Equipes de Pinhais já atenderam 146 casos de violência psicológica sofridos por mulheres no 1º semestre

 

A Prefeitura de Pinhais, por meio do Centro de Referência Maria da Penha (CRMP) da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), promoveu na última semana um evento em comemoração aos 17 anos da Lei Maria da Penha e dois anos da inauguração do CRMP no município. O equipamento público atende mulheres de Pinhais por meio de uma equipe feminina multidisciplinar, oferecendo serviço psicossocial, socioassistencial e jurídico. 

A atividade teve como objetivo capacitar os servidores municipais sobre o tema, e contou com a participação da prefeita de Pinhais, Rosa Maria, das secretárias de Assistência Social, Rosangela Batista, de Saúde, Adriane Carvalho, e de Educação, Andrea Franceschini; a chefe de gabinete da secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná, Leandre dal Ponte, Aline Betenheuser, a coordenadora estadual de Enfrentamento às Violências Contra a Mulher; e os vereadores Fabrício Sousa, Fernando Santos e Jane Carteira.


As servidoras do CRMP apresentaram números do atendimento realizado no município desde a implementação do serviço, em 2022. Chamam a atenção, os casos de violência psicológica registrados no 1º semestre de 2023. Com 146 ocorrências no período, esse foi o tipo de violência mais frequente entre os registros. Inaugurado no dia 7 de agosto do ano passado, o Centro de Referência já atendeu 4.529 mulheres, cidadãs pinhaenses. Além da agressão psicológica, outras formas de violência previstas na Lei Maria da Penha são: física, patrimonial, sexual e moral.

A secretária de Assistência Social, Rosangela Batista, ressaltou a importância do atendimento exclusivo às mulheres, feito por mulheres: “Um equipamento apropriado para mulher, que atende toda e qualquer violência. É aconchegante e acolhedor; traz uma força que a mulher precisa para quebrar esse ciclo. Um ciclo que não é fácil sair, emocionalmente grave, e muitas vezes compromete os filhos.”


A prefeita Rosa Maria exaltou a iniciativa, e reafirmou o compromisso da prefeitura em fortalecer os serviços de atendimento à mulher. “Uma mulher que tem independência, não se submete à violência do seu companheiro, ou de diversas outras situações. Para nós, é motivo de muita alegria, estarmos aqui com servidores, com a comunidade, com representantes de diversas instituições. O trabalho exige muito de nós, e precisamos fazer. Nós estamos prontos e prontas para esse enfrentamento.”

Por meio de inscrição, 110 servidores puderam participar da capacitação, com direito a certificado, das Secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação, Procuradoria, Segurança e Trânsito, Governo, Planejamento, Finanças e Orçamento, Cultura, Esporte e Lazer e Urbanismo. Além da apresentação das equipes do CRMP, o evento teve contação de história e palestras com Larissa Mosko Hack Bornancin, do Grupo Batom e Lígia Cardieri, coordenadora da Rede Feminista de Saúde (RFS).



FONTE: PREFEITURA DE PINHAIS

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???