Projeto de combate à dengue é destaque na 1.ª Feira de Tecnologia para a Saúde


Iniciativas voltadas para melhorar a saúde nos níveis local e global foram apresentadas na 1ª Feira de Tecnologia para a Saúde (Health Tech), realizada no Palácio Iguaçu, sede do Governo do Estado, na última quarta-feira (11). Participaram do evento prefeitos, secretários de saúde e representantes de conselhos municipais de saúde.  Um dos destaques foi o trabalho da empresa de biotecnologia Forrest Brasil Tecnologia Ltda, que apresentou os resultados de um projeto pioneiro no mundo para combater à dengue. A empresa desenvolveu uma técnica natural para esterilizar mosquitos Aedes aegypti machos. Os insetos estéreis foram soltos na natureza. “Como a fêmea copula uma única vez durante a vida, se a cópula for com um macho estéril então não haverá descendentes. Já se a cópula acontecer com um macho não estéril, uma fêmea pode gerar até 500 ovos, que vão resultar em novos mosquitos”, explica a coordenadora do projeto Lisiane de Castro Poncio.

A primeira cidade a receber o projeto da Forrest Brasil foi Jacarezinho, no interior do Paraná. Aliado ao trabalho de soltura de mosquitos, a Forrest atuou diretamente com os moradores dos bairros tratados, visitando residências e orientando sobre a prevenção, além de fazer um intenso trabalho de conscientização nas escolas. “Os dados comprovam que a tecnologia, em conjunto com o trabalho de educação e conscientização da população, contribui para a redução significativa dos índices de infestação do Aedes aegypti, mosquito transmissor do vírus da dengue. Registramos reduções superiores a 90% no número de mosquitos Aedes aegypti na área contemplada pelo Projeto Piloto Controle Natural de Vetores (CNV) e agora trabalhamos para garantir a continuidade dele. Para garantir a sustentabilidade do projeto, seria necessário mais um ano de trabalho, especialmente para reduzir os ovos remanescentes. Com a continuidade do projeto e o apoio da população e do poder público, podemos conquistar uma solução sustentável para combater a dengue e outras doenças relacionadas a esse mosquito”, destaca Lisiane.

Durante a 1.ª Feira de Tecnologia para a Saúde, coordenadora de Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde do Paraná, Ivana Belmonte, fez uma apresentação sobre o problema da dengue no estado, destacando a preocupação do poder público e os dados do último boletim semanal epidemiológico, divulgado no dia 10 de dezembro. O Paraná registrou 2.631 casos confirmados de dengue, 762 a mais que na semana anterior. A Sesa informou que o aumento de 40,77% se deve, principalmente, ao acúmulo de dados de duas semanas por problemas no sistema de informação de algumas Regionais de Saúde. Diante disso, a Forrest apresentou sua solução para o controle de vetores, trazendo os resultados do trabalho desenvolvido em Jacarezinho.

O evento foi uma iniciativa da Superintendência de Inovação da Casa Civil e da Secretaria da Saúde do Estado do Paraná e o objetivo foi aproximar secretários e gestores municipais das tecnologias mais avançadas no setor.

“Inovação é uma das pautas prioritárias do Governo e na questão da Saúde há dois fatores muito importantes: é uma área ligada diretamente à qualidade de vida da população e envolve custos muito elevados para o Estado. Inovação em Health Tech significa melhorar o atendimento com soluções mais eficientes e menos onerosas”, afirma Henrique Domakoski, superintendente de Inovação da Casa Civil.




Já segue nossas Mídias Sociais

Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI
SIGA O BLOGGER. CLIQUE AQUI
SIGA O LINKEDIN. CLIQUE AQUI



Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???