quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Feira de cafés especiais deve reunir mais de 3 mil produtores


O secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, participou nesta quarta-feira (02), em Jacarezinho, da abertura da 12ª Ficafé – Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná.
O evento, que prossegue até esta sexta-feira (4), vai reunir cerca de 3,5 mil produtores, mais de 60 expositores de cafés especiais e está confirmada a vinda de cerca de 30 compradores de café nacionais e internacionais.
Para Ortigara, a Ficafé valoriza a produção do Norte Pioneiro, que já tem certificação de Indicação Geográfica, de procedência, graças ao esforço do produtor em produzir uma bebida de qualidade, com diferencial que agrada os apreciadores de café. “O Governo do Estado está contribuindo com esse evento através das parcerias da Emater, do Iapar, que auxiliam o produtor a buscar inovação tecnológica para melhorar cada vez mais sua produção”.
O Norte Pioneiro concentra mais da metade da produção de café paranaense – com uma estimativa de 600 mil sacas beneficiadas este ano. Segundo Ortigara, não é um grande volume quando comparado com a produção brasileira, mas consegue se sobressair pela qualidade da bebida que consegue produzir graças a características especiais de clima e solo.

Ele elogiou o esforço da Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Acenpp) que sempre está em busca de inovações tecnológicas para manter o diferencial de qualidade e segurança do café produzido na região. Este ano, por exemplo, está sendo lançada a plataforma digital que mostra aos compradores do mundo as virtudes do café da região.
A plataforma exibe a identificação de cada produtor de café especial, sua propriedade e o sistema de produção. Com isso, as operacões de comercialização tornam-se mais seguras com o fortalecimento do relacionamento entre compradores e vendedores. “É um grande esforço que vale a pena, a gente aplaude a iniciativa”, disse o secretário, frisando que espera bons negócios este ano para continuar o processo de valorização da produção de café da região.
No ano passado, foram comercializados cerca de R$ 5 milhões em negócios gerados a partir da Ficafé, que reúne produtores, torrefadoras e compradores.

Outro destaque da Ficafé é a ampliação da participação da mulher produtora, que conta com atendimento especial da Emater-PR no trabalho de organização e apresentação dos produtos.

FONTE: AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???

19 Regional de Saúde Abatia Abatiá ACISC AJUDE O LUCCA Alex Canziani Alexandre Curi Alexandre Guimarães AMUNORPI Andira Andirá Angra Doce Arapoti Artigos Assaí Assessorados AUDIÊNCIA PÚBLICA BANDEIRA EVENTOS Bandeirantes Barra Barra do Jacaré Bauru Beto Richa Bizarro BOM DE BOLA BRASIL Bruno Pessuti CADASTRO CÂMARA CARLÓPOLIS CÂMARA JACAREZINHO Cambara CAMBARÁ CAPS Carlopolis Carlópolis Casas em Cornélio CERTANO CIAS Cida Borghetti CISNORPI Cobra Repórter Colégio Magnus CONCURSO Congonhinhas Conselheiro Conselheiro Mairinck ConselheiroMairinck Conteúdo de Marca Cornélio Procópio Cultural Curitiba Curiuva Curiúva Destaque DETRAN EM AÇÃO Diversos Douglas Fabrício Economia Educacao Educação ELEIÇÕES 2018 Esportes Evandro Junior FÁBIO VIEIRA Figueira FORREST BRASIL FUTEBOL GERAL Governo do Estado Governo Federal Guapirama Guto Silva Ibaiti INFORME PUBLICITÁRIO InvestCRED ITAIPU Itambaracá Jaboti Jacarezinho Jaguariaíva Japira João Carlos Gomes Joaquim Távora JoaquimTavora Jogos Escolares Jundiaí do Sul JundiaidoSul Liberatti LIMITE DE GASTOS Londrina Luiz Carlos Martins Magda Cristina MARQUES DOS REIS Mauro Moraes Michele Caputo MOLINIS MUNDO BIZARRO NATAL Nick Network NORTE PIONEIRO Nova América da Colina Nova Santa Bárbara NOVO CAMINHO Núcleo de Educação OFERTA DE CURSOS Online Ourinhos PARANÁ Parceria FAEL Pedro Claro Pedro Lupion PHS Pinhalao Pinhalão PLANETA BIZARRO PLATINA PM Policial Politica Política Professor Rodrigo Projetos Quatigua Quatiguá Ratinho Junior Regiao Região REGIONAL Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal RibeiraoClaro RibeiraoDoPinhal Romanelli Rubens Bueno Salto do Itararé SaltoDoItarare SAMU Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Mariana Santana do Itararé SantanaDoItarare Santo Antônio da Platina santo Antônio do Paraíso São José da Boa Vista São Sebastião da Amoreira SaoJosedaBoaVista SAP Saúde SEDS Sertaneja Sindicato Rural SAP Siqueira Campos SiqueiraCampos SOMOS CONSULTORIA Tarcísio Mossato Tiago Amaral Tomazina Toninho Wandschher Trânsito Tribunal de Contas UENP Uraí VERMELHO Wenceslau Braz WenceslauBraz

As Mais Clicadas do Mês!

As Mais Recentes!

Destaque!

Subir