Assembleia Legislativa restringe acesso ao prédio


A Assembleia Legislativa do Paraná vai adotar medidas mais rigorosas de prevenção e controle da COVID-19, permitindo a entrada apenas para servidores e diminuindo o número de funcionários que estão trabalhando de forma presencial nos gabinetes dos parlamentares e na área administrativa. O prédio também passará por um processo de higienização completo nesta quinta (18) e sexta-feira (19) - salas, gabinetes, prédio administrativo. 
A decisão foi anunciada pela Mesa Executiva, nesta quarta-feira (17) durante a sessão plenária, após o aumento dos casos da doença entre servidores. O Serviço Médico da Assembleia Legislativa monitora 14 casos confirmados e 11 que aguardam o resultado do exame, entre deputados, servidores e funcionários terceirizados. Todos estão em isolamento, inclusive o líder do Governo, deputado Hussein Bakri (PSD) que teve a confirmação de que está com a COVID-19 na semana passada. 
O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), disse que as medidas precisam ser tomadas para garantir a continuidade das sessões remotas sem colocar em risco a equipe. “Faremos uma higienização em todos os gabinetes da Assembleia. É recorrente nos anúncios feitos pelas autoridades que a questão está se agravando. Portanto, nós precisamos tomar medidas para a proteção dos servidores da Casa", comunicou Traiano.
O primeiro secretário, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), disse que a Mesa Executiva vai restringir ainda mais o acesso à Assembleia Legislativa, permanecendo em trabalho presencial somente os servidores que precisam realizar as atividades no prédio. "Nós vamos editar um novo Ato da Mesa Executiva reduzindo o número de servidores por gabinete e vamos reduzir ainda mais as diretorias, deixando apenas as pessoas que são absolutamente essenciais. Entende-se que os próximos 14 dias será talvez o período de maior transmissão do vírus. A Mesa Executiva pede a compreensão de todos para que nós possamos ter de fato a segurança em relação ao que nós estamos fazendo", ponderou, complementando que a presença do presidente e do primeiro secretário em plenário é essencial para a condução da sessão.
Desde o dia 17 de março é permitido no máximo três servidores em trabalho presencial por gabinete. Esse número será reduzido a apenas um servidor por gabinete e o revezamento será permitido apenas em dias alternados, evitando assim o contato direto. Nos setores administrativos, o efetivo que já estava reduzido em 50%, pelo menos, ficará limitado apenas ao número estritamente necessário para a manutenção dos serviços no período.
Traiano alertou sobre a importância de reduzir o fluxo de pessoas que circulam pela Casa e pediu a colaboração dos parlamentares no cumprimento das medidas. "A partir de segunda-feira não vamos mais permitir o ingresso de nenhuma pessoa de fora. É importante que avisem prefeitos e vereadores para que não venham aqui, porque o nosso objetivo é proteger nossos servidores", alertou.
A possibilidade de suspensão dos trabalhos presenciais na Assembleia foi discutida, inclusive com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e não está descartada caso a pandemia se agrave ainda mais no Estado. "Se necessário for e a situação se agravar, realmente nós vamos tomar medidas mais duras do que estas. É importante termos a consciência de que a diminuição do fluxo de pessoas aqui ajuda e muito", considerou Traiano. Já Romanelli lembrou que, no momento, alguns serviços ainda precisam ser presenciais. "Nós dependemos dos nossos servidores e de toda a estrutura tecnológica que nós dispomos aqui".
Monitoramento - Todas as pessoas que apresentaram sintomas da doença, tiveram contato com pacientes com a Covid-19 confirmada ou com casos suspeitos são monitorados pelo Serviço Médico da Assembleia Legislativa do Paraná.
Além de serem colocadas em isolamento domiciliar imediato, os parlamentares e servidores com suspeita da doença são submetidos a exames.
Desde março a Mesa Executiva da Assembleia Legislativa do Paraná vem adotando medidas preventivas ao coronavírus. A primeira decisão foi pela suspensão de atividades que resultassem em aglomeração de pessoas, como as audiências públicas e sessões solenes, que não são realizadas desde 12 de março. O acesso à Casa também foi restrito. Em 17 de março, todos os servidores que fazem parte do grupo de risco da COVID-19 foram dispensados do trabalho presencial e passaram a exercer suas atividades diárias em casa, as equipes que permaneceram trabalhando foram reduzidas e as medidas de prevenção e controle de acesso à Casa foram ampliadas com a verificação de temperatura em todos que circulam no prédio.
Em 23 de março, os deputados realizaram a primeira sessão remota da história da Assembleia Legislativa do Paraná e aprovaram a regulamentação do teletrabalho para os servidores.
O uso da máscara de proteção é obrigatório em todos os ambientes da Assembleia Legislativa desde 22 de abril. A medida de prevenção foi adotada internamente antes mesmo de virar lei estadual, assim como a medição de temperatura de todas as pessoas que entram ao Legislativo. “Aqui na Assembleia instituímos, desde o início, a medição de temperatura e foi de grande utilidade para a identificação de pessoas em estado febril e, efetivamente que tinha a COVID ou outra enfermidade”, disse Romanelli.

FONTE: ALEP



Já segue nossas Mídias Sociais

Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI 
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI
Entre no nosso grupo do Telegram. CLIQUE AQUI
SIGA O BLOGGER. CLIQUE AQUI
SIGA O LINKEDIN. CLIQUE AQUI

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???