Edital do concurso com 641 vagas para a Secretaria da Saúde será publicado em janeiro

 


O Governo do Estado vai promover em 2026 um novo concurso público para a Secretaria de Estado da Saúde. Serão 641 vagas para cargos de nível técnico e superior. A banca contratada é a Fundação FAFIPA, de Paranavaí, e o edital detalhando locais das provas, datas das inscrições, entre outros detalhes, deve ser publicado até o fim de janeiro.
Entre as 641 vagas, 325 delas são para Promotor de Saúde Profissional, que envolve as seguintes profissões: administrador, analista de sistemas, arquiteto, assistente social, biólogo, biomédico, contador, economista, enfermeiro, engenheiro agrônomo, engenheiro civil, engenheiro eletricista, engenheiro mecânico, farmacêutico, físico, fisioterapeuta, médico, médico hematologista, médico do trabalho, médico psiquiatra, médico veterinário, nutricionista, psicólogo e odontólogo.
As outras 316 vagas são distribuídas entre técnico de enfermagem, técnico de laboratório e técnico de segurança do trabalho.
O concurso é o primeiro para o Quadro da Saúde desde 2016. “São profissionais que vão vir para colaborar e atender a nossa população. Teremos um reforço bastante importante no quadro profissional”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
“Estamos valorizando a administração eficiente do Estado do Paraná na área de saúde trazendo esses novos profissionais para o quadro de servidores, deixando o serviço público do Paraná cada vez mais preparado”, complementou o secretário da Administração e da Previdência, Luizão Goulart.
Nos últimos meses a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) também publicou uma série de resoluções que oficializaram 4,5 mil promoções e progressões dos servidores do Quadro Próprio da Saúde (QPSS). Até o fim do ano outros 400 servidores devem ser contemplados. O investimento vai atingir R$ 52 milhões em 2025.



FONTE: AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Paraná leva 130 atletas para a Paralimpíada Escolar Brasileira



A delegação paranaense com 130 atletas desembarcou em São Paulo nesta segunda-feira (17) para disputar a fase nacional da Paralimpíada Escolar Brasileira, maior evento esportivo do País destinado a crianças e jovens com deficiência. Neste ano, o Estado estará presente em sete modalidades: Atletismo, Basquete 3x3 em Cadeira de Rodas, Bocha, Badminton, Tênis em Cadeira de Rodas, Tênis de Mesa e Natação.
A competição, promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), reunirá mais de 2 mil atletas de todas as unidades federativas e segue até  28 de novembro no Centro Paralímpico Brasileiro. O Paraná participa também com fisioterapeutas, técnicos, acompanhantes e equipe de apoio, garantindo suporte completo para o desempenho dos competidores. 
Segundo o coordenador da delegação, Richard Martins, a expectativa é conquistar várias medalhas. Em 2024 o Paraná ficou na 12ª colocação. “Essa é uma oportunidade para que os jovens participem desta fase nacional e desenvolvam ainda mais as suas habilidades”, destacou.
O Paraná também marcou presença no cerimonial oficial de abertura. A atleta Laura Motta, do Tênis em Cadeira de Rodas e representante de São José dos Pinhais, foi escolhida como porta-bandeira do Estado, conduzindo a bandeira paranaense ao lado de sua mãe, Daiane.
As competições envolvendo os paranaenses começam na quarta-feira (19), com o início dos confrontos nas modalidades de Atletismo, Basquete 3x3 em Cadeira de Rodas e Tênis em Cadeira de Rodas, abrindo o primeiro bloco de disputas.
A participação do Estado reforça o compromisso do Governo do Paraná com o desenvolvimento esportivo, a inclusão e a valorização de jovens atletas de todas as regiões.

FONTE: AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Foto: Romulo Carlos / SEES-PR

Núcleo de Educação explica que CEEBJA só será mudado de lugar

 

Muitas informações chegaram até o Blog do Marcos Júnior sobre o fechamento do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEEBJA) em Wenceslau Braz. Alguns vídeos e informações chegaram até a reportagem sobre a situação.

 Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI

Em conversa com o Chefe do Núcleo Regional de Educação de Wenceslau Braz, Joaquim Gabriel Faustinoni, explica que devido a necessidade de garantir condições para o processo e ensino e aprendizagem os alunos do CEEBJA passarão a ser atendidos no Colégio Estadual Doutor Sebastião Paraná.

Segundo Joaquim Faustinoni o estabelecimento de ensino apresenta estrutura física mais ampla e adequada, oferecendo melhor localização, acessibilidade e ambiente pedagógico favorável ao desenvolvimento integral dos estudantes.

“Destacamos que o presente processo se refere exclusivamente à alteração do local de atendimento e nomenclatura, mantendo-se a continuidade do serviço educacional e assegurando o direito constitucional à educação”, comenta o Chefe do Núcleo Regional de Educação de Wenceslau Braz.


FOTO: DIVULGAÇÃO DA INTERNET

Novo atrativo: Foz do Iguaçu ganha um dos maiores aquários da América do Sul

 

A cidade de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, ganhou um novo atrativo turístico que tem tudo a ver com a importância e a opulência de seus rios. O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta quinta-feira (13) da inauguração do AquaFoz, um dos maiores aquários da América do Sul, que abriga milhares de animais aquáticos, de centenas de espécies diferentes.

Com estrutura de concreto equivalente a um prédio de 20 andares, o empreendimento exigiu alta complexidade técnica e ambiental em sua construção. Ele conta com tanques com até 6 metros de altura, o segundo maior tanque oceânico do Brasil, com 2 milhões de litros d’água, acrílicos de 5 metros de altura e 19 centímetros de espessura, pesando 13 toneladas cada, e reservatórios subterrâneos com 1,27 milhão de litros de água (doce, salgada e de reúso).

O aquário abriga um plantel de aproximadamente 300 espécies e cerca de 10 mil animais, incluindo o surubim-do-Iguaçu, espécie criticamente ameaçada e exclusiva do rio, além de tubarões, raias e o dourado, escolhido como mascote do projeto.

O governador afirmou que o AquaFoz chega em um momento especial para Foz do Iguaçu, consolidando ainda mais a cidade como referência mundial em turismo. “É um motivo de muita alegria, porque Foz vive um momento fantástico no turismo, que é a grande vocação dessa cidade, não só para turistas do Brasil, mas de todo o mundo. Estamos recebendo grandes investimentos em hotelaria e agora esse aquário, inspirado no do Rio de Janeiro e seguindo padrões internacionais, chega como mais um importante atrativo turístico”, destacou.

Ratinho Junior lembrou que o Estado tem trabalhado de forma integrada para fortalecer o setor. “Recentemente tivemos a homologação da ampliação da pista do Aeroporto de Foz do Iguaçu e estamos em conversas para novas rotas internacionais e intercontinentais. Mas, acima de tudo, o AquaFoz representa geração de emprego e renda, faz com que o turista permaneça mais tempo na cidade, consuma no comércio e movimente o setor hoteleiro”, afirmou.

Ele também mencionou outros projetos estratégicos em andamento. “O aquário se soma a uma série de investimentos, como o Centre Pompidou Paraná, cujo projeto será concluído agora em novembro, para que logo em seguida possamos iniciar a licitação e transformar esse grande complexo em mais um presente para Foz e para todos os paranaenses”, completou o governador.



FONTE: ASSESSORIA

Quatiguá conquista mais um veículo para fortalecer a gestão municipal

A administração da prefeita Izilda Rodrigues celebra mais um importante avanço para o município: a aquisição de uma nova caminhonete Amarok, que reforçará o trabalho das secretarias e ampliará a capacidade operacional da gestão pública.

Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI

A conquista foi possível graças ao apoio do Secretário Estadual de Saúde e Deputado Federal Beto Preto, reconhecido pelo compromisso com os municípios e pelo incentivo a melhorias estruturais que beneficiam diretamente a população.
Na foto oficial do momento, a prefeita Izilda Rodrigues aparece ao lado do Secretário Municipal de Relações Institucionais Esmael de Cravalho, comemorando juntos mais este resultado positivo para Quatiguá. A nova aquisição representa eficiência, parceria e compromisso com o desenvolvimento da cidade.

FONTE: ASSESSORIA

Nova psicóloga reforça equipe da Secretaria de Assistência Social de Assaí


A Prefeitura de Assaí segue fortalecendo as políticas públicas de cuidado e acolhimento à população. Nesta quarta-feira (12), foi oficializada a posse da nova psicóloga Giovana Melo Monteverde, aprovada no concurso público municipal, que passa a integrar a equipe do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

A assinatura do termo de posse contou com a presença do Secretário de Administração e Recursos Humanos, Cláudio Prudêncio, e da Secretária de Assistência Social, Vera Lúcia Lourenço.
A secretária Vera destacou a importância da nova contratação “A chegada da Giovana representa um grande reforço para nossa equipe e para os serviços prestados à comunidade. Agradeço ao Prefeito Tuti Bomtempo pelo olhar sensível e pela prioridade em fortalecer a área social. Estamos sempre buscando aprimorar o atendimento às famílias que mais precisam, com uma equipe comprometida e preparada.”

Programação do Novembro Azul tem palestra com médico platinense

 

Na manhã desta quarta-feira (12), na Casa Platinense de Cultura “Antônio Gomes de Freitas” aconteceu palestra ministrada pelo conceituado médico urologista Vitor Lúcio Ross Fabiani, dentro da programação do Novembro Azul, campanha dedicada à saúde do homem.

Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI

O evento, realizado sob o slogan “Todos pela Vida”, foi promovido pelas Secretarias Municipais de Governo e de Saúde e contou com a presença do prefeito Gil Martins, da vice-prefeita e secretária de Assistência Social Terezinha Maiorky, e da diretora do Departamento Municipal de Saúde, Camila Scatena. A atividade começou às 8h30 e teve duração de cerca de uma hora, com palestra e espaço para perguntas do público – formado majoritariamente por servidores municipais.


Antes de iniciar sua fala, o médico concedeu entrevista à Assessoria de Comunicação da Prefeitura. “Achei maravilhoso ter recebido o convite para este momento, porque normalmente os homens são um pouco desligados, priorizando o trabalho e o lazer, deixando a saúde em último plano”, comentou. Ele destacou ainda que “é comum o paciente dizer que veio fazer o exame anual da próstata, mas, quando perguntamos a última vez, descobrimos que foi há seis anos”.


Durante sua apresentação, Vitor Fabiani abordou principalmente o câncer de próstata, mas colocou-se à disposição da Prefeitura para futuras palestras sobre fertilidade, doenças sexualmente transmissíveis e impotência sexual. “Os homens precisam se preocupar mais com a saúde. A prevenção é essencial”, afirmou.


Atendendo em Santo Antônio da Platina desde 1992, o médico recordou que, no início de sua carreira na cidade, “a cada dez homens atendidos, apenas quatro aceitavam fazer o exame de toque”. Hoje, segundo ele, “muitos já procuram o consultório especificamente para realizar o exame, que tem custo acessível e índice de acerto de cerca de 85%”.


Fabiani lembrou que “na década de 1980, com o surgimento do exame de Antígeno Prostático Específico (PSA), os urologistas ficaram entusiasmados e os homens passaram a fazer o exame a partir dos 40 anos. O PSA é o divisor de águas no diagnóstico do câncer de próstata”.


O PSA é um exame de sangue usado no rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de monitorar outras condições, como a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB).


Em sua fala, o médico orientou que homens negros ou com histórico familiar da doença devem iniciar os exames aos 45 anos, enquanto os demais devem começar por volta dos 50. “O câncer de próstata não dá sinais nem sintomas. Por isso, o exame é indispensável”, reforçou.


Esclarecimentos e orientações


Durante o bate-papo – como o próprio médico definiu sua participação – Fabiani explicou que o envelhecimento é o principal fator de risco para a HPB, uma condição natural em que a glândula aumenta de tamanho, sem se tratar de câncer. “Nesses casos, a próstata cresce e pode prender a urina. Já o câncer surge na periferia da glândula. Se não diagnosticado, pode crescer para fora e causar metástase. Por isso o exame é tão importante”, alertou.


Formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 1973, o médico iniciou seu contato com a urologia ainda na graduação, no Hospital das Clínicas de São Paulo, acompanhando em seguida cirurgias e aulas práticas na UEL. Natural de Jacarezinho e criado em Ribeirão Claro, Fabiani atua a 52 anos na medicina. Também recebeu recentemente o título de Cidadão Honorário de Santo Antônio da Platina.


Depois de formado, ainda atuou por uma década no agronegócio em Mato Grosso do Sul, mas decidiu retornar à profissão médica. “Vi que não sei mexer com terra e voltei. A medicina, para quem gosta, é apaixonante”, declarou.

Curi faz prestação de contas em Campo Mourão com presença de lideranças regionais

 

O deputado Alexandre Curi (PSD) realizou na noite de sexta-feira (14) um encontro de prestação de contas em Campo Mourão, reunindo mais de 500 lideranças políticas, empresariais e representantes de organizações sociais da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam) e do Noroeste do Estado. Esta foi a 11ª reunião promovida pelo parlamentar em 2025.

“Estamos fazendo aquilo que a população espera do seu representante: prestar contas. É conversando com a sociedade sobre soluções, realizações e demandas que planejamos o que cada região e o Paraná vão precisar no futuro”, afirmou Curi. Além de Campo Mourão, encontros semelhantes foram realizados em Francisco Beltrão, Colombo, Campo Largo, Matinhos, Santo Antônio da Platina, Londrina, Maringá, Umuarama, Ivaiporã e São José dos Pinhais.

Ao agradecer o prefeito Douglas Fabrício e demais lideranças políticas, Curi reforçou sua trajetória municipalista e disse que ao longo de seis mandatos como deputado conheceu as 399 cidades do Estado e a vocação de cada região. Destacou ainda o papel da Assembleia Legislativa como “protagonista da transformação e do desenvolvimento do Paraná ao lado do governador Carlos Massa Ratinho Junior”.

Segundo o deputado, o diálogo constante com prefeitos, vereadores e a sociedade tem sido essencial para projetar um Paraná ainda mais desenvolvido. Ele ressaltou que a harmonia entre os poderes e a boa relação entre governo e municípios garantiu avanços históricos e defendeu a continuidade da atual linha de gestão. “A próxima administração estadual precisa manter o municipalismo, preservar a paz política e fortalecer a interação com as cidades”, afirmou.

Durante o encontro, Curi citou investimentos em infraestrutura urbana e rural, além de obras estratégicas para a região, como a modernização da PR-466, que liga Guarapuava a Campo Mourão. “É uma obra estruturante pela qual lutamos muito. Hoje está em execução e vai facilitar a integração entre regiões importantes, com duplicação e terceiras faixas que ampliam a segurança e a capacidade de tráfego”, disse. “Estamos tirando do papel obras aguardadas há mais de 30 anos.”

Tornado – O deputado também agradeceu o apoio dos parlamentares estaduais nas medidas emergenciais para reconstrução de Rio Bonito do Iguaçu, destacando a aprovação célere de projetos que autorizam repasses às famílias atingidas por um tornado no último dia 7 de novembro. “Entre o domingo após o tornado e a quarta-feira, aprovamos todas as ações necessárias para apoiar a reconstrução da cidade”, afirmou. Ele ainda destacou a mobilização solidária dos paranaenses nas doações às vítimas.



FONTE: ASSESSORIA

Saúde de Beltrão recebe R$ 200 mil em equipamentos para odontologia

 

O Centro de Especialidades Odontológicas de Francisco Beltrão está melhor equipado. Diversos itens utilizados em procedimentos de saúde bucal foram repassados nesta quinta-feira (13) pelo prefeito Antonio Pedron e a deputada estadual Luciana Rafagnin à equipe que atua no local, referência em odontologia pública para Francisco Beltrão. 


“Estamos em um processo de modernização do atendimento à saúde, em vários segmentos. E isso demanda de equipe técnica qualificada, que nós já temos neste espaço, de boa estrutura física, que estamos encaminhando, e de equipamentos de ponta, que estão sendo entregues hoje”, destacou o prefeito Pedron. 


O secretário de Saúde, Edson Concelier, e a coordenadora de Saúde Bucal do Município, Alexandra Gehlen, além dos vereadores Mara Fornazari, Marcos Folador e Alyne Biezus, também participaram da entrega. 


Entre os itens repassados estão raio-x portátil, notebooks, aparelhos de laser, kit de micromotor, bisturis, fotóforos, aparelhos de ultrassom e lupa, entre outros. Os produtos serão utilizados em diversos tipos de procedimentos atendidos no CEO da Cango: endodontia, periodontia, cirurgia bucomaxilofacial e atendimentos a pacientes com necessidades especiais. 


A deputada Luciana Rafagnin, que apoiou a destinação dos recursos, citou que “a saúde pública precisa ser defendida e fortalecida e o governo federal tem criado e mantido iniciativas que chegam à população”. Os recursos para aquisição dos itens foram viabilizados através da União, indicados pela deputada federal licenciada e ministra de Relações Institucionais Gleisi Hoffmann.



FONTE: ASSESSORIA

Guto Silva aciona Polícia Civil para investigar falsas doações a vítimas de Rio Bonito do Iguaçu

 

O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, acionou nesta quinta-feira (13) a Polícia Civil do Paraná para investigar falsas vaquinhas e arrecadações irregulares criadas para ajudar a população que foi atingida após três tornados destruírem 90% de Rio Bonito do Iguaçu (Centro-Sul do Paraná). Ele afirmou que há pessoas usando a tragédia para captar recursos que não chegam às famílias afetadas.

“Infelizmente, nesse momento de dor e reconstrução, ainda temos aproveitadores que fazem vaquinhas e o dinheiro não chega na ponta. Isso é caso de polícia”, disse. Segundo Guto Silva, será feito um “pente-fino em todas as iniciativas que não estejam nos canais oficiais”.

Guto Silva destacou que há iniciativas legítimas, mas é necessário ficar atento para não cair em golpes. Ele reforçou que as doações devem ser feitas somente pelos meios reconhecidos pelo poder público. “Quem quiser doar deve usar os canais oficiais da prefeitura ou o Fundo de Calamidade do Estado. Depois, esses recursos terão prestação de contas”, disse.

Doações oficiais para as vítimas em Rio Bonito do Iguaçu podem ser realizadas da seguinte forma:
– CNPJ: 52.807.487/0001-12
– Agência: 3793-1
– Conta Corrente: 14.454-1
– Nome da conta: Fundo Estadual para Calamidades Públicas – Fecap



FONTE: ASSESSORIA

Frente fria que atinge o Paraná no domingo será menos intensa do que na semana passada

 



Uma frente fria atingirá o Paraná trazendo tempestades severas em algumas cidades no próximo domingo (16). Entretanto, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o sistema que causará as chuvas é diferente da semana passada, por isso a comparação entre as duas ocorrências não é possível. Na última sexta-feira um ciclone extratropical estava próximo ao Paraná.

“Tivemos a formação e a intensificação do ciclone extratropical e associado a este uma frente fria avançou sobre o Paraná. Este sistema, junto com ventos fortes vindos da região Amazônica para o Estado, causou o desenvolvimento de tempestades severas sobre as regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul e duas dessas tempestades evoluíram para supercélulas, que geraram três tornados”, explica Marco Jusevicius, coordenador de operações do Simepar. 

Desta vez, há outro ciclone extratropical, mas ele está muito longe do Estado. “O que vai passar pelo Paraná é predominantemente uma frente fria, que é um cavado atmosférico. Ela até está associada a um ciclone, mas ele está muito longe do continente, no meio do Oceano Atlântico. O fato do ciclone existir não vai causar impacto para nós diretamente”, ressalta Marco. 

O Boletim de Gestão de Riscos desta sexta-feira aponta que, no domingo, toda a metade oeste do Paraná está sob risco alto para ocorrências meteorológicas associadas à tempestades pontualmente severas, com acumulados que podem se aproximar pontualmente dos 60mm, descargas elétricas atmosféricas, intensas rajadas de vento e precipitação de granizo localizado. Na metade leste, o risco é moderado. 

“Tempestades são esperadas sobre todo o Estado no domingo, com maior intensidade à tarde, principalmente no Oeste, em cidades próximas a Cascavel, Guarapuava e Umuarama. Embora as condições possam ser severas, as previsões não indicam a mesma intensidade da última passagem de frente, pois não há um sistema bem definido atuando, e sim a passagem de um cavado sobre o oceano”, explica Bianca de Ângelo, meteorologista do Simepar.

As chuvas seguem na segunda-feira (17), gradativamente perdendo a força ao longo do dia. Isso porque a frente fria seguirá na direção de São Paulo. As temperaturas máximas terão leve declínio, variando entre 23°C e 25°C graus no Oeste e entre 19°C e 21°C no Leste.



FONTE: AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Escolas do Norte Pioneiro terão consulta dos modelos cívico-militar e Parceiro da Escola em novembro

 


A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) vai realizar, nos dias 17 e 18 de novembro, entre 8h e 22h, consultas públicas nas escolas da rede estadual para ouvir a comunidade sobre dois temas: a ampliação dos Colégios Cívico-Militares e a adesão de unidades ao programa Parceiro da Escola. Poderão participar pais ou responsáveis por alunos matriculados nos ensinos Fundamental e Médio, além de estudantes maiores de 18 anos. 

VEJA A LISTA MAIS PARA O FINAL DO TEXTO.

Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI

Para votar, é obrigatória a com documento oficial com foto, como RG, CNH, passaporte, Carteira de Trabalho, carteiras profissionais expedidas por conselhos de classe ou documentos de identificação militar.


Cada colégio participante será responsável por divulgar previamente à comunidade escolar os horários, locais e procedimentos para a votação, garantindo ampla comunicação e facilitação da participação. A consulta tem como objetivo assegurar transparência, participação social e tomada de decisão compartilhada sobre modelos de gestão e organização escolar. Ao término do período do pleito, a apuração será realizada com acompanhamento das equipes regionais de educação.


Para a expansão dos Colégios Cívico-Militares, 50 instituições de ensino, de 34 cidades, serão consultadas para ingresso no modelo de ensino a partir do ano letivo de 2026. Elas reúnem 21,3 mil alunos e foram selecionadas a partir de critérios técnicos definidos pela própria Secretaria.
Não podem participar do programa escolas noturnas, CEEBJAs (Educação de Jovens e Adultos), instituições indígenas, quilombolas, conveniadas com APAE, itinerantes, de assentamentos ou com dualidade administrativa. Os colégios agrícolas que tenham mais de 150 estudantes matriculados poderão entrar no rol no futuro.



As instituições de ensino estão localizadas em Curitiba, Apucarana, Sabáudia, Arapongas, Engenheiro Beltrão, Cafelândia, Cascavel, Vera Cruz do Oeste, Japurá, São Tomé, Assaí, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Marmeleiro, Guarapuava, Ivaiporã, Joaquim Távora, Abatiá, Laranjeiras do Sul, Loanda, Itaúna do Sul, Paiçandu, Maringá, Lobato, Antonina, Guaratuba, Paranaguá, Pontal do Paraná, Nova Esperança, Ponta Grossa, Toledo, Umuarama e Pérola.



Já para as consultas veiculadas à adesão ao projeto Parceiro da Escola, um total de 96 escolas estão aptas a participar. No total, tais instituições de ensino atendem cerca de 44,5 mil estudantes.
Os colégios estão situados em 78 municípios paranaenses: Almirante Tamandaré, Araucária, Arapongas, Arapoti, Balsa Nova, Bandeirantes, Barbosa Ferraz, Boa Ventura de São Roque, Bocaiuva do Sul, Cafezal do Sul, Campina da Lagoa, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Mourão, Carambeí, Cascavel, Castro, Cianorte, Cruz Machado, Curitiba, Diamante d’Oeste, Diamante do Norte, Dois Vizinhos, Doutor Camargo, Fernandes Pinheiro, Fênix, Foz do Iguaçu, Foz do Jordão, Francisco Alves, Francisco Beltrão, Guaíra, Guamiranga, Indianópolis, Jussara, Lapa, Laranjeiras do Sul, Loanda, Londrina, Luiziana, Mandirituba, Maringá, Mauá da Serra, Mercedes, Moreira Sales, Nova Cantu, Nova Fátima, Nova Londrina, Nova Prata do Iguaçu, Pato Bragado, Pato Branco, Perobal, Pinhão, Pitanga, Planaltina do Paraná, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, Porecatu, Prado Ferreira, Prudentópolis, Querência do Norte, Quedas do Iguaçu, Reserva do Iguaçu, Rio Azul, Roncador, Santa Helena, Santa Terezinha de Itaipu, São João, São José dos Pinhais, São Pedro do Iguaçu, Sarandi, Tapejara, Tijucas do Sul, Toledo e Umuarama.



“O processo de consulta é fundamental porque coloca a comunidade escolar no centro das decisões. Nosso compromisso é garantir que cada escola tenha o modelo de gestão que melhor atenda às suas necessidades, sempre com transparência, diálogo e participação. Quando famílias, estudantes e profissionais da educação são ouvidos, o resultado é uma escola mais forte e alinhada às expectativas de quem vive o dia a dia da unidade”, afirma o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.


FONTE: AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS 

Chuva ganha força e temporais são esperados no fim de semana no Estado, aponta Simepar

 

O calor e a umidade presente na atmosfera tem causado tempestades isoladas pelo Paraná desde a quarta-feira (12), depois de quase quatro dias de tempo estável por todas as regiões. O tempo segue chuvoso até o fim de semana, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), com um agravamento da situação no domingo, quando a aproximação de uma frente fria trará novos temporais severos ao Estado. 

Na região Centro-Sul, onde ficam os municípios atingidos pelos tornados da última sexta-feira, como Rio Bonito do Iguaçu, Guarapuava e Turvo, o tempo segue instável entre quinta (13) e segunda-feira, com potencial para chuvas ocasionais. “No domingo o potencial para tempestades severas se eleva, inclusive em Rio Bonito do Iguaçu, pois a frente fria vai também passar por estes municípios”, detalha Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.

No domingo, a mudança significativa no tempo acontece devido à aproximação de mais uma frente fria. Nas regiões Oeste, Sudoeste e na faixa norte do Paraná há possibilidade de temporais localizados.

“Já no período da manhã, há uma condição para temporais mais severos, aquelas tempestades que estão associadas a vento forte, alguma queda pontual de granizo, além de muitos raios e chuva forte sobre as regiões Oeste e Sudoeste do Estado. Entre a tarde e a noite do domingo essas tempestades também avançam para as demais regiões do Paraná, inclusive atingindo o Litoral”, ressalta Kneib. Paranaguá, no fim de semana, terá a 212ª Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná.

As tempestades avançam pela madrugada de segunda-feira (17), e a semana começa com chuvas significativas em várias partes do estado, principalmente no Centro-Leste. Até terça-feira (18) o tempo volta a ficar estável em todas as regiões paranaenses. 


PRÓXIMOS DIAS – Antes disso, nesta quarta-feira (12), 24 estações meteorológicas do Simepar registraram temperaturas máximas acima dos 30°C. As mais altas foram em Loanda (37,6°C), Paranavaí (35,3°C) e Cambará (35,1°C). As rajadas de vento mais fortes chegaram a 77,4 km/h às 18h45 em Loanda e a 69,1 km/h às 14h15 em Cascavel. Os maiores acumulados de chuva foram em Foz do Iguaçu (69 mm) e São Miguel do Iguaçu (67,6 mm). 

Para esta quinta-feira (13), a combinação de calor e umidade segue favorecendo a formação de áreas de instabilidade, podendo ocasionar chuva um pouco mais forte, com temporais localizados. A faixa oeste do Estado está sob aviso meteorológico de baixo risco para tempestades isoladas, e o resto do estado em situação de observação. 

Na sexta-feira (14) e no sábado (15) o Interior continua com potencial maior para chuvas. Na sexta apenas o Sudoeste e o Sul estão em situação de observação para tempestades isoladas, e o resto do Paraná está em condição de baixo risco. 

“Nas regiões Oeste, Sudoeste e na faixa norte do Paraná há possibilidade de temporais localizados. No Leste, a tendência é de nebulosidade variável e baixo risco para ocorrência de chuva. O tempo segue abafado e as chuvas serão irregulares, ou seja, em alguns momentos podem ser fortes, acompanhadas de alguma atividade elétrica, vento moderado ocasionalmente forte, mas não serão abrangentes. Não vão atingir todos os municípios de uma mesma região”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar. 


FONTE: AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Jacarezinho celebra o Dia da Consciência Negra com o Festival Okê Arô


A Prefeitura de Jacarezinho, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, promove entre os dias 18 e 27 de novembro o Festival Okê Arô, uma ação afirmativa que celebra a cultura afro-brasileira e propõe reflexões sobre as relações raciais no município. A programação reúne contação de histórias, cortejo cultural, oficinas e apresentações artísticas que destacam a força dos territórios negros e das expressões de matriz africana em Jacarezinho.


As atividades começam no dia 18 de novembro, com contação de histórias na Biblioteca Cidadã Professor Rodrigo Octávio, com sessões pela manhã e à tarde. A proposta é despertar nas crianças o encantamento pela literatura e pela oralidade afro-brasileira, valorizando narrativas que fortalecem o pertencimento e a diversidade.


O ponto alto da programação acontece no dia 20 de novembro, feriado nacional da Consciência Negra, data que homenageia Zumbi dos Palmares e simboliza a luta do povo negro contra o racismo e pela igualdade. A partir das 16 horas, a Rua Fernando Botarelli, no bairro Aeroporto, será palco de um grande desfile cultural, reunindo artistas, grupos e comunidades tradicionais da cidade.


O Festival Okê Arô – Consciência Negra contará com apresentações do Toneladas de Maracatu, Grupo de Capoeira Modelo e Cidadania, GRECES Acadêmicos Capiau, GRECES União de Bairros, Grupo Tons Afro, Bloco Obatalá e Terreiros de Jacarezinho,


Encerrando o festival, no dia 27 de novembro, o Conjunto Amadores de Teatro (CAT) recebe o espetáculo AxÉstético, às 20h30. O show reúne artistas como CACosta, Tons Afro, Vanessa Machado, Mestre Capu, Willians Alexandre e Fernando Bessa, em uma apresentação que une música, performance e espiritualidade afro-brasileira.


O Festival Okê Arô – Consciência Negra é uma realização da Prefeitura de Jacarezinho, por meio do Departamento Municipal de Cultura, com apoio da Associação de Moradores do Bairro Aeroporto e de grupos culturais e comunidades tradicionais do município.


FONTE: ASSESSORIA

Deputada Marli entrega Menção Honrosa para equipe 100% feminina que fez transmissão do Brasileirão e Suburbana de Curitiba

 

A deputada estadual Marli Paulino entregou nesta terça-feira, 11, Menção Honrosa à equipe de comunicação da rádio UniFM 94.5, que neste ano, inovou com a cobertura e transmissão de jogos dos times paranaenses nas competições nacionais e do futebol amador da capital paranaense, a Suburbana. 


“É revigorante homenagear essas mulheres que aceitaram esse desafio de fazer transmissões neste ambiente majoritariamente masculino, com uma equipe 100% feminina. Elas atuaram com maestria, desenvoltura e tarimba no futebol, todas são merecedoras dessa Menção Honrosa e todo nosso reconhecimento e incentivo para irem cada vez mais longe”, disse a deputada Marli.


Pela primeira vez, uma rádio FM aberta acompanhou regularmente os jogos da Suburbana, considerada uma das mais organizadas do país. Com os programas Raiz Suburbana, voltado ao futebol amador e outras atividades esportivas e com o Total Esporte – Aqui é Diversidade, a UniFM alcançou elevados índices de audiência, ficando em primeiro lugar, segundo o Ibope.


O destaque ficou para a equipe feminina formada pelas jornalistas Cibele Fontanela, Daiane Figueiró, Letícia Cabral, Renata Cristina, a ex-jogadora da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, Angela Ferreira e a acadêmica de Comunicação Social, Nicole Heinzen. 


De maneira inédita, em uma FM aberta no Paraná, a UniFM, em parceria com a D+ Comunicação, com a coordenação dos jornalistas Dimas Rodrigues e Saul Dorval, transmitiram um Atlhetiba, maior clássico do futebol paranaense com uma equipe 100% de mulheres.


Outro momento marcante foi a transmissão do primeiro jogo da final do Campeonato de Futebol Amador da Capital, a Suburbana, no dia 02 de agosto, com a equipe feminina, inédito no jornalismo curitibano, paranaense e nacional para modalidade. Ao longo do projeto, a jornalista Cibele Fontanela fez a narração dos jogos, incluindo partidas com a participação do Athletico na Copa do Brasil.


A rádio UniFM é uma emissora da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Paraná (FUNPAR). Com 10 anos de fundação, a rádio com sede em Curitiba tem uma programação diversificada que oferece música, informação e esporte.


Para completar a deputada Marli entregou o seu projeto de lei 868/2025 que Institui o Dia do Futebol Amador no Paraná a ser lembrado em 14 de abril de cada ano vigente, e recebeu o livro “Quando Deus entra em Campo”, do autor, jornalista esportivo, Dimas Rodrigues também presente no evento e homenageado pela coordenação, ao lado de Saul Dorval, da jornada esportiva. 


A equipe da UniFM também foi recebida e cumprimentada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi.



FONTE: ASSESSORIA

Parlamento Jovem debate tecnologia e inovação

O Parlamento Jovem da Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão, que tem na coordenação o vereador Pastor Julio Spada, realizou sessão na quarta-feira (12). O encontro contou com a presença do secretário municipal da Ciência, Tecnologia e Inovação, Cledson Lodi, que apresentou um panorama dos avanços que Francisco Beltrão vem conquistando neste setor, bem como o planejamento de investimentos nesta área. 

        O Parlamento Jovem é formado por alunos eleitos nos Colégios Cívico-Militares Beatriz Biavatti e Vicente de Carli. A iniciativa tem parceria da Câmara de Beltrão com a Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. Em dezembro será realizada a última reunião do ano. Para 2026 representantes de outros colégios serão eleitos para atuarem na Câmara de Vereadores.



FONTE: ASSESSORIA

Emenda de Lupion impede escolta policial e benefícios do Estado a invasores de terras



A fim de evitar que quem comete o crime de invadir propriedades privadas receba benefícios do Estado e escolta policial - como prevê o decreto nº 12.710/2025 - o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion (Republicanos-PR), apresentou emenda ao Projeto Anti-facções Criminosas (PL 5582/2025).


A proposta do paranaense é a emenda nº 7 que veda ao Poder Público, “em qualquer esfera, oferecer proteção, apoio, assistência institucional, reconhecimento formal ou qualquer benefício direto ou indireto” a quem invade terras.


A proibição vale para quando se tratarem de “indivíduos, grupos, organizações ou movimentos sociais envolvidos na prática de crimes contra propriedades privadas ou públicas, rurais ou urbanas, especialmente esbulho possessório, ocupação ilegal e depredação patrimonial”.


A emenda de Lupion também veda o reconhecimento de tais criminosos como “movimento social ou defensor de direitos humanos, para quaisquer fins legais”. Principalmente, os que agem contra ou depredam patrimônio público ou privado, com violência ou ameaças, os que atuam junto a facções criminosas, ou que usam a invasão como instrumento de pressão política ou para ferir direitos de outros grupos, pessoas físicas ou jurídicas.


“Além disso, atribuímos à Administração Pública a responsabilidade de observar critérios objetivos para o reconhecimento de movimentos sociais legítimos, já que o malfadado decreto do Presidente da República deixa o assunto excessivamente discricionário, sem parâmetros claros”, afirma Lupion


*Violência*


O deputado diz ainda que atos agressivos, ameaças e outras formas de danos materiais ou morais impedem automaticamente qualquer entidade, grupo ou indivíduo de toda e qualquer política de proteção estatal, independente de autodeclaração ou classificação administrativa.


“O espírito da emenda é aumentar a proteção da propriedade, urbana ou rural, com o efetivo combate ao crime, principalmente no campo, que está baseado, na maioria das vezes, em uma tentativa de ‘mandar recado’ político, enquanto viola direitos de produtores rurais com legítima posse da sua terra”.


Ele reitera a importância de impedir que o Estado incentive crimes como meios para a busca de quaisquer fins. “Não é admissível que ilícitos sejam legitimados como forma de defesa de direitos, especialmente quando aqueles que se dizem injustiçados ocupam espaços nos gabinetes e secretarias do governo federal, e usam de populações humildes como ‘massa de manobra’ no campo”.


O PL 5582/2025 deve ir à voto na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira.



FONTE: ASSESSORIA

Joaquim Távora é contemplado com usina solar em projeto pioneiro do Governo do Estado

 


O município de Joaquim Távora foi contemplado com uma das oito usinas de energia solar que o Governo do Paraná vai instalar para compensar o consumo de prédios públicos estaduais. O anúncio foi feito nesta terça-feira (12), em evento que contou com a presença do assessor político André Teodoro, representando o deputado Romanelli (PSD), e do prefeito Gelson Mansur Nassar.


A iniciativa faz parte de uma política estadual de sustentabilidade e eficiência energética, que prevê a instalação de oito usinas fotovoltaicas, com potência total de 20 MW. O objetivo é gerar economia aos cofres públicos, reduzir o impacto ambiental e fortalecer a matriz de energia limpa do Paraná.


Romanelli destacou a importância da medida e o papel de Joaquim Távora nesse avanço. “Fico muito feliz em ver Joaquim Távora incluída em um projeto que une inovação, desenvolvimento e respeito ao meio ambiente. É uma conquista que vai trazer benefícios duradouros para a população e para o futuro do Paraná”, afirmou o deputado.


O assessor André Teodoro, que representou o parlamentar no evento, reforçou o compromisso do mandato em apoiar políticas que aliem sustentabilidade e desenvolvimento regional. “Essa usina é resultado de diálogo e articulação. O deputado Romanelli sempre defende que os municípios tenham protagonismo e possam usufruir dos investimentos do Estado”, destacou.


O prefeito Gelson Mansur Nassar celebrou a conquista e ressaltou o impacto positivo que o projeto trará para a cidade. “Essa é uma grande notícia para Joaquim Távora. A energia solar representa economia, modernização e cuidado com o meio ambiente. É uma vitória construída com parceria e trabalho conjunto com o deputado Romanelli e sua equipe”, afirmou o prefeito.


As obras devem começar em 2026, com conclusão prevista em até 12 meses. Quando estiverem em operação, as usinas devem evitar a emissão de aproximadamente 10 mil toneladas de CO₂ por ano, o que equivale ao plantio de mais de 70 mil árvores ou à retirada de 2,5 mil veículos das ruas.


“Joaquim Távora mostra mais uma vez que está no caminho certo: unindo parcerias, inovação e desenvolvimento sustentável. Essa conquista é de todos nós”, concluiu Romanelli


FONTE: ASSESSORIA

ACISPAR lança revista informativa e demonstra ações

A Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais do Paraná (ACISPAR) lançou nesta semana uma revista com as ações desenvolvidas pela entidade. No informativo também é possível conhecer os consórcios e suas ações pelo Estado do Paraná.

 

Com a Presidência da Prefeita de Rio Branco do Sul, Karime Fayad, a entidade tem como objetivo unir esforços em busca de ações comuns e garantir excelência em serviço aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Com o apoio irrestrito da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, a entidade foi oficialmente fundada em dezembro de 2001.

 

A ACISPAR é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, criada para representar e fortalecer os consórcios públicos do estado. Desde sua fundação tem atuado na defesa do municipalismo e na promoção da cooperação intermunicipal. Em 2024, ampliou seu escopo para incluir consórcios multifinalitários, reforçando o compromisso com o desenvolvimento regional. Sua missão é fortalecer a gestão pública por meio de assessoria técnica e jurídica, capacitação, planejamento estratégico, representação institucional e articulação de parcerias que melhorem os serviços públicos e promovam o desenvolvimento local.

 

OBJETIVOS

 

Fomentar o relacionamento dos consórcios com instituições do Executivo, Legislativo e órgãos de controle nas três esferas de governo. Articular o diálogo e apoiar ações conjuntas para a defesa dos interesses dos consorciados. Contribuir para o fortalecimento dos municípios e para a eficiência da gestão pública regional. Promover capacitação contínua dos gestores e equipes técnicas, trazendo as melhores evidências, práticas e experiências para os Consórcios Intermunicipais do Paraná. Apoiar os consórcios na busca pela excelência administrativa, tornando-os referência em transparência, eficiência e efetividade na gestão pública.

 

 

 

SOBRE CONSÓRCIOS

 

Os Consórcios Públicos de Saúde são formas de cooperação entre municípios, para fortalecer a gestão compartilhada e garantir o acesso da população a serviços que, isoladamente, muitas cidades não conseguiriam oferecer. Esses consórcios representam um importante arranjo de integração regional, articulando esforços entre prefeituras e o Estado no processo de descentralização e regionalização do SUS.

 

CONSÓRCIOS PÚBLICOS DE SAÚDE No Paraná, os consórcios surgiram na década de 1990, com o objetivo de ampliar o acesso aos serviços de atenção especializada ambulatorial, especialmente nas áreas que exigiam maior estrutura técnica e profissional. Com o passar dos anos, sua atuação se expandiu e, hoje, eles também desempenham papel essencial em outros serviços, como o atendimento de urgência e emergência e o fortalecimento das redes de atenção à saúde — contribuindo para uma gestão mais eficiente, cooperativa e próxima das necessidades regionais.

Alunos paranaenses participam da Prova Paraná Mais ao longo dos próximos dias

A Secretaria da Educação (Seed-PR) começou nesta semana a aplicação em todo o Estado da Prova Paraná Mais, que avalia o desempenho educacional de estudantes em diversos níveis de aprendizagem. São cerca de 364 mil alunos da rede paranaense inscritos para a prova, além de estudantes das redes municipais que aderem ao programa.

Inserida no Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná, o Saep, a Prova Paraná Mais é uma avaliação em larga escala aplicada de forma censitária, abrangendo estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e das 3ª e 4ª séries do Ensino Médio da rede estadual do Paraná.

“A Prova Paraná Mais é um instrumento importantíssimo na manutenção da qualidade do ensino do Estado”, disse o secretário da Educação, Roni Miranda. “Ela é essencial para avaliarmos a efetividade e também diagnosticarmos possíveis lacunas no aprendizado, para que assim possamos aprimorar ainda mais a educação paranaense, que continua sendo a melhor do país”, acrescentou.


APLICAÇÃO – As provas serão aplicadas nas escolas da rede estadual em formato impresso. Os estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Fundamental terão avaliados seus conhecimentos nos componentes curriculares de Português e Matemática, no período de 10 a 28 de novembro, com a data agendada conforme as especificidades de cada instituição de ensino. Para esta etapa de ensino, as provas serão aplicadas em apenas um dia, com exceção do 2º ano, que terá provas de menor duração e divididas em dois dias.

Já os alunos da 3ª e 4ª séries do Ensino Médio farão as provas nesta quarta (12) e quinta-feira (13). Os componentes curriculares avaliados no primeiro dia serão Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Arte, Educação Física e Língua Inglesa, quando também farão a Redação. No segundo dia, Geografia, História, Sociologia, Filosofia, Biologia, Física e Química. Eles também devem preencher um questionário contextual, com perguntas sobre clima e estrutura escolar, família, realidade socioeconômica, atividades escolares, segurança escolar, entre outras.

Estudantes com necessidades especiais, como baixa visão/cegueira, deficiência auditiva, física, intelectual ou múltipla, Transtorno do Espectro Autista (TEA), altas habilidades, superdotação e outros transtornos específicos, receberão atendimento especializado nas instituições de aplicação, além de contarem com tempo adicional para a realização das provas.

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR – Para aqueles que estão concluindo o Ensino Médio, a Prova também funciona como uma oportunidade de acesso ao Ensino Superior: a nota na Prova Paraná Mais pode ser utilizada para ingresso nas universidades estaduais paranaenses. Isso é possível graças ao programa Aprova Paraná Universidades, uma parceria entre a Seed-PR e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

O programa reserva até 20% das vagas das sete universidades estaduais para os candidatos da 3ª e 4ª séries do Ensino Médio que realizarem a Prova, desde que não zerem a pontuação na redação. Para este ano, está prevista a participação de quase 95 mil estudantes desta etapa de ensino.

A publicação dos resultados deve acontecer em janeiro de 2026, na página do programa. Após isso, os estudantes poderão se candidatar a até duas opções de cursos nas universidades participantes. Para o próximo ano, serão 3.757 vagas distribuídas em 440 cursos de nível superior.

Guto Silva anuncia R$ 202 milhões para recape asfáltico em 42 municípios do Sudoeste


O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado das Cidades (Secid), anunciou nesta terça-feira (11), em evento em Pato Branco, um robusto pacote de investimentos em infraestrutura urbana para 42 municípios da região Sudoeste. São R$ 202 milhões destinados às cidades integrantes da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (AMSOP).

O anúncio foi feito pelo secretário estadual das Cidades, Guto Silva, que destacou o impacto positivo da medida na infraestrutura urbana e na mobilidade regional. “Estamos promovendo um salto de qualidade na infraestrutura do Sudoeste. Esses investimentos vão além do asfalto: representam segurança, desenvolvimento e dignidade para milhares de paranaenses”, diz.

Guto Silva destacou que essas autorizações de licitações, voltadas ao recape asfáltico, são uma parcela do aporte do Governo do Estado no Sudoeste. “Investimos na transformação da região, com obras que olham para o futuro. Essas são intervenções que incluem recapeamento e organização urbana, mas também há grandes obras estruturantes para mudar o eixo da região, que precisa ser recondicionado”, citou.

“Sem contar a PRC-280. Somando os investimentos com apoio do Governo do Paraná, estamos chegando a quase R$ 1 bilhão em obras somente para Pato Branco, que geram emprego e mudam a cara da cidade e de toda a região – como o Contorno Noroeste, o novo Hospital e Maternidade de São Lucas, a Via Verde Amarela, os muitos recapeamentos e as melhorias de 50 quilômetros das estradas do interior, além da construção de terminal no aeroporto”, disse. Somente por meio da Secretaria das Cidades, desde 2019, são R$ 4,1 bilhões investidos em municípios da região.

Géri Dutra, prefeito de Pato Branco e anfitrião do evento, citou que as obras que serão realizadas com esses R$ 202 milhões se somam ao que será entregue nos próximos anos, resultando em um marco histórico para o município e para a região, algo que vai fazer uma transformação radical na infraestrutura regional, projetando-a para o futuro.

“Como comparação, esse investimento do Governo do Estado no município, que passa de R$ 1 bilhão, já é mais do que a arrecadação de Pato Branco em um ano, um montante que vai ser usado para infraestrutura. Sempre foi essa minha determinação como gestor, fazermos uma boa captação de recursos para que pudéssemos fazer esses investimentos”, disse.

No mesmo dia, para Pato Branco também foram anunciados pelo Governo do Estado outros R$ 106 milhões para obras dos programas Asfalto Novo, Vida Nova e Pavimentação Sobre Pedra Irregular e, também, para recape sobre asfalto.

MUNICÍPIOS CONTEMPLADOS – Em relação aos recursos voltados ao recapeamento, entre as cidades que receberão os maiores aportes, com R$ 5 milhões cada, estão Ampére, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Mangueirinha, Palmas, Pato Branco, Salto do Lontra e São João. Os recursos serão aplicados em obras de recapeamento de vias urbanas, melhorias na drenagem, sinalização viária e acessibilidade.

Os municípios beneficiados incluem Barracão, Coronel Domingos Soares, Itapejara D’Oeste, Santa Izabel do Oeste e Vitorino (R$ 4 milhões cada), entre outros de médio e pequeno porte, como Sulina, Saudade do Iguaçu, Nova Prata do Iguaçu e Flor da Serra do Sul, que receberão entre R$ 2 milhões e R$ 3 milhões.

O presidente da AMSOP, Carlinhos Turatto, prefeito de Dois Vizinhos, agradeceu os investimentos direcionados aos 42 municípios. “Na história do Sudoeste, nunca tivemos tanto planejamento como agora, graças, sobretudo, a escolhas das pessoas certas nos lugares certos. Após o planejamento do Estado, estamos aqui colhendo o trabalho que foi feito. Expressamos gratidão ao Governo do Estado em nome de todos prefeitos, pois este investimento, com certeza, transformará os municípios do Sudoeste e todo o Paraná”, disse.

PRESENÇAS – Participaram do evento os deputados estaduais Matheus Vermelho, Gugu Bueno, Adão Litro e Luiz Fernando Guerra, e os deputados federais Paulo Litro e Fernando Giacobo. Também estiveram presentes os prefeitos Douglas Potrich (Ampére), Jorge Santin (Barracão), Gelson (Bela Vista da Caroba), Giva (Boa Esperança do Iguaçu), Helio Surdi (Bom Jesus do Sul), Maico (Bom Sucesso do Sul), Professor Neivor (Capanema), Álvaro Scolaro (Chopinzinho), Rafaela Losi (Clevelândia), Maria Antonieta (Coronel Domingos Soares), Anderson Barreto (Coronel Vivida), Reni Kovalski (Cruzeiro do Iguaçu), Carlinhos Turatto (Dois Vizinhos), Lupatini (Enéas Marques), Junior Veterinário (Flor da Serra do Sul), Antonio Pedron (Francisco Beltrão), Professor João (Honório Serpa), Schmoller (Itapejara D'oeste), Dodo (Manfrinópolis), Leandro Dorini (Mangueirinha), Mario Paulek (Mariópolis), Jander Loss (Marmeleiro), Jaime Stang (Nova Esperança do Sudoeste), Neguinha do Sassá (Nova Prata do Iguaçu), Daniel Langaro (Palmas), Edsom Bagetti (Pérola D'oeste), Paulo Falcade (Pinhal de São Bento), Boni (Planalto), Ronimar Sartor (Pranchita), Paulo Bateria (Realeza), Fabieli Manfredi (Renasceça), Professor Volmar (Salgado Filho), Fernando Cadore (Salto do Lontra), Jean Catto (Santa Izabel do Oeste), Clóvis (São João), Gelson Coelho (São Jorge D'oeste), Rogério Gallina (Saudade do Iguaçu), Ricardinho (Santo Antônio do Sudoeste), Gilberto Rossi (Sulina), Paulo (Verê) e Marciano Vottri (Vitorino).


FONTE: AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Dinheiro tem que chegar rápido às famílias afetadas pelo tornado, defende Alexandre Curi

 

O deputado Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, reafirmou nesta segunda-feira (10), em entrevista para o Jornal da Manhã da Jovem Pan News, de São Paulo, que todo o esforço necessário está sendo feito para atender aos moradores de Rio Bonito do Iguaçu atingidos pelo tornado na última sexta-feira (07). Ele reforçou a necessidade de que os recursos cheguem rápido à população.

“O recurso precisa chegar rápido. Muitas vezes, após essas tragédias, há o momento de comoção, há o atendimento emergencial, mas a burocracia atrasa a reconstrução. Lá em Rio Bonito do Iguaçu as pessoas perderam as casas, os comércios foram destruídos e grande parte da população ficou sem emprego. Não podemos esperar”, afirmou Curi, que esteve na cidade no sábado (08).

Curi ressaltou que no domingo (9), a Assembleia realizou uma sessão extraordinária para homologar o decreto de calamidade pública do Governo do Estado e aprovar a alteração no Fundo Estadual de Calamidades Públicas. Com a mudança, o Executivo está autorizado a repassar recursos diretamente às famílias, sem depender de intermediação. O governador Ratinho Junior sancionou a medida ainda no mesmo dia.

“O Paraná será o primeiro estado do Brasil a repassar recurso do fundo de calamidade diretamente para as famílias”, explicou Alexandre Curi. “É uma medida inédita e necessária. Precisamos reconstruir Rio Bonito do Iguaçu com agilidade e responsabilidade”, destacou o deputado, que fez um reconhecimento à população do Paraná que já enviou alimentos, colchões e medicamentos ao município.

O fundo vai liberar inicialmente R$ 50 milhões e, em paralelo, haverá um aporte adicional de R$ 3 milhões da própria Assembleia Legislativa. Cada família cadastrada poderá receber até R$ 50 mil para reconstrução de suas moradias. A seleção e o credenciamento serão feitos pela Defesa Civil e pela Secretaria de Estado da Família, com fiscalização do Ministério Público, Tribunal de Contas e Parlamento.

União de esforços – Segundo deputado, é fundamental que haja essa união de esforços no Estado para a adoção de medidas emergenciais e para assegurar que o socorro logístico e financeiro às famílias atingidas seja imediato e sem entraves burocráticos. O município teve cerca de 90% da área urbana destruída após o fenômeno climático.

Curi também reforçou que ações complementares estão em andamento, como a proposta de um auxílio-alimentação, o suporte da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) para agilizar a reconstrução de moradias e a mobilização de equipamentos de diversos municípios para limpeza e recuperação das áreas afetadas.

“Agora é hora de reconstruir e dar condições para que essas famílias retomem suas vidas. A Assembleia, o Governo do Estado, o Governo Federal e a sociedade paranaense estão unidos para isso”, concluiu.


FONTE: ASSESSORIA