Deputado Tercilio Turini destaca importância do trajeto de 106 km que conecta Londrina ao Santuário de São Miguel Arcanjo

 

No jornal Operação Cidade da Rádio Cabiúna de Bandeirantes deste sábado, 30 de agosto, o destaque foi a peregrinação Caminhos dos Anjos, que tem se consolidado como um importante evento religioso e cultural no Paraná. O trajeto, que percorre 106 km entre Londrina e o Santuário de São Miguel Arcanjo, em Bandeirantes, recebeu a presença de autoridades e lideranças locais.

Estiveram presentes o deputado estadual Tercilio Turini, responsável por projetos de lei que oficializaram a peregrinação e a incluíram no calendário oficial de eventos do Paraná; o vereador presidente da Câmara de Bandeirantes, Gustavo do Té; o reitor do Santuário de São Miguel Arcanjo, Padre Rosinei Tonetti; e Walfrido Soares Barbosa, presidente e fundador da Associação Caminho dos Anjos.

Durante a entrevista, os participantes destacaram a relevância do evento para fortalecer a fé, promover o turismo religioso e valorizar a cultura local. O deputado Turini enfatizou que a oficialização da peregrinação no calendário estadual é um reconhecimento do esforço de todos os envolvidos na organização e na manutenção do trajeto.

A peregrinação Caminhos dos Anjos segue atraindo participantes de toda a região e promete continuar sendo um ponto de encontro entre espiritualidade, tradição e comunidade no Paraná.


FONTE: RÁDIO CABIÚNA

7ª Conferência Estadual das Cidades discute futuro dos municípios paranaenses

 

Curitiba foi palco, na quinta-feira (28), da abertura da 7ª Conferência Estadual das Cidades do Paraná, evento que marca um importante momento de reflexão e construção coletiva sobre o futuro urbano do Estado. A conferência reuniu cerca de mil pessoas ao longo do dia de trabalho, entre representantes da sociedade civil, gestores públicos, acadêmicos e entidades setoriais.

Com o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano – Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, o encontro estadual é uma etapa preparatória para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, prevista para ocorrer de 6 a 9 de outubro, em Brasília. A proposta é fomentar ideias e propostas que possam transformar os espaços urbanos em ambientes mais justos e resilientes.

O secretário de Estado das Cidades e presidente do Concidades-PR, Guto Silva, ressaltou em seu discurso de abertura que o avanço da urbanização em todo o mundo e no Paraná impõe novos desafios aos gestores públicos, pela mudança demográfica, o que exige uma discussão ampla com todos os setores para afinar as políticas públicas.

“O Paraná, em 2027, terá mais idosos que crianças e jovens e, em 2033, chegará ao seu ápice populacional. As pequenas cidades estão encolhendo e essa massa de população segue para as cidades-polo. Então muito que aprendemos sobre cidades precisamos rever e colocar uma lupa sobre o orçamento para atender essas novas necessidades”, disse o secretário, assinalando a importância da conferência neste processo.

Guto Silva assinalou que o Governo do Paraná já tem programas como o Casa Fácil Terceira Idade, o Rota do Progresso e Asfalto Novo, Vida Nova, que focam no envelhecimento da população e no estímulo ao dinamismo e desenvolvimento dos pequenos municípios. “Este encontro é para refletir o futuro das cidades. Proponho que a gente olhe para o indivíduo, que o Estado e o município sejam cada vez mais um prestador de serviços para o cidadão e que o orçamento possa englobar e atender essas novas necessidades que a realidade tem imposto a todo o Paraná”, disse.

DEBATES E IDEIAS – A programação do primeiro dia foi marcada por palestras de especialistas renomados, como Rosa Moura, do Observatório das Metrópoles, Madianita da Silva e Leandro Gorsdorf, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Fabiana Romanelli, consultora em sustentabilidade. Os temas abordaram desde os desafios da urbanização até estratégias para inclusão social e sustentabilidade nas cidades paranaenses.

Durante a tarde, os participantes se dividiram em grupos temáticos para analisar e priorizar propostas que serão levadas à plenária do segundo dia. O Grupo 1 teve como tema a Articulação entre os principais setores urbanos e com o planejamento das políticas públicas; o Grupo 2, Gestão estratégica e financiamento; e o Grupo 3 tratou de Grandes temas transversais. O clima foi de colaboração e escuta ativa, com representantes de diferentes regiões do Estado contribuindo com suas realidades e perspectivas.



FONTE: AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Condições de crédito incertas viram entrave na MP do Tarifaço

 

A Medida Provisória (MP) 1.309/2025 apresentada pelo governo federal como medidas paliativas ao tarifaço americano chegou ao Congresso com sinal verde, mas também com ressalvas e desconfiança do setor produtivo nacional. A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) aponta inconsistências na proposta e defende a inclusão de medidas estruturais de apoio ao produtor rural.

A proposta prevê R$ 30 bilhões em crédito, seguros e garantias para exportadores, além de medidas tributárias e compras públicas emergenciais. Entre as fragilidades, estão a falta de integração com o Plano Safra, ausência de definição sobre taxas de juros e condições de pagamento, além da dependência de fundos extraordinários fora do orçamento regular.

“O governo demonstrou rapidez para responder à crise com os Estados Unidos, mas é preciso o mesmo empenho para resolver gargalos históricos do crédito rural e do seguro agrícola. O agro não pode ser lembrado só em momentos de crise internacional. É uma ativo economicamente importante e estruturante para nossa economia”, afirmou o presidente da FPA, deputado Pedro Lupion (PP-PR).

A vice-presidente da FPA no Senado, senadora Tereza Cristina (PP-MS), reforçou a necessidade de alinhamento entre o plano emergencial e as políticas agrícolas permanentes. “É fundamental que haja integração com o Plano Safra. Precisamos garantir que essa MP venha para somar e não para piorar a situação dos produtores”, destacou.

A bancada também critica o caráter emergencial da MP, que traz soluções pontuais sem avançar em políticas permanentes de apoio ao setor, como seguro de renda, inovação e diversificação de mercados.

Para corrigir as falhas, a FPA protocolou um conjunto de emendas à medida para dar mais segurança ao texto. Entre elas:

  • compensação imediata de tributos federais;
  • homologação tácita de pedidos de restituição em até 60 dias;
  • ressarcimento em espécie de créditos de PIS/Cofins em até 30 dias;
  • IOF zero em operações de crédito e câmbio vinculadas ao programa;
  • depreciação acelerada de bens de capital para adaptação produtiva;
  • criação de modalidade de transação tributária específica para exportadores afetados.

FONTE: AGÊNCIA FPA

FESTIVAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL- Uma noite mágica pelo universo dos livros!


O Festival da Educação Infantil de Assaí encantou a todos com apresentações que deram vida aos clássicos da literatura infantil.

Personagens como Soldadinhos de Chumbo, Branca de Neve e os Sete Anões, Chapeuzinho Vermelho, A Bela e a Fera, Os Três Porquinhos, João e Maria e os queridos personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo saíram dos livros e subiram ao palco para emocionar o público presente.

O espetáculo contou com uma abertura especial dos alunos da educação infantil da APAE de Assaí.
Cada CMEI desenvolveu um projeto pedagógico em sala de aula e, nesta sexta-feira (29), os trabalhos ganharam forma com apresentações cheias de criatividade e encanto.
O Prefeito Tuti Bomtempo destacou que Assaí vive um momento de transformação, tendo a educação como principal pilar desse avanço. Ressaltou ainda que Assaí é o único município do país que contará com duas escolas municipais cívico-militares a partir de 2026: a Escola Princesa Izabel e a Escola Rotary Club.
Uma noite inesquecível que reforça a importância da educação na formação das nossas crianças!

FONTE: PREFEITURA DE ASSAÍ

Cornélio Procópio recebe a Carreta da Inovação e a Virada da Inovação

 

De 2 a 5 de setembro, a Carreta da Inovação estará em frente à UTFPR em Cornélio Procópio, oferecendo oficinas e experiências em corte a laser, óculos digitais, impressora 3D, robótica, inteligência artificial e outras tecnologias.

Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI
A programação contempla estudantes das redes municipal, estadual, particular e universitários. No dia 5/9, das 9h às 16h, a visitação será aberta a toda a comunidade.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Fabiano Santos, “este é o momento em que os alunos de toda a rede de ensino poderão conhecer de perto os recursos atuais que já estão sendo aplicados no mercado da tecnologia”.
Já a Virada da Inovação acontece entre as 19h do dia 5/9 e as 7h do dia 6/9, no hall da UTFPR. Serão 12 horas de atividades com workshops, oficinas, apresentações de cosplay, noite de jogos, montagem de impressora 3D e palestras sobre Inteligência Artificial, com a presença do secretário de Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.
A iniciativa é promovida pela Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (Seia), em parceria com a Prefeitura de Cornélio Procópio, Seti, Fundação Araucária, Celepar, Senai, Sesc, Senac e Unicentro.


FONTE: PREFEITURA DE CORNÉLIO PROCÓPIO

Andirá conquista duas medalhas de ouro no futsal do Jogos Abertos

O último domingo do mês de agosto, 31, foi dourado para as equipes de futsal de Andirá (masculino e feminino) na fase macrorregional da 67ª edição dos Jogos Abertos do Paraná (JAPS) que acontece na cidade de Jandaia do Sul. 

Com as medalhas de ouro os times garantem a vaga na fase final que acontecerá no mês de novembro na cidade de Campo Mourão.

As duas equipes conquistaram as vagas após a disputa na fase regional que aconteceu na cidade de Jacarezinho no final de junho e início de julho. A fase macrorregional envolve os campeões das etapas regionais de Cornélio Procópio, Londrina e Ivaiporã.

A primeira conquista foi do futsal masculino na manhã de domingo. No Ginásio de Esportes Osmar Panício venceu a cidade de Ivaiporã por 8x4. No sábado a equipe também conquistou o placar de 4x1 sobre a cidade de Rolândia.

No início da tarde, as meninas de Andirá entraram na quadra do Ginásio de Esportes Osmar Panício contra a cidade de Jandaia do Sul e o placar de 8x1 carimbou o título. Pelo caminho vitória sobre a cidade de Cambé (3x1) e Ivaiporã (4x1).

 

Os Jogos Abertos do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (SEES), em parceria com as prefeituras dos municípios-sede. A edição de 2025 reúne mais de 13,2 mil pessoas entre atletas e dirigentes, consolidando a competição como uma das maiores e mais relevantes do calendário esportivo paranaense.


Governo oficializa novo território turístico para potencializar atividade na região Oeste

 

A Secretaria de Estado do Turismo (Setu) implantou oficialmente nesta quinta-feira (28) o Território Turístico Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu, em solenidade em Foz do Iguaçu, destacando a diversidade natural, cultural e de lazer que a região Oeste oferece. O Parque Nacional do Iguaçu, com a imponência das Cataratas, e a Usina Hidrelétrica de Itaipu colocam o território entre os destinos mais procurados do Paraná.

Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu passa, agora, a integrar oficialmente o programa “18 Territórios, um só destino”, do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria do Turismo. A iniciativa busca descentralizar e valorizar o potencial turístico do Interior, mapeando e organizando roteiros, apoiando eventos, capacitando agentes locais e incentivando Parcerias Público-privadas.

Localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, o Território combina belezas naturais, rica gastronomia, atrações culturais e infraestrutura turística em nível de excelência. O Lago de Itaipu, que se estende de Foz do Iguaçu a Guaíra, atravessa os municípios que o margeiam, reforça a característica hídrica da região, com rios, cataratas e lago.

Entre as opções de lazer estão passeios de pesca, balneários de água doce, turismo em áreas de parques naturais, cicloturismo e experiências culturais que despertam todos os sentidos, incluindo música, gastronomia típica e produtos locais.

O secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos, definiu a oficialização deste território como um marco para o turismo paranaense. “Ao integrar 20 municípios em uma estratégia conjunta, potencializamos nossas riquezas naturais e culturais, promovendo o desenvolvimento econômico sustentável e fortalecendo a identidade turística da região”, afirmou. “Este é um passo fundamental para descentralizar e valorizar o potencial do nosso Interior, consolidando o Paraná como um destino de classe mundial."

MUNICÍPIOS – O território abrange 20 municípios: Céu Azul, Diamante do Oeste, Entre Rios do Oeste, Foz do Iguaçu, Guaíra, Itaipulândia, Marechal Cândido Rondon, Matelândia, Medianeira, Mercedes, Missal, Pato Bragado, Ramilândia, Santa Helena, Santa Tereza do Oeste, Santa Terezinha de Itaipu, São José das Palmeiras, São Miguel do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu e Terra Roxa.

Para o secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Jin Bruno Petrycoski, o município é catalisador de visitantes. “A complementaridade entre Foz do Iguaçu e municípios vizinhos é fundamental para que o turista permaneça mais tempo no Paraná, na região Oeste e em Foz”, disse. “A importância dessa visão macrorregional, impulsionada pelo governo estadual, exige que a região discuta ações que beneficiem o todo”.

A Instância de Governança Regional (IGR) responsável pelo Território é a Adetur Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu, presidida por Sandra Finkler. Segundo ela, a presença da secretaria estadual do Turismo fortalecerá a união com prefeituras, órgãos públicos e empresários.

“Trabalhar o território como um todo é fundamental e nos remete ao início, quando discutimos a regionalização através das IGRs. O conceito de território é mais amplo e mostra à comunidade a importância do trabalho conjunto. Estamos comprometidos em unir esforços com o Governo do Estado para alcançar esse objetivo", afirmou.

PROGRAMA – A implantação dos territórios turísticos foi viabilizada pelo Decreto nº 10.256/2025, que institui a “Declaração de Atrativo de Relevante Interesse Turístico”, ferramenta que permite a destinação de recursos estaduais para infraestrutura, investimentos públicos em empreendimentos privados de relevância turística e desburocratização dos processos de fomento.

PRESENÇA – Participaram do evento os prefeitos de Santa Terezinha de Itaipu, Antônio Luiz Bendo; de Guaíra, Gileade Gabriel Osti; de Ramilândia, Edson dos Santos; de Serranópolis do Iguaçu, Gilberto Marsaro; de Santa Tereza do Oeste, Amarildo Rigolin; de Matelândia, Gabriel Cadini, e de Medianeira, Antonio França,  além de autoridades regionais e empreendedores do setor de turismo.


FONTE: SECRETARIA DE TURISMO

Teste do olhinho deve ser repetido três vezes ao ano até os 3 anos

 

A maioria das mães sente alívio quando o bebê, ainda na maternidade, recebe resultado normal após passar pelo teste do olhinho. O que nem todo mundo sabe é que o exame, rápido e indolor, ainda precisa ser repetido pelo menos mais três vezes todos os anos até que a criança complete 3 anos.

“Não acabou ali na maternidade. Pelo contrário, só começou ali. Ao longo do primeiro ano, são pelo menos três novos testes, além desse da maternidade. Isso até a criança completar 3 anos”, reforçou a presidente do 69º Congresso Brasileiro de Oftalmologia, Luisa Hopker.

Em entrevista à Agência Brasil, a médica explicou que o teste do olhinho funciona como uma espécie de rastreio para doenças como catarata congênita, glaucoma congênito e retinoblastoma, mas não detecta erros de refração como miopia, hipermetropia e astigmatismo.

“Ele só vai identificar se aquela criança precisa ou não ir com urgência para o oftalmologista.”

Exame completo 

Luisa lembrou que uma diretriz da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica recomenda, além do teste do olhinho feito pelo pediatra, um exame oftalmológico completo, feito por um especialista, entre 6 e 12 meses de idade e, novamente, aos 3 anos. 

“Esse é o principal exame oftalmológico que deve ser realizado durante a infância porque ele consegue detectar vários problemas que ainda estão a tempo de serem tratados.”

“Nesse exame completo, aos 3 anos de idade, você consegue medir a visão por meio do exame de acuidade visual. Você consegue ver se essa criança tem estrabismo ou não, consegue fazer avaliação do grau com a pupila dilatada e consegue fazer o exame do fundo do olho pra ver se está tudo bem com a retina”, completou.

A médica alertou que a maioria dos problemas oftalmológicos na infância não apresenta sinais e sintomas. Por esse motivo, manter a rotina de consultas da criança é a melhor estratégia para pais e cuidadores. 

“Olho preguiçoso não dá nenhum sintoma. Grau alto de hipermetropia, na maioria das vezes, não dá nenhum sintoma. Grau alto de miopia, muitas vezes, não dá nenhum sintoma. É algo que faz com que a gente fique preocupado porque, se não dá sintoma,  não tem como você detectar a não ser examinando.”

“Muita gente ainda tem aquele conceito: ‘Meu filho não está batendo na porta na hora que anda, não está tropeçando’. Mas esses são sinais que, quando aparecem, por causa de uma doença oftalmológica, já está tudo muito grave. A gente não espera esse tipo de sintoma pra ir ao oftalmologista”, concluiu. 


FONTE: Paula Laboissière - Enviada especial - AGÊNCIA BRASIL

Novo território turístico reúne 24 municípios e valoriza atrativos da região de Campo Mourão

 

O município de Campo Mourão foi sede, nesta sexta-feira (29), da solenidade em que a Secretaria de Estado do Turismo (Setu) implantou oficialmente o Território Turístico Ecoaventuras, Histórias e Sabores. A iniciativa visa valorizar o patrimônio histórico, natural e gastronômico de 24 municípios da região, estimulando o turismo sustentável e experiências culturais únicas.

Com a oficialização, a região turística passa a integrar o programa “18 Territórios, um só destino”, do Governo do Estado, desenvolvido pela Setu e que busca descentralizar e valorizar o potencial turístico do Interior do Paraná, mapeando e organizando roteiros, apoiando eventos, capacitando agentes locais e incentivando Parcerias Público-privadas.

O território “Ecoaventuras, Histórias e Sabores” abrange os municípios de Altamira do Paraná, Araruna, Barbosa Ferraz, Boa Esperança, Campina da Lagoa, Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Engenheiro Beltrão, Farol, Fênix, Goioerê, Iretama, Janiópolis, Juranda, Luiziana, Mamborê, Moreira Sales, Nova Cantu, Peabiru, Quarto Centenário, Quinta do Sol, Rancho Alegre D’Oeste, Terra Boa e Ubiratã.


“A implantação do Território Ecoaventuras, Histórias e Sabores em Campo Mourão é um passo estratégico e fundamental na nossa visão de descentralizar e valorizar o potencial turístico do Interior do Paraná”, afirmou o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos.

"Essa iniciativa, parte integrante do programa ‘18 Territórios, um só destino’, não só mapeia e organiza roteiros inéditos, mas também reforça o nosso compromisso inabalável com o desenvolvimento econômico sustentável em 24 municípios do Noroeste. Estamos abrindo novas frentes de oportunidades, gerando renda e promovendo as experiências autênticas que só o nosso Estado pode oferecer, validando o trabalho incansável de todos os agentes locais e consolidando o Paraná como um destino turístico completo e diversificado”, enfatizou Paranhos.

ATRATIVOS - Entre os principais atrativos do território estão edificações religiosas e peregrinações da Rota da Fé, especialmente a partir de Campo Mourão, além de experiências gastronômicas reconhecidas, como a Festa do Carneiro no Buraco. O turismo rural também se destaca com pousadas e hotéis com fontes termais, enquanto o turismo equestre proporciona cavalgadas em diferentes municípios.

O território ainda abriga unidades de conservação importantes, como a Estação Ecológica do Cerrado, em Campo Mourão, dedicada a atividades de educação ambiental, e o Parque Estadual de Vila Rica do Espírito Santo, em Fênix, refúgio de flora e fauna e com patrimônio arqueológico ligado a comunidades jesuíticas espanholas. O histórico Caminho do Peabiru completa o território, oferecendo oportunidades de caminhadas, reflexões e contato direto com a natureza.

"O turismo é a força mais bonita e valiosa do Paraná e do Brasil. Ele transforma, fomenta emprego, apoia famílias e impulsiona o comércio local, gerando renda e fortalecendo tudo ao nosso redor”, afirmou a vice-prefeita de Campo Mourão, Maria de Fátima Claro Nunes.

A coordenadora-geral da Instância de Governança Regional Ecoaventuras, Histórias e Sabores, Deviani Paz, disse que o movimento que valoriza as riquezas e atrativos do Interior do Paraná é pioneiro. “Esse fortalecimento entre os prefeitos, empreendedores, secretários estaduais e diretores de turismo, junto com o pessoal do artesanato e da agricultura familiar, vai levar muitos frutos para o desenvolvimento sustentável do turismo aqui na região”.

PROGRAMA – A implantação dos territórios foi viabilizada pelo DecretoEstadual nº 10.256/2025, que institui a “Declaração de Atrativo de Relevante Interesse Turístico”, ferramenta que permite a destinação de recursos estaduais para infraestrutura, investimentos públicos em empreendimentos privados de relevância turística e desburocratização dos processos de fomento.

PRESENÇAS - O evento contou com a presença dos prefeitos João Douglas Fabrício, de Campo Mourão; Same Saab, de Iretama, que também preside a Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam); Elza Aparecida da Silva, de Altamira do Paraná; Gustavo França, de Araruna; Carlos Rosa, o "Caixão", de Barbosa Ferraz; Padre Gianny, de Campina da Lagoa; Alexandre Donato, o "Xandão", de Corumbataí do Sul; Oclesio Meneses, de Farol; Pedro Coelho, de Goioerê; Eides Guedes, de Janiópolis; Joelma Demeneck, de Juranda; Edson Liss, de Luiziana; Sebastião Martinez, de Mamborê; Luiz Volpato, de Moreira Sales; Marcos Lopes, de Peabiru; Wilson Akio Abe, de Quarto Centenário; Leonardo Romero, de Quinta do Sol; Maria Prestes, de Terra Boa; e Fábio Dalécio, de Ubiratã; além dos vice-prefeitos Suziane Faquim, de Janiópolis; e José Corchak, de Mamborê.



FONTE: AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Handebol feminino de Uraí conquista título no Jogos Abertos

A vaga para a fase final da 67ª edição dos Jogos Abertos do Paraná (JAPS) que acontecerá no mês de novembro em Campo Mourão já está garantida para a equipe de handebol feminino de Uraí. O título aconteceu neste sábado, 30 de agosto, na fase macrorregional que acontece na cidade de Jandaia do Sul.

 Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI

A caminhada da equipe iniciou na fase regional que aconteceu na cidade de Jacarezinho no mês de julho. Na ocasião foram duas vitórias sobre a equipe de Ribeirão do Pinhal (30x15 e 25x17).

 

Na tarde deste sábado, a equipe de Uraí entrou na quadra do Ginásio de Esportes Eduardo Vida Leal em Jandaia do Sul. A vitória por 39x14 sobre as donas da casa possibilitou a medalha de ouro.

 

Os Jogos Abertos do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (SEES), em parceria com as prefeituras dos municípios-sede. A edição de 2025 reúne mais de 13,2 mil pessoas entre atletas e dirigentes, consolidando a competição como uma das maiores e mais relevantes do calendário esportivo paranaense.

Em busca de recursos federais na área de Turismo

O município de Ribeirão Claro esteve presente numa reunião em Brasília nesta semana com o Ministro do Turismo, Celso Sabino, em busca de recursos na área. Estiveram presentes o prefeito Lisandro Baggio, o vice-prefeito, Edinho, o Secretário Municipal de Turismo, Rafael Néia, e o Secretário de Assistência Social, Vítor.

Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI

“Discutimos emendas importantes para eventos que fazem a nossa cidade brilhar, como a Marcha para Jesus, o aniversário da cidade, a Fescafé e o Natal Luz”, comenta o prefeito Lisandro Baggio.

Prefeita Izilda recebe Chefe do Núcleo Regional de Educação

Na manhã desta quinta-feira (28), a prefeita Izilda Rodrigues recebeu em seu gabinete representantes do Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho. Durante a reunião, foram discutidos a redução da carga horária no Colégio João Marques da Silveira, atos obrigatórios das instituições de ensino de Quatiguá e outros assuntos de grande relevância para o setor educacional do município.


Estiveram presentes a Chefe do Núcleo, Ana Maria Molinis, o Coordenador de Estrutura, Odirlei Silva, a Técnica Administrativa, Graziele Fernandes, além da Secretária Municipal de Educação de Quatiguá, Marilei Tikle.

“O diálogo constante com o Núcleo Regional de Educação é fundamental para alinharmos estratégias e garantir avanços na educação de Quatiguá”, ressaltou a prefeita Izilda Rodrigues.

Governo integra Terra dos Pinheirais ao programa que valoriza potenciais turísticos

 

A Secretaria de Estado do Turismo do Paraná (Setu) oficializou na sexta-feira (22), em Prudentópolis, a integração da região da Terra dos Pinheirais ao programa estadual "18 Territórios, Um Só Destino". A iniciativa visa impulsionar o desenvolvimento econômico local e regional por meio do turismo sustentável, valorizando as identidades únicas do Estado.

O Território Terra dos Pinheirais é composto por 11 municípios: Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Guarapuava, Imbituva, Inácio Martins, Irati, Mallet, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares. A estratégia busca transformar as singularidades de cada local em produtos turísticos consolidados.

O secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos, ressaltou a importância da iniciativa. “Cada um dos 18 territórios do Paraná possui uma identidade única e um potencial turístico inexplorado. Com o programa, estamos transformando essas singularidades em produtos turísticos consolidados, gerando desenvolvimento local e regional. A Terra dos Pinheirais, com sua riqueza natural e cultural, é um exemplo perfeito desse esforço”, disse.

A Terra dos Pinheirais alia florestas de araucária e paisagens como as Cachoeiras Gigantes de Prudentópolis a uma rica herança cultural das influências ucraniana, polonesa, italiana e alemã. Museus, gastronomia, o Roteiro Terra da Cevada em Guarapuava, templos religiosos, eventos, agroindústrias e opções de hospedagem, incluindo a fonte sulfurosa de Mallet, sustentam seu potencial turístico.

“Ser incluído no Território Terra dos Pinheirais é muito bom para Prudentópolis e para toda a região. Temos estrutura, belezas naturais e a cultura ucraniana, e vamos continuar lutando para fortalecer nosso território. Precisamos mostrar Prudentópolis no Paraná, ao Brasil e ao mundo”, disse Adelmo Klosowski, prefeito de Prudentópolis, município anfitrião do evento.

Presidente da Agência de Desenvolvimento da Região Centro-Sul do Paraná (Adecsul), Murilo de Lima enfatizou a importância da colaboração territorial. “Queremos unir essa grande teia de cidades em um único território turístico e, com isso, fortalecer o desenvolvimento regional.” De acordo com ele, a expectativa é que a integração formal fomente novos investimentos e oportunidades para o setor turístico na região.

PROGRAMA – Com o programa “18 Territórios, Um Só Destino”, a Secretaria do Turismo busca descentralizar e valorizar o potencial turístico do Interior, mapeando e organizando roteiros, apoiando eventos, capacitando agentes locais e incentivando parcerias público-privadas.

A implantação dos territórios foi viabilizada pelo Decreto nº 10.256/2025, que institui a “Declaração de Atrativo de Relevante Interesse Turístico”, ferramenta que permite a destinação de recursos estaduais para infraestrutura, investimentos públicos em empreendimentos privados de relevância turística e desburocratização dos processos de fomento.

PRESENÇAS – Também participaram do evento Rosangela Virmond, vice-prefeita e Secretária de Turismo de Guarapuava; Beatriz Juarez, primeira-dama de Prudentólis; Ivanor Muller, prefeito de Teixeira Soares; Bertoldo Rover, prefeito de Imbituva; Leandro Jasinski, prefeito de Rio Azul; Emiliano Augusto Rocha Gomes, prefeito de Irati; Cláudio Michalczuk, presidente da Câmara Municipal de Prudentópolis; o capitão Walla Schneider, comandante da 4ª Companhia da Polícia Militar; e Edson Macohon, diretor do Campus da Unicentro em Prudentópolis.

Japira apresenta projeto na área do turismo

O prefeito de Japira, Hariel Fogaça, esteve recentemente com o Secretário Estadual de Turismo, Leonaldo Paranhos, para apresentar pessoalmente um dos projetos que está sendo desenvolvido na área de turismo e lazer.

“Sabemos que nossa região ainda não é um grande polo turístico, mas justamente por isso estamos trabalhando com dedicação para desenvolver Japira e fortalecer o potencial turístico local”, argumenta o prefeito Hariel.

Saúde reforça vacinação contra sarampo para jovens de 20 a 29 anos

 

A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) reforçou, nesta quinta-feira (28) a importância da vacinação contra o sarampo, especialmente para a população de 20 a 29 anos, além de intensificar a busca ativa por crianças que ainda não receberam a segunda dose. A medida tem caráter preventivo diante do aumento expressivo de casos em países da América do Sul e do risco de reintrodução da doença pelas fronteiras com Argentina e Paraguai. Além disso, há a proximidade com a Bolívia, que faz fronteira com os três países e vive um surto da doença.

Para alinhar estratégias, a Divisão de Imunização da Secretaria promove nesta sexta-feira (29) uma reunião com representantes municipais de imunização, vigilância epidemiológica e atenção primária, reforçando orientações diante do cenário regional.

“A doença está cercando o Brasil e o Paraná. Mesmo com a maior cobertura vacinal de tríplice viral do país, precisamos manter vigilância constante e ampliar a proteção. Por isso, estamos fazendo esse apelo a jovens adultos, que foram os mais afetados no último surto”, explicou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Paraná. Cidades de fronteira, como Foz do Iguaçu, e regiões estratégicas, como a área portuária no Litoral, estão entre os pontos de maior atenção da Sesa.

REFERÊNCIA EM VACINAÇÃO - O Paraná não registra casos de sarampo desde 2020 e é o estado com a maior cobertura vacinal de tríplice viral em segunda dose do Brasil, com 79,80%, superando São Paulo (79,50%), Distrito Federal (79,24%) e Minas Gerais (78,82%). Para a primeira dose, o Paraná figura entre as cinco melhores coberturas do país, com 93,43%.

Em novembro de 2024, o Brasil recebeu novamente a certificação de país livre de sarampo, após enfrentar a reintrodução da doença em 2018. Atualmente, segundo o Ministério da Saúde, há 24 casos registrados no país, todos importados.

SURTO - De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as Américas (do Sul, Norte e Central) registraram 7.132 casos de sarampo entre janeiro e junho deste ano, com 13 mortes, número 29 vezes maior que o mesmo período de 2024, quando haviam sido contabilizados apenas 244 casos. Na América do Sul, a Bolívia vive um surto, com mais de 270 ocorrências; a Argentina soma 34 casos e o Paraguai, 21.



FONTE: SESA

Em solenidade marcada por muita emoção, 234 alunos se formam no Programa PROERD em Andirá

 

A Prefeitura Municipal de Andirá, por meio da Secretaria de Educação, e o Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária “Cel. Anselmo José de Oliveira” realizaram, no dia 19 de agosto, a formatura de 234 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental – das escolas municipais e da escola particular – que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), uma iniciativa da Polícia Militar em parceria com as instituições. A cerimônia ocorreu no Ginásio de Esportes José Elis Feliciano (Morcegão) e foi marcada por muita emoção e participação das famílias.
A solenidade celebrou a conclusão de um ciclo de 10 aulas, ministradas ao longo de quatro meses pelo Instrutor e Educador Social Proerd, Sargento José Aparecido da Cunha, com foco na prevenção ao uso de drogas, na promoção da cidadania e no fortalecimento dos vínculos entre escola, família e comunidade. A prefeita de Andirá, Ednyra Aparecida Sanches Bueno de Godoy Ferreira e o vice- prefeito, Sérgio Osório Resende (Xula); o Subtenente Fernando Felipe Caldeira, comandante do 3º Pel./4ª Cia./BPEC; vereadores representantes do Poder Legislativo; Secretários Municipais; a Secretária de Educação, Profª Rosilene Marques Fernandes Faria; e a coordenadora pedagógica do Proerd no município, Profª Kediller Feliciano, entre outras autoridades, prestigiaram a formatura, destacando o papel do programa na construção da consciência crítica e na promoção da cidadania.


Além da entrega de certificados e premiações, outro momento especial foi a chegada do Leão D.A.R.E., mascote do Proerd, que encantou e animou o público presente. O evento contou com música, discursos e diversos registros fotográficos dos momentos da festa coletiva.
As escolas municipais participantes da cerimônia foram a Escola Municipal Ana Nery; Escola Municipal Arco Íris; Escola Municipal Cívico Militar Criança Feliz; Escola Municipal Pingo de Gente; Escola Municipal Professor Michel Kairalla; Escola Municipal Santa Inês; e a escola particular Ecel Nova Geração.
FONTE: TIAGO DEDONÉ - GAZETA 369

Francisco Beltrão está entre as cidades mais competitivas do Brasil

 

Francisco Beltrão foi apontado como uma das cidades mais competitivas do país, segundo o Ranking de Competitividade dos Municípios. O levantamento coloca o município na 42ª posição entre todas as cidades brasileiras e em 15º lugar na região Sul.


Entre os destaques de Beltrão estão o funcionamento da máquina pública, onde aparece em 12º lugar nacionalmente, a qualidade da educação (30º) e o fortalecimento das instituições (22º). A cidade também obteve boa colocação nos quesitos saúde (76º) e sustentabilidade fiscal (86º).

O prefeito Antônio Pedron avaliou o resultado como reflexo do planejamento e da eficiência na gestão municipal. “Esse é um indicador importante porque mede o quanto as políticas públicas estão sendo executadas de maneira adequada, além de atrair novos investimentos. Competitividade também significa qualidade de vida para a população”, afirmou.

O ranking considera 100 indicadores divididos em áreas estratégicas, como infraestrutura, sustentabilidade social e ambiental, inovação, capital humano, segurança pública, educação e eficiência da gestão. A iniciativa é realizada pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a consultoria Tendências, a Gove e a Seall.


FONTE: RBJ