O dia do "sim" para mais de uma centena de casais em Cascavel



Um momento para ficar marcado na memória de cerca de 150 casais. Vestido à caráter ou não, eles compareceram ao casamento coletivo 2022, realizado na tarde de sábado (30) no auditório da Unipar.

O casamento coletivo fechou os três dias do programa Justiça no bairro, realizado em Cascavel em parceria que envolveu o Município de Cascavel, por meio da Secretaria de Assistência Social, Tribunal de Justiça do Paraná, Sesc e a Unipar.

“É maravilhoso estarmos juntos, participar e testemunhar um evento como este, onde reunimos quase 300 pessoas. O casamento coletivo é a oportunidade de pessoas que vivem juntas há muito tempo regularizarem sua união. É muito prazeroso a gente poder testemunhar um momento como este, com estes grandes parceiros, que unidos proporcionam a estas pessoas um momento simples, mas de uma grande profundidade emocional. É a vitória do amor”, disse emocionado o prefeito Leonaldo Paranhos, que participou da cerimônia e encerramento do programa, junto com o vice-prefeito Renato Silva, o secretário Hudson Moreschi Júnior (Assistência Social), a desembargadora Joeci Machado Camargo, o diretor do campus da Unipar em cascavel, Gelson Ueker e o gerente executivo do Sesc Cascavel, Luiz Alberto Langoski. 

“Fechamos este importante evento de cidadania, permitindo resolver as pendências judicias que as pessoas possuíam. Estamos finalizando com o casamento coletivo que é um momento importante para os casais. Assim, encerramos o programa Justiça no Bairro deste ano, com muito sucesso”, comemorou o secretário Hudson Moreschi Júnior.

Para os noivos, este momento, embora coletivo, foi único, devido a grande expectativa, nervosismo e alegria por estarem realizando um sonho em comum. A Camila Remor vive junto do esposo há sete anos e aproveitou a oportunidade para oficializar a união. “Agora já temos a Maria Eduarda, nossa filha, então este foi o momento certo para casar”. O, agora marido da Camila, Eduardo Bonato, estava nervoso. Mãos trêmulas, mas feliz por estar realizando um sonho de vida. “O casamento é muito importante, é uma fase importante na vida dos casais. Nós estamos casando para podermos tomar a Santa Ceia e o casamento é uma das coisas mais importantes que aconteceram na nossa vida”, disse.

A desembargadora Joeci Camargo destacou a alegria estampada no rosto dos casais. “Eu percebi que esta não foi uma cerimônia coletiva, mas uma cerimônia que trouxe uma unidade entre cada um dos participantes, Nós preparamos este espaço para eles, tudo feito com muito carinho, e com um único propósito, converter o sonho em realidade”.

 

Justiça no bairro

Sobre o programa que durante três dias atendeu milhares de pessoas com serviços, como jurídicos nas áreas cível (curatela), família (divórcio, alimentos, guarda, regulamentação de visitas, reconhecimento e/ou averiguação de paternidade/maternidade, reconhecimento e dissolução de união estável, entre outros) e registros públicos (retificação de registro civil) a confecção de Carteira de Identidade (RG) para maiores de 2 anos, a desembargadora destacou que este foi um trabalho extraordinário. “Depois de dois anos sem sua realização devido a pandemia, o que mais me deixa feliz é que quando anunciamos que vamos fazer o Justiça no Bairro, aspessoas vêm, pois sabem que estamos aqui para ajudá-las e as parceria firmadas garantem a realização dos atendimentos a quem realmente precisa”.

O diretor-geral da Unipar, Gelson Luiz Uecker, destacou a importância do programa, não apenas para a população, mas também para os estudantes que puderam colocar em prática seus conhecimentos. “Para nós foi muito importante participar de um programa de tamanha importância para a comunidade. Quantos casos há anos pendentes na Justiça foram solucionados com o acompanhamento jurídico realizado. Nós podemos participar, atender a comunidade e ao mesmo tempo oferecer ao nosso aluno, colocação a teoria na prática”.

O gerente executivo do Sesc Cascavel, Luiz Alberto Langoski, falou da parceria e destacou a importância do projeto. “Com esta ação, a gente pode oportunizar o resgate da cidadania das pessoas. E o Sistema Fecomércio, que é sempre atuante nas áreas sociais, não poderia ficar de fora deste objetivo de proporcionar maior qualidade de vida às pessoas. Esta somatória de esforços com várias instituições é extremamente importante”, enfatizou.


TEXTO: Prefeitura de Cascavel

Fotos: Silvia Soluszynski/Secom

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???