ARTIGO DO EVERTON: EDUCAÇÃO - Tem gente que ainda não entendeu



Tem gente que ainda não entendeu o tamanho do prejuízo destes números. 

Vou tentar mostrar rapidinho.

Imagine que no Brasil, todos os anos, tenhamos em torno de 26.000.000 de MATRÍCULAS na 1a Série do Ensino Fundamental. *Estima-se que METADE destes alunos não irá terminar o Ensino Médio*.

Sem contar que em torno de 29% da população brasileira (em torno de 60.000.000 de brasileiros) é de *ANALFABETOS FUNCIONAIS*, indivíduos que, embora saibam reconhecer letras e números, são incapazes de compreender textos simples, bem como realizar operações matemáticas mais elaboradas.

Lembra da célebre afirmação *QUEM NÃO COLA, NÃO SAI DA ESCOLA*? Então, alguns destes que colaram e que NUNCA LERAM UM LIVRO, vão para as Universidades. O resultado da baixa qualidade Profissional e da falta de comprimento dos nossos "profissionais" não vem do acaso.

Ou seja, 

dificilmente irão conseguir um EMPREGO e, como solução, irão trabalhar na INFORMALIDADE, ou VIVER exclusivamente de BENEFÍCIOS ASSISTENCIAIS DO GOVERNO.

Alguns CURSOS TÉCNICOS exigem a CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO para a matrícula, ou seja, nem estes cursos conseguirão fazer. A APRENDIZAGEM de Adolescentes segue estas mesmas exigências.

Onde está o maior problema? Bem, a IMENSA MAIORIA vai para o *CADASTRO ÚNICO da ASSISTÊNCIA SOCIAL* atrás do Bolsa Gás, do Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família) e de todos os Benefícios da Assistência Social. 

Mas você deve estar pensando: "eu não dependo da Assistência Social, então, DANE-SE!" Lamento informar que você e eu ALIMENTAMOS a SEGURIDADE SOCIAL (Assistência Social, Previdência Social e SUS) com o pagamento de TRIBUTOS (IMPOSTOS).

MORAL DA HISTÓRIA: quanto mais gente analfabeta e DESPREPARADA para o MERCADO de TRABALHO, mais nós vamos ter que pagar. Além disso, muitos deles irão para a INFORMALIDADE, não recolherão IMPOSTO DE RENDA, por exemplo, e terão as nossas casas como LABORATÓRIOS do seu trabalho. São mais de 40.000.000 de brasileiros no AUXÍLIO BRASIL (Bolsa Família)...

Qual a SOLUÇÃO? 1) ENTENDERMOS como funciona a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), os Planos Nacional, Estadual e Municipal de Educação, 

2) PAIS participarem do CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO assim como da rotina das Escolas e entender como será a AVALIAÇÃO do IDEB, que mostrará os índices de LEITURA E MATEMÁTICA, por exemplo;

3) temos que ESTIMULAR O HÁBITO DA LEITURA, já que praticamente METADE DOS BRASILEIROS NUNCA leu um livro.

Se você acredita que basta mudar o PRESIDENTE DA REPÚBLICA que a educação vai melhorar, definitivamente você não entendeu. A EDUCAÇÃO INFANTIL e o ENSINO FUNDAMENTAL anos iniciais, são de competência dos MUNICÍPIOS. A BNCC foi amplamente discutida em todo o Brasil! Os PLANOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO são votados nas Assembleias Legislativas e nas Câmaras Municipais, ou seja, o PRESIDENTE DA REPÚBLICA não tem como mexer nisso. 

Se você não leu até aqui, se não teve paciência, é mais uma demonstração da nossa CORRESPONSABILIDADE E CONIVÊNCIA com tudo isso. Nada acontece por acaso e A CULPA NÃO É EXCLUSIVA DO GOVERNO, já que muita gente NÃO TEM TEMPO nem para ir na reunião da Escola dos filhos....

*Everton Marcelino*

Subtenente do Exército,

Professor,

Ex-Deputado Estadual,

Cidadão,

Pai e eterno ALUNO


INSTA: @subtenente_everton

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???