Exemplo para o mundo, SUS salva vidas no Brasil, diz Michele Caputo



O deputado estadual Michele Caputo (PSDB) disse neste sábado, 30, que o SUS demonstrou mais uma vez sua tamanha importância para a saúde dos brasileiros que foram atendidos nos hospitais e unidades de saúde durante a pandemia nos últimos dois anos. "O SUS salva vidas há muito tempo. É o maior sistema de saúde pública no mundo que promove aquilo que chamamos de justiça social porque atende, de forma indistinta, a todos. Teríamos um colapso nas nossas vidas se não fosse o SUS, um exemplo sem precedentes no mundo inteiro no tratamento da covid".


"Eu trabalho há 37 anos no serviço público de saúde nos três níveis de governo - estadual, federal e municipal - e acompanho o SUS desde a sua criação. A minha experiência se ampliou nos últimos 11 anos na Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba e na Secretaria Estadual de Saúde. O SUS carece de mais recursos e investimentos? Sim, podem ser ampliados, mas o fundamental é uma boa gestão e a valorização de ações e programas deste sistema que é universal", completou Michele Caputo.


Para o deputado, o Brasil se diferenciou do resto do mundo no enfrentamento da pandemia devido ao SUS que hoje, felizmente, tem o reconhecimento público. "Na área de imunização, o SUS demonstrou sua capilaridade com mais de três mil salas de vacinas. O Brasil deu exemplo para o mundo. Tivemos muitos momentos críticos que faltou inclusive UTI, mas mesmo assim o Paraná mostrou que seu sistema de saúde é muito robusto e foram abertos muitos leitos nos hospitais regionais, municipais e conveniados". 


A vacina aliado ao suporte na criação de novos leitos nos hospitais fizeram a grande diferença nas cidades paranaenses. É na cidade, segundo o deputado, que o SUS tem seu papel mais representativo e importante. "É o município que tem que atender os usuários, dar as respostas no menor tempo possível e prestar um serviço eficaz e com qualidade. É por isso que tão importante quanto os recursos é fazer uma boa gestão, garantindo a confiança da população na saúde pública".


Exemplos - Michele Caputo diz ainda que a defesa do SUS é a principal pauta do seu mandato na Assembleia Legislativa e que tem na sua gestão na saúde pública estadual vários projetos e programas que devem se tornar políticas públicas para não depender da vontade e das prioridades elencadas por um governo.


Um exemplo citado por Michele Caputo é a lei estadual 20.762/2021, de autoria do deputado, que traz segurança jurídica aos hospitais que atendem pelo SUS. A lei se baseou no Programa HospSUS, criado há 10 anos, que tornou perene os repasses estaduais aos hospitais filantrópicos e santas casas, garantindo acesso e melhorias significativas na qualidade de atendimento aos usuários.


"Pelo SUS, o Paraná saiu no nono colocado em transplante de órgãos para o primeiro lugar, implantamos o transporte aéreo médico, construímos, ampliamos e reformamos unidades de saúde e hospitais, capacitamos profissionais, fizemos mutirões de cirurgia de cataratas e um número de programas e projetos. Uma boa gestão, com uma equipe de trabalho qualificada, faz muita diferença", completou.


FONTE: ASSESSORIA

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???