CISNORPI oferta especialidade de Hematologia

 


O Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (CISNORPI) iniciou recentemente o atendimento na especialidade de hematologia. As consultas, que são através do Sistema Único de Saúde (SUS), estão acontecendo na sede da entidade aos sábados.

O Diretor do CISNORPI Antonioni Palhares explica que na região aproximadamente 271 pacientes desde 2015 esperavam atendimento. Desde 2020 até o presente momento haviam sido agendados somente 11 pacientes, sendo essas somente para crianças. 

 “É uma grande alegria em termos a médica Flávia Mantine atendendo. Esta medida irá auxiliar as pessoas que precisavam esperar uma vaga nos grandes centros para uma consulta. Agradeço a todos os funcionários que também se empenharam para esta conquista concretizar. Também ao nosso Presidente do CISNORPI, ao Secretário de Saúde Beto Preto e ao governador Carlos Massa Ratinho Júnior por auxiliar nesta conquista”, comenta Antonioni Palhares.

A Hematologia é a área da medicina que cuida das doenças relacionadas ao sangue e aos órgãos hematopoiéticos (medula óssea, gânglios e baço). O sangue é um tecido líquido que circula nas veias e artérias do corpo.

O Presidente do CISNORPI e prefeito de Jacarezinho Marcelo Palhares explica que na região nenhum município possui especialista nesta área e os pacientes agora terão um atendimento especializado através do CISNORPI. “Adultos e crianças que necessitavam deste atendimento precisavam ir para Curitiba quando conseguíamos vagas”, explica.



O Diretor do CISNORPI também explica que os pacientes são encaminhados através das Secretarias Municipais de Saúde. “Eles passam pelos médicos que quando observam a necessidade de consulta com o hematologista realizam o encaminhamento. Cada município realiza seu agendamento juntamente com o CISNORPI”, lembra.

Estado do Paraná tem como propósito a qualificação do atendimento ambulatorial eletivo, focada no fortalecimento da Regionalização para atender as necessidades de saúde da população o mais próximo de sua residência.

O Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro atende 22 municípios da região, sendo: Barra do Jacaré, Cambará, Carlópolis, Conselheiro Mairinck, Figueira, Guapirama, Ibaiti, Jaboti, Jacarezinho, Japira, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Pinhalão, Quatiguá, Ribeirão Claro, Salto do Itararé, Santana do Itararé, Santo Antônio da Platina, São José da Boa Vista, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz.

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas