Marcelo Palhares representa Jacarezinho no Painel “Prefeitos do Futuro”, em Brasília

 

O prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares, participou nesta semana do SMART GOV ANCITI 2025, em Brasília, representando o município no Painel “Prefeitos do Futuro”. O encontro é promovido pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (ANCITI) e figura entre os mais importantes do país quando o assunto é inovação na gestão pública.

Durante o painel, que reuniu lideranças municipais, gestores públicos e especialistas, Palhares compartilhou a experiência de Jacarezinho no processo de transformação digital e destacou os próximos passos para consolidar o município como referência em tecnologia e inovação no interior do Paraná.



“A troca de experiências com outros prefeitos e especialistas é extremamente valiosa. Estamos trabalhando para que Jacarezinho, até 2035, se consolide como uma cidade ainda mais tecnológica, inovadora e sustentável. Já somos sede da maior feira de inovação do Norte Pioneiro, a Geniuscon, e fazemos parte do Sistema Regional de Inovação (SRI). Estamos investindo em infraestrutura, fomentando startups e buscando soluções que realmente impactem positivamente a vida da população. A cidade do futuro se constrói com ações do presente”, destacou Marcelo Palhares.


O evento contou com a presença de diversas autoridades e proporcionou debates sobre políticas públicas, transformação digital, cidades conectadas, sustentabilidade e governança baseada em dados.


FONTE: ASSESSORIA

Romanelli entrega arco cirúrgico na Santa Casa de Cornélio Procópio



O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) participa nesta sexta-feira, 1º de agosto, da entrega de um arco cirúrgico na Santa Casa de Misericórdia de Cornélio Procópio. A entrega do equipamento de saúde faz parte da agenda de trabalho de Romanelli nesta quinta-feira (31), sexta-feira e sábado (2 de agosto) e que inclui as cidades de Palmeira, Rio Azul, Curitiba e Guapirama.


"Um arco cirúrgico gera imagens de raio-X em tempo real durante qualquer tipo de procedimento cirúrgico e auxilia os médicos  nas operações ortopédicas, vasculares, neurológicas", explica o deputado.


Neste giro entre as cidades dos Campos Gerais, Norte Pioneiro e na capital paranaense, os trabalhos de Romanelli começam nesta quinta-feira às 10h em Palmeira na reunião com o prefeito Altamir Sanson (PSD) e a prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso (PL).


Em seguida, às 14h, Romanelli entrega um aparelho de raio-x digital para o Hospital de Caridade São Francisco de Assis de Rio Azul. 


De Rio Azul, o deputado volta para Curitiba e às 19h participa do encontro em comemoração aos 62 anos da Fetaep (Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Paraná).


Na sexta-feira, às 12h30, Romanelli tem encontro marcado com o prefeito de Guapirama, Pedro Banzé (MDB) e às 14h, entrega uma ambulância para os serviços de saúde na cidade. 


Às 17h30 de sexta-feira, o deputado entrega o arco cirúrgico na Santa Casa de Cornélio Procópio e no sábado, às 8h, Romanelli será entrevistado pelo jornalista Gildo Alves na Rádio 104 FM.

Assinatura de contrato garante construção de 50 casas populares em Tibagi

 

A Prefeitura de Tibagi oficializou, nesta quarta-feira (30), a assinatura do contrato para a construção de 50 unidades habitacionais na Vila São José, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades. A iniciativa é fruto da parceria entre o Governo Federal, Caixa Econômica Federal, União por Moradia Popular do Paraná e o município, e vai beneficiar diretamente cerca de 250 pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A solenidade, realizada no Teatro Municipal, contou com a presença do prefeito Rildo Leonardi, do secretário municipal de Habitação, Leopoldo Scheraiber, da coordenadora nacional da União por Moradia Popular, Maria das Graças Silva, de representantes da Caixa, servidores e das famílias contempladas.

“Hoje foi um dia importantíssimo para a história do nosso município”, destacou o secretário Leopoldo. “Essa assinatura representa a concretização de um trabalho conjunto entre diferentes esferas para garantir moradia digna às famílias tibagianas. E temos mais cinco projetos em andamento. Quem tiver interesse, pode procurar nossa secretaria”, reforçou.

Durante seu pronunciamento, o prefeito Rildo emocionou-se ao destacar o impacto social da iniciativa. “Não é apenas a assinatura de um contrato. É a realização do sonho de 50 famílias. Olhar no rosto de cada pessoa que vai ter a oportunidade de sair do aluguel e morar em uma casa própria, construída com dignidade, é algo que nos toca profundamente. Essa é, sem dúvida, uma das ações mais importantes da nossa gestão”, afirmou.

Um dos futuros moradores, o senhor Manoel de Oliveira, de 90 anos, também participou do evento. “Muita gente não acredita que vai acontecer, mas eu confio. Vai dar certo. Deus proverá”, afirmou emocionado.

A coordenadora nacional da UPM, Maria das Graças Silva, explicou detalhes do projeto. “Trata-se de uma moradia praticamente 100% subsidiada. Famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou são do Bolsa Família não vão pagar nada. Quem tiver alguma mensalidade, será proporcional à renda, cerca de 10%. Mais do que renda, é uma questão de acesso e dignidade”, pontuou.

Ela ainda reforçou a importância do contrato assinado. “É a segurança de que o projeto vai sair do papel. São famílias humildes, que muitas vezes comprometem quase toda a renda com aluguel. Ter uma casa própria é um divisor de águas na vida dessas pessoas”, concluiu.

A Prefeitura reforça que cinco novos projetos habitacionais estão em andamento e que interessados podem procurar a Secretaria de Habitação para mais informações.

Texto: Kauana Neitzel / AscomTibagi 

Fotos: Jeferson Luiz / AscomTibagi 

Programa de otimização em serviços na saúde é apresentado em Cornélio Procópio

O Projeto LEAN nas emergências foi apresentado na Santa Casa de Cornélio Procópio na última segunda-feira, 28. Estiveram presentes os prefeitos de Sertaneja (Samuel do Prado), Nova América da Colina (Tânia Basso) e Cornélio Procópio (Raphael Sampaio). Além do representante da CNM, Edimar Santos, funcionários e diretores da unidade hospitalar.

Entre os pontos debatidos durante a apresentação foi a redução de tempo, melhoria na qualidade, engajamento da equipe e aumentar a eficiência, reduzir desperdícios e melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes. 

Com vista para a Represa de Chavantes, maior tirolesa do Paraná tem 1 km de extensão

 

Ribeirão Claro, no Norte Pioneiro, abriga uma das maiores atrações de turismo de aventura do Estado. Recebendo milhares de visitantes todos os anos, a tirolesa da Estância Pedra do Índio é considerada a maior do Paraná em extensão e permite uma vista única da Represa de Chavantes, parte do destino turístico Angra Doce.


O destino Angra Doce é uma parceria entre o Governo do Paraná e o Estado de São Paulo, que compreende municípios das duas margens do reservatório da Usina Hidrelétrica de Chavantes. O local conta com restaurante, trilhas, mergulhos, canoagem, voos de parapente, mirantes e a famosa tirolesa.

Ela tem início no Morro da Aldeia e segue até o monumento que dá nome à Estância, cuja descida tem extensão total de 1 km – o equivalente a sobrevoar a distância de 10 campos de futebol. O tempo de experiência é variável, sendo o ponto mais alto com 128 metros de altura.

Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná – órgão de promoção do turismo estadual –, afirma que esse e outros atrativos do Norte Pioneiro posicionam o Estado dentro de grandes mercados nacionais pela variedade de segmentos turísticos presentes na região.

“O turista que gosta de aventura pode visitar a maior tirolesa do Paraná em Ribeirão Claro. Quem prefere roteiros em meio à natureza pode visitar cachoeiras incríveis em Tomazina. Já o turista em busca da fé encontra no Norte Pioneiro uma parte da Rota do Rosário, com igrejas, santuários, templos e museus”, disse.

“Tudo isso mostra que essa região do Paraná, assim como outras, tem potencial para receber turistas que, ao chegarem aqui, procuram por hospedagem, restaurantes e comércio local, o que movimenta toda a cadeia produtiva do setor”, acrescentou.

A tirolesa opera desde setembro de 2019. Segundo a administração, em meses de baixo movimento a Estância chega a atender mais de 2,3 mil pessoas, enquanto nos meses como dezembro e junho – de maior fluxo –, mais de 4,5 mil visitantes marcam presença no local.

“A tirolesa é o nosso carro-chefe. De todos os passeios que a Estância oferece, a tirolesa é a mais procurada devido à sua exclusividade e experiência única. Nós também trabalhamos com passeios náuticos e trilhas, mas a tirolesa é responsável por, pelo menos, 70% de todos os visitantes que chegam aqui”, diz o coordenador de Turismo de Aventura da Estância Pedra do Índio, João Paulo Molini.

Ele reforça que o atrativo tem alguns diferenciais como as modalidades de descida e a vista privilegiada da Represa de Chavantes, além da garantia na segurança. “Nossos equipamentos são certificados e sempre passam por vistorias do órgão competente, perante o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), uma importante forma de mostrar que o nosso atrativo é seguro para todos”, disse.


FONTE: SECRETARIA DE TURISMO

FOTO: ESTÂNCIA PEDRA DO ÍNDIO


Quatiguá participa da 4ª reunião Ordinária da CIB 2025

Recentemente a Prefeitura de Quatiguá foi representada pelo Secretário Municipal de Saúde Rodrigo Bonardi e pelo servidor Tiago Neves na 4ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de 2025. O encontro aconteceu com o objetivo de discutir avanços, balanços e estratégias para melhorar o atendimento à população no Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante a reunião, foi apresentado um balanço da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e debatidos temas importantes para a gestão da saúde nos municípios paranaenses. Um dos principais destaques foi o impacto positivo do programa estadual de redução de filas de espera do SUS, elogiado pelo próprio Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, que participou do encontro.
Segundo o secretário Beto Preto, o programa só tem avançado graças ao investimento robusto feito pelo Governo do Estado, que já soma R$ 1,3 bilhão. Essa iniciativa tem sido essencial para acelerar atendimentos e garantir mais dignidade e agilidade aos cidadãos que dependem da rede pública.
A participação ativa de Quatiguá nesse tipo de reunião reforça o compromisso do município com a melhoria constante dos serviços de saúde oferecidos à população.


FONTE: ASSESSORIA

Jacarezinho pode ganhar nova sede da Polícia Ambiental; reunião define caminho para doação de terreno



Um novo passo foi dado rumo ao fortalecimento da proteção ambiental no Norte Pioneiro. A Prefeitura de Jacarezinho recebeu, nesta terça-feira (29), autoridades da Polícia Militar Ambiental para discutir a doação de um terreno que poderá abrigar a futura sede do 4º Pelotão da 2ª Companhia da PMA. O espaço pretende garantir melhores condições de trabalho à corporação, que atua diretamente em 28 municípios da região.

A reunião aconteceu na sede da Prefeitura de Jacarezinho e contou com as presenças: Capitão Renato Augusto Dias, Comandante da 2ª Companhia da PMA; 1º Tenente Thiago Lopes Ribeiro, Comandante do 4º Pelotão; 1º Sargento Diogo Batista Lissat, Sargenteante do Pelotão; Robson Rodrigues, Assessor Parlamentar do Deputado Federal Pedro Lupion; Fulvio Boberg, Secretário de Desenvolvimento Urbano de Jacarezinho e Antônio Neto, vice-prefeito de Jacarezinho.


A proposta da Prefeitura, com o apoio direto do deputado federal Pedro Lupion, foi recebida com entusiasmo pelos representantes da Polícia Ambiental. A nova estrutura representaria um marco para a corporação, que enfrenta desafios diários no combate a crimes ambientais, proteção de mananciais e preservação da fauna e flora locais.


Nova sede deve reforçar operações e aproximar polícia da comunidade


Com a doação do terreno, a nova sede do 4º Pelotão trará ganhos significativos para a segurança ambiental da região: Melhoria da infraestrutura para atuação dos policiais; aumento da capacidade de fiscalização de atividades potencialmente poluidoras; aproximação com a população, fortalecendo a cultura da preservação; ações integradas mais eficientes com outros órgãos ambientais e de segurança.


A Polícia Ambiental atua com foco no policiamento preventivo e no combate a infrações ambientais, como desmatamento ilegal, caça, pesca predatória e poluição de rios e mananciais.


Compromisso com o Meio Ambiente e o futuro da região


A união entre a gestão municipal, o legislativo federal e a corporação militar foi destacada como exemplo de cooperação em prol do desenvolvimento sustentável.


"Agradecemos à Prefeitura e ao deputado Pedro Lupion pelo apoio. Esta iniciativa representa um passo importante para fortalecer nossa missão de garantir um futuro mais sustentável para o Norte Pioneiro, declara o Capitão Renato Augusto Dias.



FONTE: ASSESSORIA

Revisão da Lei Orgânica de Beltrão está quase pronta

Mesmo no período de recesso das sessões, os trabalhos prosseguem na Câmara de vereadores de Francisco Beltrão. Nesta semana foi realizada mais uma etapa da revisão da Lei Orgânica e do Regimento Interno, contando com a orientação da advogada Mônica Lopes, consultora legislativa, especialista em direito público e administração pública. 

       No caso da Lei Orgânica, a revisão está na reta final. Como há necessidade de adequações que interessam ao Executivo, a prefeitura tem prazo até meados de agosto para fazer os seus apontamentos. Na sequência as alterações propostas serão debatidas e votadas em plenário. 

       Em relação ao Regimento Interno, as análises de mudanças começaram recentemente e há necessidade de um prazo maior. Porém, a meta é que até o final do ano todas as alterações sejam aprovadas em plenário e passem a vigorar a partir de 2026. Esta é a meta das duas comissões que atuam nestas reformas. 

       O objetivo é adequar e atualizar as normas, para que os vereadores tenham uma ferramenta mais funcional para legislar. A Lei Orgânica é uma das normas mais importantes do município, por isso é preciso mantê-la atualizada, com definições claras sobre a transparência da tramitação das leis e a participação da população neste rito.   

       A Comissão Parlamentar para a revisão da Lei Orgânica é formada pelos vereadores Julio Spada, Pedro Tufão Filho, Junior Nesi, Dile Tonello e Tiago Correa. Integram a comissão para a revisão do Regimento Interno Anelise Marx, Aline Biezus, Oberdan Saretta, Bruno Savarro e Tiago Correa. Outros vereadores também tem participado das reuniões.


FONTE: ASSESSORIA CÂMARA

Beto Preto destina R$ 2,8 milhões para Marilândia do Sul em investimentos na saúde, infraestrutura e lazer

 

O município de Marilândia do Sul está recebendo um importante reforço em investimentos graças à atuação do deputado federal Beto Preto. Por meio de seu mandato parlamentar, o deputado federal Beto Preto viabilizou o repasse de R$ 2,8 milhões em recursos que beneficiarão diretamente a saúde, a infraestrutura urbana e a qualidade de vida da população.

 

Deste total, R$ 800 mil já têm destino certo: exames, consultas e medicamentos para fortalecer a rede municipal de saúde. Parte desses recursos já entra na conta da prefeitura ainda neste mês, com o restante previsto para o fim do ano.

 

Na área de infraestrutura, Beto destinou R$ 600 mil para obras de recape asfáltico na ligação entre Marilândia e o Distrito de Nova Moreira. Segundo a prefeitura, a expectativa é de que as obras comecem nos próximos 30 dias.

 

Outro destaque é o aporte de R$ 1,4 milhão via Itaipu Binacional para a recuperação de praças e espaços de lazer. A prefeitura já trabalha na elaboração dos projetos que devem resultar na criação de um bosque e áreas revitalizadas para convivência e lazer das famílias.

 

“Esses recursos são resultado do nosso compromisso com Marilândia do Sul, cidade que me acolheu desde o início da minha trajetória política. É gratificante poder contribuir com ações que melhoram a saúde da população, a mobilidade urbana e oferecem mais dignidade às famílias”, afirmou o deputado Beto Preto.

 

O prefeito Walmir Perez agradeceu o apoio constante. “O deputado Beto Preto tem sido um verdadeiro parceiro de Marilândia do Sul. Esses R$ 2,8 milhões fazem muita diferença para o município, e mostram o quanto ele se importa com a nossa gente. É gratidão de toda a população.”

 

O ex-prefeito, Aquiles Takeda, também destacou a atuação de Beto Preto. “Ele sempre foi sensível às demandas da nossa cidade. Seja como secretário de Estado ou agora como deputado federal, tem feito um trabalho sério e comprometido com resultados. Esses recursos são a prova disso.”


FONTE: PREFEITURA DE MARILÂNDIA DO SUL

Comunidade precisa ser firme para cobrar mais voos em Londrina, afirma deputado Tercilio Turini

 

A diminuição no número de voos e de passageiros no Aeroporto de Londrina tem gerado preocupação entre lideranças da região. O deputado estadual Tercilio Turini (MDB) afirmou que a situação compromete a competitividade da cidade e pode afastar investimentos, além de prejudicar o desenvolvimento regional.

Segundo o parlamentar, os dados comparativos entre os primeiros semestres de 2024 e 2025 mostram uma queda de 12% no fluxo de passageiros em Londrina, enquanto Maringá registrou crescimento na mesma proporção. “A tendência é de piora a partir de agosto, com a suspensão do voo direto da Azul para Curitiba no período da manhã. Já havíamos alertado que Londrina está sendo preterida”, pontua.

Turini também destacou os impactos práticos da redução da oferta de voos. “A mobilidade dos empresários é afetada, a realização de eventos se torna mais difícil, e a região perde atratividade”, afirma. Ele ressalta que, mesmo com as melhorias na infraestrutura do aeroporto e os investimentos públicos em desapropriações no entorno, a conectividade aérea segue comprometida.

Diante do cenário, o deputado reforça a necessidade de união entre a comunidade, entidades e lideranças políticas para cobrar uma solução das companhias aéreas. “Precisamos de uma mobilização mais firme. Londrina não pode ficar para trás”, conclui.


FONTE: ASSESSORIA

Pastel com massa de café, estrada boa e natureza atraem motociclistas para Angra Doce

 

Pastéis com massa de café e recheio de tilápia, sorvete de café, queijos e bebidas típicas, aliados aos atrativos naturais às margens da Represa de Chavantes, estão na região do Angra Doce, divisa com o Estado de São Paulo. Esse roteiro no Paraná, pela PR-218, chama a atenção de grupos de motociclistas, que aquecem a economia local com as iguarias da gastronomia e contemplação da natureza.


A chamada rota da PR-218, com 160 km de extensão, por onde passam muitos grupos, fica em uma localização privilegiada no Paraná, próximo à Represa de Chavantes e de uma parada com estrutura para motos. A represa é parte do destino turístico Angra Doce, no Norte Pioneiro, que é uma parceria entre Paraná e São Paulo e compreende municípios das duas margens do reservatório da Usina Hidrelétrica de Chavantes. O local conta com restaurante, trilhas, mergulhos, canoagem, voos de parapente, mirantes e a famosa tirolesa.

O pastel com massa de café é uma novidade da gastronomia do Paraná que está encantando que fazem o roteiro entre Carlópolis e Ribeirão Claro. O lanche diferenciado fica na Lanchonete e Caldo de Cana Amaral, local que é ponto de parada de motociclistas e ciclistas e outros turistas e visitantes a passeio. Segundo o proprietário da lanchonete, Rodrigo Aparecido Amaral, o interesse dos visitantes pelos pastéis inusitados já tem impactado os negócios e transformou sua visão sobre o turismo como ferramenta de subsistência. 

“As ideias desses sabores surgiram porque Carlópolis tem uma forte cultura agrícola, cafeicultora e pesqueira, então tínhamos essa vontade de produzir sabores que traduzem a nossa identidade regional”, disse. “No começo me diziam que não teria como usar café na massa do pastel, mas com o tempo conseguimos desenvolver isso e hoje ele é um dos itens mais buscados do nosso cardápio, principalmente pelos motociclistas”.

O diretor presidente do Viaje Paraná, órgão de promoção do turismo no Estado, ressalta que este segmento de turismo é um dos mais expressivos na economia do comércio local. “Identificamos, com o nosso Portfólio de Destinos e Produtos Turísticos do Paraná, que para muitos viajantes, pilotar sobre duas rodas é um hobby e o uso da moto é a motivação para viajar. Isso impacta o comércio local, fazendo com que os pequenos e médios empresários entendam a importância do turismo em suas vidas”, afirmou.

O roteiro paranaense também abrange caldo de cana, sorvete de café e outras sobremesas feitas com o grão, além das bebidas da destilaria e queijos da queijaria da região. Para descanso, existem chalés para hospedagem em meio à natureza, paradas na Ponte Pênsil Alves de Lima - sobre a Represa de Chavantes -, e a Ponte Benedito Garcia Ribeiro - na divisa com o Estado de São Paulo com um pôr-do-sol charmoso. Para contemplação da natureza exuberante, existem dois mirantes na região: o Angra Doce e o Véu da Noiva. 

Os amantes de trilhas podem ir até a Estância Pedra do Índio, com a maior tirolesa do Paraná, e o Morro do Gavião, que compõem uma rota de montanhas, cachoeiras e muitos atrativos naturais para todas as idades. A Capela Nossa Senhora de Fátima, em Ribeirão Claro, é outro atrativo turísticos local, com vistas para a Represa de Chavantes. Passando a fronteira e chegando no estado de São Paulo, é possível entrar em contato com outros atrativos de esportes na natureza, como trilhas, rafting, cachoeiras e outros esportes aquáticos.



FONTE: AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Pedido para a contratação de oito docentes para o curso de Geologia da UEL será encaminhado ao Poder Executivo

 

O deputado estadual Tercilio Turini (MDB) pretende encaminhar ao Governo do Estado a solicitação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) para a contratação de oito professores que integrarão o corpo docente do novo curso de Geologia. A graduação foi recentemente aprovada pela instituição e depende da formação da equipe para ofertar as 20 vagas previstas.

A proposta é encaminhar a demanda à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. “Vou conversar com os demais deputados da região para agendarmos uma reunião com o secretário Aldo Bona e apresentarmos as necessidades da nova graduação”, afirmou o parlamentar após encontro com dirigentes e professores da UEL.

De acordo com o coordenador do Departamento de Geologia da UEL, professor José Paulo Pinese, os docentes podem ser contratados de forma gradual. “São profissionais especializados, cuja presença é essencial para o início do curso. A expectativa é incluir a primeira turma já no próximo vestibular”, explicou.

Com a criação do curso, a UEL passa a ser a primeira universidade estadual do Paraná a ofertar a graduação em Geologia. Atualmente, no estado, a formação é oferecida apenas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. “A proposta é atender a demanda das regiões Norte e Oeste do Paraná, além de áreas de estados vizinhos como Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás”, acrescentou Pinese.

Tramitação

Turini informou que pretende reunir apoio de parlamentares da região para reforçar o pedido junto ao governo estadual. “Na próxima semana, com a retomada das sessões na Assembleia Legislativa, vou conversar com os colegas Cloara Pinheiro, Cobra Repórter, Jairo Tamura, Luiz Claudio Romanelli, Alexandre Curi, Evandro Araújo e outros deputados sobre a importância de viabilizar essa contratação. Tenho total disposição para trabalhar em conjunto com a UEL, que considero minha segunda casa”, declarou. Médico formado pela instituição, Turini atuou por mais de 35 anos como professor de Medicina e diretor do Hospital Universitário (HU).

Também participaram da reunião com o deputado o diretor do Centro de Ciências Exatas (CCE), Alan Salvany Felinto, o vice-diretor Silvano Cesar da Costa e os professores João Carlos Alves e Cleuber Moraes Pinto.


FONTE: ASSESSORIA

Guto Silva se reúne com Gilberto Kassab e projeta futuro do PSD no Paraná a partir de 2026

 

O final de semana foi de articulação política para o secretário estadual Guto Silva, que se encontrou com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, em uma conversa centrada no futuro do Paraná e no fortalecimento do partido. O encontro marca mais um passo da movimentação estratégica que Guto tem feito nos bastidores para consolidar o PSD como protagonista nas eleições de 2026.

Durante a reunião, realizada fora da agenda oficial, Guto Silva apresentou um panorama detalhado das ações do governo estadual, destacando sua atuação ao lado do governador Ratinho Junior na entrega de obras por todo o Paraná. Segundo relatos, ele também enfatizou a importância da continuidade do projeto político iniciado em 2019, defendendo o empenho do PSD para preservar o legado deixado pelo atual governador.

Além de abordar temas administrativos, Guto compartilhou com Kassab sua visão para os próximos anos, reforçando a necessidade de manter o ritmo de trabalho, a proximidade com os prefeitos e o foco em resultados concretos para a população. A conversa foi considerada positiva e estratégica para o alinhamento nacional e estadual do partido.

O encontro reforça o protagonismo crescente de Guto Silva no cenário político paranaense, especialmente diante das movimentações já em curso visando as eleições estaduais de 2026. Com forte presença nos municípios e bom trânsito com lideranças locais, Guto tem ampliado sua agenda, buscando consolidar a base do PSD e preparar o terreno para os próximos desafios.


FONTE: XV CURITIBA

Gestão Marcelo Palhares é destaque com 85% de aprovação popular, segundo pesquisa

A cidade de Jacarezinho vive um momento histórico em sua administração pública. Uma pesquisa quantitativa de opinião, realizada pela Visão Intelligence, apontou que a gestão do prefeito Marcelo Palhares alcança impressionantes 85,30% de aprovação popular, refletindo o reconhecimento da população pelo trabalho realizado nos últimos anos. O levantamento mostra ainda que 68,70% avaliam a administração como ótima ou boa, consolidando Palhares como uma das principais lideranças do Norte Pioneiro.

A pesquisa foi realizada nos dias 22 e 23 de julho de 2025, com 300 entrevistados, de diferentes faixas etárias, distribuídos proporcionalmente por regiões da cidade, sexo, escolaridade e renda.


Gestão de resultados

O resultado da pesquisa evidencia o impacto de uma gestão inovadora e comprometida com as reais necessidades da população. Aos 44 anos, Palhares tem promovido uma verdadeira transformação em Jacarezinho, com investimentos expressivos em infraestrutura, saúde, geração de empregos e políticas públicas inéditas no município. 


Entre os marcos de sua gestão estão, a criação de programas e espaços pioneiros na região, como a Casa do Autista, o Centro de Pediatria, o Instituto Casa Rosa – que oferece apoio a mulheres vítimas de violência – além da pavimentação de bairros que por décadas ficaram esquecidos pelo poder público. 


Na saúde, o município está em obras com a maior estrutura do Norte Pioneiro, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), de R$ 24,7 milhões, que atenderá os 22 municípios da região, e, criou recentemente o novo Pronto Atendimento Primário (PAP) com farmácia municipal integrada 24 horas – a única da região. 


Palhares também tem lutado por obras que ultrapassam os limites do município, entre elas, a construção do novo Instituto Médico Legal, que beneficiará toda a região, e também a duplicação da BR-153, que visa melhorar o tráfego e reduzir o número de acidentes em uma das rodovias mais movimentadas do País.


Mais do que números, os resultados da pesquisa traduzem o reconhecimento da população diante do trabalho realizado em Jacarezinho sob a liderança de Marcelo Palhares – colocando o município em um novo patamar de desenvolvimento e inovação administrativa.



FONTE: ASSESSORIA

Mais de quatro mil alunos foram beneficiados com kit escolar



Contando com a presença de centenas de pessoas, a Prefeitura de Santo Antônio da Platina, através da Secretaria Municipal de Educação, disponibilizou a entrega de 4.310 kits escolares aos estudantes matriculados na rede municipal de ensino do Município, sendo 3.200 kits para as 12 Escolas e 1.110 kits para os 14 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). O investimento foi de R$ 1.000.000,00, com recursos próprios do Município.

A solenidade de entrega aconteceu na manhã do sábado, dia 26, no Ginásio de Esportes Henrique Schmidt, carinhosamente chamado de “Schmitão”. A abertura contou com o Hino Nacional Brasileiro e o Hino do Município na voz de José Chagas. Na parte externa do Ginásio, crianças, adolescentes e adultos puderam saborear algodão doce e pipoca gratuitos. A Secretaria Municipal de Educação e o Transporte Escolar disponibilizaram ônibus para levar muitos alunos e seus responsáveis até o local.


Itens do kit


Em cada kit escolar estão: pasta com elástico, cola colorida, massa de modelar, pintura a dedo, giz de cera, tinta guache, pincel, cola, lápis de cor, lápis, borracha, canetinha, apontador, régua, caneta, caderno, caderno de caligrafia, caderno de desenho, de acordo com a faixa etária dos alunos, do Maternal I e II e do Fundamental (1º ao 5º ano).


O Prefeito Gil Martins, a vice-Prefeita Terezinha Maiorky, a primeira-dama Fátima Izak e a Secretária de Educação, Lucimara, em suas falas, destacaram o importante momento para a Educação do Município. O evento contou com a presença do Deputado Estadual Cobra Repórter.



Diretores, professores e toda a equipe da Secretaria de Educação se empenharam desde a sexta (25) para que os detalhes estivessem alinhados e o acontecimento transcorresse da melhor forma possível, como o foi. Aliás, era nítida a emoção que estava estampada na face de muitos pais e estudantes.


Deputado


O Deputado Cobra, ao fazer uso da palavra, enfatizou que “nenhum município paranaense recebeu tantos investimentos do Governo do Estado, nestes sete meses, como Santo Antônio da Platina. São quase R$ 100 milhões que o Governador Ratinho Jr já anunciou e a minha função aqui é abrir as portas do Município junto ao Governo em Curitiba”. Também tomado pela emoção do momento no Ginásio, o deputado ressaltou que “estou sentindo uma grande emoção de ver tantos pais com seus filhos; considero-me até um platinense de tanto que venho aqui, até sócio da Platinense sou e fixo meu coração nesta terra, só gratidão ao prefeito Gil à Terezinha e a toda comunidade; estamos certamente, vivendo uma nova era”.


Compromisso


Gil Martins deixou bem claro que o plano de governo elaborado para dar início à campanha e agora na gestão, está sendo aplicado. “Recebemos muitas Escolas e Cmeis deteriorados, é fato comprovado, prédios sem pintura adequada, telhados com goteiras, pisos danificados e várias outras condições bem desafiadoras. Nosso plano de governo não tinha marqueteiro. Estamos cumprindo aquilo que tornamos público”.


O prefeito acrescentou que “são apenas sete meses de governo e nos orgulha olhar para estes meses e ver quanta coisa já fizemos como tenho mencionado constantemente, como as especialidades médicas disponíveis, a melhoria no Pronto Socorro, a Farmácia Municipal, a Escola Agrícola e Casa do Autista que virão pela frente, os cinco bairros que serão asfaltados, os 18 médicos que vamos nomear, enfim, a Educação recebendo os kits, em breve, os uniformes e tantas outras adequações que iremos realizar. Tudo isso é fruto de muito trabalho, compromisso assumido, responsabilidade, planejamento e transparência dos atos públicos com equipes muito comprometidas”.


Ele ainda deixou bem claro que a Prefeitura de Santo Antônio da Platina “reafirma seu compromisso com uma educação justa, inclusiva e transformadora por isso agradecemos a presença de todos os pais, alunos, professores, servidores da Educação, o deputado Cobra e os parceiros vereadores que participam deste tão importante momento”.


Estampas especiais


As capas dos cadernos foram estampadas com desenhos produzidos por alunos da Rede Municipal de Ensino. Os alunos do 4º e 5º Ano (Fundamental) participaram de um Concurso de Desenho com o Tema “Minha Cidade, Meu Futuro”, onde os Professores exploraram a história, identidade, culturas, tradições, paisagens e pontos turísticos do Município, estimulando a criatividade dos alunos. Foi escolhido um desenho de cada turma e criada uma comissão julgadora para escolher as artes vencedoras. Lucimara disse que “selecionamos 18 desenhos de nove Escolas e cada estabelecimento de ensino escolheu um desenho do 4º Ano e um desenho do 5º ano”.


Os vencedores das artes que estamparam as capas dos cadernos foram anunciados na solenidade, sendo eles: Lara dos Santos (Escola Nohêmia), Sofia F. de Toledo (Escola Sagrada Família) e Lucas de Oliveira Carneiro (Escola Ercílio Custódio). A agência cooperativa de crédito, Sicredi, através do gerente Adriano Guarini, também se fez presente oferecendo brindes aos 18 participantes do concurso e premiação aos vencedores.


Vereadores


O Legislativo platinense foi representado na ocasião pelos seguintes vereadores: Breno, Irmão Paulinho, Fabinho Galdino, Prof. Diego, Cação, Buchecha, Flavinho Maiorky e Benito.


Agradecimento


A Secretária Lucimara deixou bem clara que a entrega dos kits foi um compromisso assumido por uma Educação pública de destaque visando oferecer o que há de melhor para as crianças desenvolverem suas aptidões. “Hoje estamos vivendo uma grande conquista para todos os alunos da rede municipal de ensino de Santo Antônio da Platina. Graças ao compromisso que o Prefeito Gil Martins e a Vice-prefeita Terezinha têm com a Educação platinense, estamos entregando o tão sonhado Kit de Material Escolar a todos os nossos alunos. São materiais de excelente qualidade com o objetivo de garantir um início de semestre letivo com mais dignidade, igualdade e incentivo à aprendizagem”, destacou, acrescentando que “essa é a primeira de muitas conquistas para os alunos. Estamos vivendo um dia abençoado, muito gratificante; posso afirmar que é o dia mais especial e emocionante dos meus quase 25 anos na Educação de Santo Antônio da Platina”.


Lucimara concluiu dizendo que “parabenizamos os alunos que colocaram sua criatividade em movimento e tiveram suas artes selecionadas. Que estas lembranças simbolizem o talento, a dedicação e a beleza que expressaram nestes desenhos. Desejamos um excelente retorno às aulas e que esses materiais sejam instrumentos de muitos sonhos, descobertas e conquistas. Agradeço toda equipe da Secretaria, os departamentos da Prefeitura, professores e funcionários”.


FONTE: ASSESSORIA

Beltrão homenageia escritor mais longevo do Brasil e lança 32 novas obras de autores locais

 

Lançamento de obras, valorização de quem se dedica à literatura e apresentação de novas obras marcaram a 6ª Noite dos Escritores, realizada anualmente em Francisco Beltrão pelo Departamento de Cultura. O evento celebra o Dia do Escritor – comemorado em 25 de julho – e está no calendário de eventos do Município.

“É uma noite para mostrar os autores de Beltrão e da região, valorizando o trabalho e a dedicação de cada um em diferentes gêneros literários”, destacou a diretora de Cultura, Fran Thomaz. Na abertura, participaram a vice-prefeita Lurdinha Bertani, o prefeito de Eneas Marques, Edson Lupatini, e a presidente da Academia de Letras e Artes de Pato Branco, Eliane Somacal.

Os autores puderam apresentar suas obras, sejam pré-lançamentos, lançamentos ou pós lançamentos. Ainda receberam certificados e autografaram os livros, que agora passam para o acervo do memorial de Francisco Beltrão. Uma das marcas é a diversidade de obras, que tratam de diferentes temas e com variados estilos.

Neste ano, a Noite dos Escritores fez uma homenagem a Glauco Olinger, o escritor mais longevo do Brasil, com 102 anos. Além da dedicação à literatura, Glauco, que reside em Florianópolis, tem relação direta com a região: foi o primeiro administrador da Cango (Colônia Agrícola Nacional general Osório), responsável pela colonização do Sudoeste do Paraná, e possui obras publicadas sobre o processo de desbravar as terras da região.

A equipe do Departamento de Cultura coletou uma entrevista que vai se transformar em documentário, registrando as percepções de Glauco sobre Beltrão e a região.

Obras e autores apresentados

Pré-lançamentos
• A Casa da Vó – Onde Mora o Afeto | Agda Oliveira
• Só(S) | Guilherme Callegaro Do Nascimento
• Cantigas de Roda em Teias de Palavras | Ivo Antonio Pegoraro
• Bullying: o Monstro que Cresce no Silêncio | Leandro Zanella
• Cantigas de Roda e Brincadeiras | Lourdes Aparecida Gonçalves Baldissarelli
• Colonização e Educação no Sudoeste do Paraná (1930 – 1952) | Vilson Jaques De Oliveira E André Paulo Castanha

Lançamentos
• Mundo Das Crianças | Cassia Rafaela Baldissarelli
• Cartões Poéticos – Terceira Série | Cláudio Loes
• Tonalidades Poetrix | Cleusa Piovesan
Erotrix Sem Tabus | Cleusa Piovesan e Lorenzo Ferrari
• Recordare è Vivere | Eitor Gregório Camilotti
• O Jardim dos Sentimentos | Elizângela Ribeiro Da Silva
• A Visão é só um Detalhe: Um Quase Cego | Emerson Rocha
• Trazendo à Tona a Vida: Jornadas de Amor, Autenticidade E Liberdade | Guilherme Muniz De Souza
• Reflexões Sobre as Coisas do Cotidiano | Hermes Alencar Daldin Rathier
• Peripécias de um Aventureiro | Joceane Priamo
• Contribuições Teóricas em Linguística no Paraná – Entre Teorias E Análises | Leandra Francischett
• Mentalidade que Cura | Maitê Francini Morás Ribeiro dos Santos
• O Colégio Estadual Mário de Andrade de Francisco Beltrão – Pr (1964 -1982) | Moacir da Costa Belliato e André Paulo Castanha
• Aspectos Históricos e o Ensino de Geografia | Moacir da Costa Belliato e André Paulo Castanha
• O Instituto Nossa Senhora ea Glória e a Educação no Município de Francisco Beltrão – PR (1951-1982) | Moacir da Costa Belliato, André Paulo Castanha e Marli Terezinha Zsumlo Schlosser
• Super Herói da Luz e a Vovozinha | Sandra Lizete Dorneles Fritz
• A Trupe Delirante dos Deuses Ciganos Espaciais | Vinicius Osterer
• A Carroça: O Caminho, a Verdade e a Vida ao seu Alcance | Willians Roberto Costa
O Trem | Willians Roberto Costa
• Headshow no ar: Seja Saluz | Willians Roberto Costa

Pós-lançamento
• Manual de uso de Plantas Medicinais para Pequenos Curandeiros | Aghata Possatto
• A Oração e a Vitória do Soldado Ribeiro | Antonio Ribeiro Da Rosa
• Histórico do Bairro Alvorada | Evaristo Castanha
• Filosofia Para o Século XXI | Nestor Luiz Morgan
• Que Horas É? | Vinicius Osterer
• A Caravela: Navegando Seus Próprios Mares| Willians Roberto Costa



FONTE: PREFEITURA DE FRANCISCO BELTRÃO

De Andirá fez história na Liga dos Campeões da Europa

 

A fase regional do 5º Paraná Bom de Bola que aconteceu em Jacarezinho aconteceu no mês de maio, mas algo chamou a atenção em duas categorias pelo time de Andirá. O ex-atleta profissional Marcos Antônio Cipriano, Markão, participou da categoria sub 50+ e acompanhou ao lado do alambrado dando orientações a equipe sub 20 (que foi campeão e conquistou a vaga para a fase macrorregional).

 

Natural de Andirá, ele iniciou a carreira no Matsubara de Cambará com 13 anos. Na mesma equipe se profissionalizou e no Brasil esteve em elencos como do Bahia, Guarani, Sport, América RN, entre outros. Fora do País teve passagem pela Suíça, Itália e Rússia.

 

Foto: Divulgação da Internet

Na Rússia, jogou pelo Spartak Moscou e fez história na Liga dos Campeões (principal competição da Europa). Na temporada 2000/2001 fez 11 gols em quatro jogos na competição. “Foi uma temporada maravilhosa”, relembra.

 

Markão ainda destaca que está há 16 anos na área de esportes e tem acompanhado os atletas de Andirá nas competições. “Para os meninos é uma experiência muito grande. Reúnem vários atletas que esperam o ano inteiro para participarem do Bom de Bola”, analisa.

Carreta da Inovação leva oficinas e tecnologia a Santo Antônio do Paraíso


A partir desta terça-feira (29), o município de Santo Antônio do Paraíso recebe a Carreta da Inovação, projeto itinerante que oferece atividades gratuitas voltadas à tecnologia, ciência e empreendedorismo. A estrutura permanece na cidade até sexta-feira (1º), com programação das 9h às 12h e das 14h às 18h.

Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI


Em Santo Antônio do Paraíso, a carreta estará estacionada no Ginásio de Esportes Vitão, localizado na Avenida Deputado Nilson Ribas.

A ação é promovida pela Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (Seia), em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária, Celepar, Senai, Sesc, Senac e Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

A iniciativa busca aproximar a população de diferentes faixas etárias do universo da inovação, com oficinas, workshops, palestras e experiências práticas. Os participantes poderão conhecer de perto tecnologias como impressoras 3D, óculos de realidade virtual e ferramentas de criação digital.

Segundo o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, a proposta é ampliar o acesso ao conhecimento tecnológico no Interior. “Queremos mostrar que a inovação pode acontecer em qualquer cidade, não apenas nos grandes centros urbanos. A tecnologia tem o poder de transformar realidades”, afirmou.

Reunião para a Saúde de Pinhalão

 

O prefeito de Pinhalão, Luiz Eduardo, recebeu nesta semana o diretor da 19ª Regional de Saúde, João Lucas. Durante a conversa foram tratados temas sobre o investimento de aproximadamente R$ 2,5 milhões que o município irá receber para reformas, ampliações e veículos para o atendimento da população na área da saúde pública.



Festival de teatro do Norte Pioneiro, EnCena 2025 será de 21 a 30 de agosto

 

A 20ª edição do EnCena: Festival de Teatro, organizado pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Prefeitura de Jacarezinho, SESC Paraná e Instituto Federal do Paraná – campus de Jacarezinho, com apoio do Conjunto Amadores de Teatro (CAT) e do Centro Cultural Teatro Guaíra, acontecerá entre os dias 21 e 30 de agosto com nove espetáculos gratuitos para todas as idades.

A abertura oficial do festival será realizada no CAT de Jacarezinho com o Balé Teatro Guaíra. A companhia apresentará os espetáculos "V.I.C.A." e "Castelo", a partir das 20h. A sessão será gratuita e aberta ao público. Já na sexta-feira, 22, a sessão das 14h30 será exclusiva para estudantes da rede pública de ensino, como parte das ações de formação de plateia e mediação cultural promovidas pelo EnCena.

Além dos espetáculos teatrais, o EnCena 2025 também contará com oficinas e mesas-redondas voltadas a grupos locais e artistas em formação, promovendo qualificação, intercâmbio e fortalecimento da cadeia produtiva das artes cênicas na região. A programação do evento será diversa e gratuita, assim como foi na edição passada, e os espetáculos ocorrerão em diferentes espaços do município, como escolas, bairros e distritos rurais.

O diretor de Cultura da Proec, Fernando Bessa, destaca que o EnCena consolida-se como o maior festival de teatro do Norte Pioneiro, e a proposta deste ano é levar as apresentações a territórios descentralizados, ampliando o acesso à cultura. “Nosso objetivo é realizar um festival acessível, diverso e descentralizado. O EnCena mantém seu compromisso com a democratização do acesso aos espaços culturais, na medida em que, além de manter sua programação completamente gratuita, também a espalha por diferentes territórios e espaços de Jacarezinho”, explica.

Para o diretor de Cultura de Jacarezinho e membro da curadoria do festival, James Rios, ter a abertura do EnCena com o Balé Teatro Guaíra representa um marco para a política cultural de Jacarezinho. “É a concretização de uma articulação institucional que garante acesso gratuito à produção artística de excelência para a população do interior do Paraná", ressalta.

Segundo o diretor artístico do Centro Cultural Teatro Guaíra, Áldice Lopes, a participação da companhia no festival reafirma seu compromisso com a democratização do acesso à arte e à circulação pelo Interior do Estado. “'V.I.C.A.', criada por Liliane de Grammont, investiga o caos e a imprevisibilidade do nosso tempo. Já 'Castelo', de Alessandro Sousa Pereira, propõe uma reflexão sobre as estruturas emocionais que construímos para nos proteger e, por vezes, nos aprisionar”, explica.

A mostra completa duas décadas de existência neste ano, e a data festiva será celebrada no sábado, 23 de agosto, no Barbarril. Como parte da política de formação de plateia, esta edição terá foco especial nos estudantes das redes municipal, estadual e federal de ensino, permitindo que crianças, adolescentes e jovens possam vivenciar experiências artísticas de qualidade. A iniciativa reforça o papel da educação no estímulo à sensibilidade estética, à imaginação e à reflexão crítica. A programação completa do festival será divulgada em breve.



FONTE: AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Norte Pioneiro na rota do novo ciclo do Castrapet

Os municípios do Norte Pioneiro estão incluídos no 5º ciclo do Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná), previsto para começar neste segundo semestre. As datas ainda serão divulgadas posteriormente.

Na listagem estão: Congonhinhas, Ibaiti, Joaquim Távora, Pinhalão, Santo Antônio do Paraíso e São José da Boa Vista. “O Paraná sustentável cresce com mais esse investimento, de quase R$ 20 milhões, nesse importante programa de proteção animal, o CastraPet Paraná. Um projeto com o ideal de bem servir a população, evitando o abandono dos nossos pets”, destacou o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca.

 

Inserido no Plano Paraná Mais Cidades (PPMC), estabelecido pelo Governo do Paraná para apoiar o desenvolvimento dos municípios paranaenses, o programa teve início em 2020 e atendeu 104.378 pets desde então. A proposta contempla exclusivamente pets da população de baixa renda, de organizações da sociedade civil ou de protetores independentes. Relaciona a saúde ambiental, animal e humana por meio do controle populacional de cães e gatos através da esterilização, prevenção de zoonoses e ações de educação ambiental.


Com informações da Agência Estadual de Notícias