Prefeito Celso Góes entrega moradias para famílias participantes do Programa Vida Digna



Neste sábado (12), a espera de 36 famílias de operadores ecológicos, que aguardavam por um novo lar, terminou. Em um trabalho conjunto entre as secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, Habitação e Meio Ambiente, foi realizada a entrega das unidades habitacionais do Programa Vida Digna. O prefeito Celso Góes participou da cerimônia e enfatizou a transformação social proporcionada pelo programa.

 

“Fico muito feliz em ver esse projeto se concretizando, sei que isso está mudando e irá mudar ainda mais a vida dessas famílias. O que eu mais desejo é que agora tendo um lugar para chamar de lar, vocês tenham uma vida digna, criem as suas famílias aqui com muita felicidade, com muita educação, com muita saúde, mas também com muito trabalho. Eu tenho certeza absoluta que essa nova cooperativa que está sendo idealizada junto com vocês, vai dar certo, vocês vão aumentar e muito a renda da família de vocês”, destacou o Prefeito Celso Góes. 

 

As famílias beneficiadas viviam em áreas de risco no Jardim das Américas, São Miguel e Xarquinho, e possuem como principal fonte de renda a coleta de materiais recicláveis. A seleção dos participantes foi feita através da análise do banco de dados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). 


 


“A moradia garante às famílias a certeza de um domicílio e elas terão mais condições de exercer um papel digno na sociedade. Continuamos trabalhando para possibilitar a população guarapuavana uma vida digna. Ver hoje aquela família que retiramos do meio de um barraco alagado recebendo a sua casa não tem preço”, salientou a secretária de Assistência Social, Rosângela dos Santos Virmond.  


ALÉM DA MORADIA 

No programa, todos os membros participam  de ações das secretarias e de cursos onde aprendem outra profissão, tendo novas possibilidades de trabalho e renda, enquanto fazem a coleta seletiva. A coletora Eliane de Fátima Ferreira, de 32 anos, que morava em uma área irregular atingida por alagamentos, comemorou a conquista.  

 

“Nosso sonho está se realizando hoje, todo aquele medo quando começava a chover vai acabar, estamos muito felizes, vamos ter um lugar para chamar de nosso e agora posso dizer que minha família tem uma vida digna”, comemorou a moradora.   

 

“Não existe maior alegria pra gente que está na vida pública que ver um momento como esse da entrega da casa própria às pessoas que precisam morar com dignidade”, destacou a deputada Estadual, Cristina Silvestri.

 

PROJETO 

Além de contar com as moradias das 36 famílias, a área com 40 mil metros quadrados tem infraestrutura completa com asfalto, meio fio,  sinalização vertical e horizontal, rede de drenagem, iluminação de LED,  água, rede de esgoto e área de lazer. 

 

“Esse programa está numa área nobre da nossa cidade, é alta, seca, sem risco nenhum de alagamento e com toda a infraestrutura necessária para essas famílias. Além dessas moradias entregues hoje, o nosso Prefeito anunciou que ele vai dar continuidade no projeto, nós temos mais cem lotes nesse local”, enfatizou o secretário de Habitação, Fernando Damiani.

 

“O prefeito Celso teve a disposição de que mais famílias sejam alcançadas por esse programa, e posso afirmar que é um programa referência para o Paraná e para o Brasil. Eu não conheço outro programa que tenha esse viés”, disse o ex-prefeito, Cesar Filho.

 

A SURG foi a responsável pelas obras de infraestrutura do local. Durante a entrega, o presidente da companhia afirmou que o projeto se tornou referência para outras ações públicas. “É um projeto que eu tenho certeza que vai subir o patamar das obras que são feitas em Guarapuava e a população nunca vai aceitar menos do que isso”, complementou o presidente da Surg, Halmuth Brandtner.

 

ENTREGA DE VEÍCULOS

Durante a cerimônia, foram entregues 4 veículos para as equipes do CRAS e da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), sendo:

 

Uma Van – Adquirida com recursos do Programa Aprimora CRAS, do Governo do Estado 

 

Uma Caminhonete L-200 – Adquirida com recursos do Bolsa Família, que irá atender os CRAS e CREAS em locais de difícil acesso. 

 

Um Carro – Adquirido com recursos do Programa Equipagem, indicado pelo ex-senador Roberto Requião, que atenderá o Conselho Tutelar – Polo 2 e,

 

Uma Van  – Adquirida através de emenda parlamentar do Deputado Rubens Bueno, que foi destinada a APAE, por meio de comodato entre o município com a entidade.  

 

Estiveram presentes secretários e secretárias municipais, vereadores e vereadoras, o ex-prefeito Cesar Silvestri Filho, a Deputada Estadual Cristina Silvestri, Neto Rauen representando o Deputado Federal Rubens Bueno, além de autoridades civis.



FONTE: PREFEITURA DE GUARAPUAVA

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???