Professores e funcionários das escolas da rede estadual de ensino 
terão seis dias destinados exclusivamente para estudo e planejamento 
divididos em três períodos, nos quais os servidores terão mais tempo 
para atualização e preparação de ações para o ano letivo.
O primeiro momento acontece nos dias 11, 12 e 13. Já o segundo 
encontro irá acontecer no retorno do recesso de julho, nos dias 25 e 26.
 Em outubro, o primeiro sábado do mês também será dedicado a essas 
atividades.
A mudança no calendário e a ampliação do período para estudo e 
planejamento atende a uma demanda dos professores e funcionários. “O 
objetivo dos dias de Estudo e Planejamento é propor coletivamente a 
implementação de ações que impactem na melhoria da aprendizagem”, 
explicou o superintendente da Educação, Raph Gomes Alves. Segundo ele, 
possibilitar essa troca de experiências e a elaboração de planos de ação
 é fundamental para aprimorar a aprendizagem.
ATIVIDADES – O cronograma foi elaborado pela Secretaria de Estado da 
Educação para ampliar o tempo destinado à preparação dos profissionais e
 garantir a continuidade do projeto de aprendizado definido no início do
 ano letivo.
Dando sequência aos estudos iniciados na formação dos diretores, 
realizada em janeiro, a ideia é que os professores se debrucem sobre os 
dados do Ideb (indicador da qualidade da educação básica no Brasil) e 
estabeleçam metas e planos de ação, visando aprimorar o processo de 
aprendizagem.
CRONOGRAMA - A Secretaria da Educação elaborou materiais para 
subsidiar o desenvolvimento dessas atividades. No primeiro dia, os 
professores vão trabalhar as questões relacionadas à avaliação e 
resultados obtidos por suas escolas.
No segundo dia, receberão materiais diferenciados: primeiro sobre 
Gestão de Sala de Aula e Liderança no processo educativo e depois sobre 
organização interna e tecnologia e inovação, material esse que poderá 
ser utilizado conforme opção da escola.
O terceiro dia será destinado à elaboração do planejamento das aulas,
 começando pela primeira quinzena de aulas, a partir do Plano de Ação e 
das metas estabelecidas no primeiro dia. A proposta é que durante a 
primeira quinzena os professores façam um nivelamento da aprendizagem 
dos alunos, de modo a identificar as fragilidades dos estudantes e 
elaborar ações didáticas de superação.
De acordo com o superintendente da Educação, o objetivo dessas 
atividades é ajudar os professores a analisar os indicadores 
educacionais, levantando hipóteses sobre as causas das dificuldades e 
fragilidades dos estudantes.
FONTE: Agência de Notícias
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