Câmara conclui votação de destaques da MP do agro; texto vai ao Senado


O Plenário da Câmara dos Deputados concluiu, na noite desta terça-feira (18), a votação dos destaques da medida provisória nº 897 (PLV nº 30), a “MP do agro”, que altera as regras do crédito rural e desburocratiza o acesso a formas de financiamento aos produtores. A matéria segue para o Senado Federal.
O deputado federal Pedro Lupion (DEM-PR), relator da MP, negociou a aprovação de três destaques junto às entidades do setor agrícola, cooperativas e das Frentes Parlamentares da Agropecuária (FPA) e do Cooperativismo (Frencoop).
Para ele, o mais importante era concluir a votação na Câmara antes do Carnaval. Lupion acredita que a tramitação, no Senado, será rápida. 
”A MP tem que ser votada nas duas casas até o dia 10 de março. Não podemos correr o risco de perder essa, que é uma das mais importantes peças legislativas para o nosso setor nos últimos anos”, afirmou o parlamentar.
Destaques
Entre os pontos alterados durante a votação dos trechos destacados do relatório de Lupion está uma alteração no artigo que trata sobre o repasse de até 20% dos recursos dos Fundos Constitucionais para bancos cooperativos e outras instituições financeiras, para estimular a concorrência entre os operadores financeiros. Em negociação com as bancadas regionais, ficou definido que essa alteração valerá apenas para a região Centro-Oeste, e não para o Nordeste.
Outro ponto retirado da MP é o que tratava sobre a recuperação judicial dos produtores. Com a aprovação do destaque, ficou definido que o conteúd referente a esse tema será tratado em um projeto de lei do presidente da FPA, deputado Alceu Moreira (MDB-RS). 
Os demais destaques foram rejeitados pelo Plenário. Pedro Lupion agradeceu o empenho dos parlamentares ligados ao setor agrícola na votação. Para ele, o setor tem muito a ganhar com a MP.
“O nosso objetivo, sempre, é pensar em formas que permitam ao produtor rural brasileiro gerar oportunidade e renda para si e para sua família. As mudanças que propomos no acesso ao crédito vão facilitar a vida de quem produz, desburocratizar o sistema e permitir o desenvolvimento mais acelerado e mais pujante do nosso setor”.
Agro
Entre as alterações propostas na MP está o Fundo Garantidor Solidário – que substitui o Fundo de Aval Fraterno proposto na medida original – e que deixa de ter limite máximo de participantes, mantendo um mínimo de dois devedores. Também está prevista uma ampliação da Cédula Imobiliária Rural (CIR), para que o dispositivo possa ser utilizado em qualquer operação financeira, e não só de crédito.
Outra mudança no relatório de Lupion é o patrimônio de afetação, que permite ao produtor dar uma parte de seu imóvel como garantia. A ideia é que o porcentual da terra possa ser subdividido. Além disso, o patrimônio a ser afetado, ou seja, usado como garantia, não pode pertencer à reserva legal ambiental, já que esse é um pedaço do terreno onde não é possível haver produção.






Assessoria de Imprensa 
Deputado Federal PEDRO LUPION 
Marcia Pessotto







Já segue nossas Mídias Sociais



Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI

SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI

SIGA O BLOGGER. CLIQUE AQUI

SIGA O LINKEDIN. CLIQUE AQUI
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???