Michele Caputo destaca vacina agora por idade abaixo dos 59 anos



O deputado Michele Caputo (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar do Coronavírus, destacou nesta sexta-feira, 30, a mobilização da FNP (Frente Nacional de Prefeitos) pela vacinação contra a covid  por critério de idade decrescente, a partir dos 59, independente de comorbidade ou não. "É na faixa etária entre 50 60 anos que se concentra as maior parte das comorbidades. A decisão desburocratiza, deixa de trazer confusão, e agiliza a vacinação, o que mais precisamos agora", disse.

A própria frente parlamentar, segundo Michele Caputo, enviou ofício ao Ministério da Saúde e defendeu a proposta neste sentindo da secretária de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, e do prefeito Rafael Greca. "Já tínhamos esse entendimento na frente parlamentar, uma proposta encampada também pelos prefeitos da FNP", disse Michele Caputo

Em nota, a FNP adianta que estados e municípios vão poder adotar o critério de idade decrescente. A nova orientação foi aprovada nesta quinta-feira, 27, durante a 5ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), com gestores municipais, estaduais e federais de saúde.

Prefeitos debateram o pleito durante na reunião geral da FNP em 20 de maio. No mesmo dia, a entidade oficializou ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a defesa desse modelo como alternativa para acelerar o processo e garantir vacinação de forma universal e equitativa em todo o país, sem privilégios, injustiças e eventuais fraudes.

“Com a chegada de novas vacinas, vamos colocar esta proposta em prática e avançar na imunização da população contra a covid. Aguarde o novo calendário de vacinação”, disse o presidente Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju (SE), em seu perfil em uma rede social. De acordo com o que foi apresentado na CIT, cidades com pouca ou nenhuma demanda de vacinação de grupos mais vulneráveis já podem seguir a nova estratégia.

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???