Apucarana vai ampliar hortas solidárias



Mais três unidades básicas de saúde vão integrar o Programa Municipal de Hortas Solidárias. A inclusão das UBS’s Elayne Mazur (Jardim Interlagos), Osvaldo Damin (Vila Martins) e Emília Cretuchi (Parque Bela Vista) foi anunciada nesta sexta-feira (04/02) pelo prefeito Júnior da Femac durante visita à unidade-piloto do Espaço Empreender, localizada junto ao antigo IBC da Vila Nova.

TEM TELEGRAM? ENTRE EM NOSSO CANAL!!!


Os novos espaços do Projeto Acolher começam a ser estruturados nos próximos dias pela equipe gestora do programa e a implantação dos canteiros acontecerá de forma gradativa com envolvimento dos profissionais da própria UBS e usuários do sistema de saúde de cada localidade. “Mais do que a produção de alimentos saudáveis, este programa de hortas urbanas visa atender o ser humano, tornando-se ambientes de interação social, acolhimento, geração de renda e, sobretudo, promoção da saúde física e mental”, pontua o prefeito Júnior da Femac.

Desenvolvida em parceria pelas secretarias Municipais da Mulher e Assuntos da Família, da Assistência Social, da Agricultura e de Serviços Públicos, as hortas solidárias tiveram início a partir do “Espaço Empreender”, na Vila Nova. “Este local é o piloto deste projeto diferenciado, que deu tão certo que a área de plantio já foi ampliada de 1,8 mil metros quadrados para 2,4 mil metros quadrados”, destaca o prefeito, frisando que parte da expansão beneficia pessoas assistidas pela organização não governamental Projeto Renascer.

Além do Espaço Empreender, também contam com uma unidade de horta solidária

as UBSs Maria do Café (Jardim Ponta Grossa), – que foi a pioneira entre as unidades de saúde – , Vila Rural Nova Ucrânia, Bolivar Pavão (Jardim América) e Ruth Eugênio da Silva (Recanto Mundo Novo/ Núcleo Vale Verde), além dos Centros de Atendimento Psicossociais Infanto Juvenil (I) e Álcool e Drogas (AD), do Centro de Oficinas da Mulher (Jardim América), do Centro Social Urbano (Parque Bela Vista), da Casa Lar e do C.A.S.A. (Centro de Apoio Social ao Adolescente). “Esses projetos beneficiam diretamente dezenas de famílias carentes”, explica Maura Fernandes, coordenadora Municipal do programa.

Tudo que é produzido é comercializado pelas famílias, garantindo uma fonte de geração de renda. “A venda é feita de porta em porta pelos próprios produtores, mas muitos clientes hoje já comparecem diretamente nas hortas”, assinala a coordenadora do programa.

Além da área para plantio, as famílias recebem da prefeitura toda assessoria técnica para a produção. “A adubagem dos canteiros é feita com ajuda da Secretaria da Agricultura, que cede os insumos. Também plantamos flores em todas as hortas, atraindo as abelhas que promovem a polinização. Não usamos nenhum tipo de aditivo ou pesticida. Tudo é 100% natural”, afirmou Maura Fernandes, coordenadora da iniciativa municipal.

Entre as verduras e legumes produzidos nas hortas solidárias estão rúcula, alface de três qualidades (roxa, mimosa e americana), almeirão, repolho, pimentas, couve, salsinha, cebolinha, brócolis, tomate cereja, quiabo e chuchu. “Em alguns locais também a canteiros com ervas aromáticas e medicinais”, revela Maura.

O secretário Municipal de Saúde, Emídio Bachiega, afirma que a expansão do projeto para mais três unidades básicas de saúde é prova de que o projeto tem atingido seus objetivos. “Além de todos os benefícios sociais, com destaque à geração de renda, as hortas solidárias contribuem de forma terapêutica para uma melhor qualidade de vida das pessoas envolvidas no que tange a saúde física e mental”, pontua o secretário.

As famílias que participam do programa passam por capacitação. “Todos os envolvidos nas hortas solidárias recebem capacitação na perspectiva do Programa de Economia Solidária e Protagonismo Feminino, que já beneficiou cerca de mil mulheres desde o seu início, gerando trabalho e renda em diversos segmentos”, esclarece Denise Canesin, secretária da Mulher e Assuntos da Família de Apucarana.


FONTE: PREFEITURA DE APUCARANA

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???