CONSULTORIA Tarcísio Mossato Tiago Amaral Tomazina Toninho Wandschher Trânsito Tribunal de Contas UENP Uraí VERMELHO Wenceslau Braz WenceslauBraz

As Mais Clicadas do Mês!

As Mais Recentes!

Destaque!

Subir