Cartilha infantil do Corpo de Bombeiros reforça a cultura de prevenção a incêndios

 

A cultura da prevenção é um dos caminhos mais eficazes para reduzir os incêndios florestais que, em sua maioria, têm origem na ação humana. A cartilha “Turma dos Guardiões da Floresta”, voltada ao público infantil, foi atualizada e ganhou dois novos personagens: ‘Gio, o bugio’ e ‘Seu José’, o brigadista do Senar, que se juntam à mascote Curi (curicaca), ao Quati João, à Labareda (tamanduá brigadista do Ibama/Prevfogo) e à Mandinha (abelha mandaçaia).

A publicação foi lançada em 2024 pelo Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), em parceria com a Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre) e outras instituições.

A capitã Luisiana Guimarães Cavalca, chefe da Comunicação do CBMPR e autora dos textos da cartilha, destaca o impacto positivo da iniciativa. “Eu acredito que o impacto desse tipo de material em comunidades rurais, em parceria com ações que expliquem ainda mais as consequências dos incêndios, pode ser muito positivo na prevenção. Como 90% dos incêndios são causados por seres humanos, a prevenção é possível. Se mudarmos a conduta desde a infância, conseguimos mudar o futuro”, afirma.

Com uma linguagem simples e ilustrações atrativas, o material é direcionado a crianças de até 10 anos, que são convidadas a fazer parte da Turma dos Guardiões da Floresta e a assumir a missão de proteger o meio ambiente. A iniciativa busca sensibilizar não apenas os pequenos, mas também suas famílias, criando uma cadeia de conscientização a curto, médio e longo prazo.

A versão impressa da cartilha vem sendo distribuída em escolas e comunidades de todo o Estado. A versão digital está disponível para reprodução AQUI. De acordo com a capitã, a ideia é que nos próximos anos o material seja ampliado em parceria com a Secretaria de Educação, fortalecendo a educação ambiental desde a infância.

Confira dicas de prevenção a incêndios florestais divulgadas na cartilha:

- Não coloque fogo em lixo ou restos vegetais;

- Faça a destinação correta dos resíduos;

- Nunca solte balões, prática que além de perigosa é crime;

- Se fizer fogueira, certifique-se de que ela esteja totalmente apagada;

- Em acampamentos, utilize locais adequados para cozinhar e descarte corretamente as brasas;

- Evite jogar bitucas de cigarro em áreas de vegetação.



FONTE: AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Carreta Saúde da Mulher fará atendimentos em Conselheiro Mairinck

 

A Carreta Saúde da Mulher chega Conselheiro Mairinck no dia 06 de outubro onde permanece até o dia 11 de outubro. Serão realizadas ultrassonografias de mama, transvaginal e de tireoide, além do exame preventivo Papanicolau, todos destinados a mulheres de 25 a 69 anos.

Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI


Também estarão disponíveis mamografias, sendo a diagnóstica (mais detalhada) direcionada a mulheres de 40 a 50 anos e a de rastreamento para aquelas entre 50 e 69 anos, conforme critérios estabelecidos para garantir maior efetividade na prevenção e no diagnóstico precoce de doenças.

Jacarezinho anuncia parceria inédita com empresa indiana de inteligência artificial

 

A Prefeitura de Jacarezinho, representada pelo prefeito Marcelo Palhares firmou uma parceria inovadora com a Accelero AI, empresa indiana especializada em soluções de inteligência artificial para prefeituras. O acordo prevê a implantação de um projeto piloto de atendimento ao cidadão por meio de IA, sem custos iniciais para o Município.

Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI

A iniciativa foi articulada durante missão oficial em Mumbai, na Índia, onde Palhares esteve acompanhado do deputado estadual Marcelo Rangel, do CEO da Câmara Indo-Brasileira Paulo Azevedo, e do presidente do Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro (SRI-NP) Leandro Lima, que tem atuado de forma estratégica para aproximar Jacarezinho e região de centros tecnológicos internacionais.


O projeto permitirá ao município testar ferramentas que automatizam processos, agilizam atendimentos e ampliam a comunicação entre prefeitura e população, representando um avanço significativo na modernização da gestão pública.


“Jacarezinho mais uma vez se consolida como referência em inovação no Paraná, e agora damos mais um passo histórico. Estamos trazendo tecnologia de ponta, que vai melhorar a vida das pessoas, facilitar o acesso aos serviços e colocar o cidadão no centro da gestão pública. Nossa missão é testar essa ferramenta em Jacarezinho e posteriormente expandir para os demais municípios”, afirmou Palhares.


O presidente do SRI-NP, Leandro Lima, destacou que o acordo reforça o papel de Jacarezinho como polo de inovação no Norte Pioneiro. “Estamos conectando a cidade a soluções globais e criando oportunidades para transformar a gestão pública em algo mais eficiente e acessível. Essa parceria é um marco e pode servir de modelo para outros municípios do Paraná e do Brasil”. 



Além da Accelero AI, a comitiva também firmou parceria institucional com o Indian Institute of Democratic Leadership (IIDL), ligado à organização Rambhau Mhalgi Prabodhini (RMP International). O acordo – Memorando de Entendimento (MOU) prevê programas de intercâmbio e formação de lideranças para gestores públicos, abrangendo áreas como tecnologia, políticas públicas, educação e planejamento estratégico.


O IIDL, se trata de uma instituição de prestígio internacional, que já formou inúmeros políticos e gestores na Índia. Entre os ex-alunos do instituto está o atual primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, reconhecendo o instituto como referência na formação de quadros públicos.


É Jacarezinho reforçando mais uma vez o seu protagonismo regional, se posicionando entre as cidades brasileiras que mais investem em inovação.



FONTE: ASSESSORIA

Paraciclista paranaense Luís Carlos Steffens conquista pódio no Giro de Hernandarias, no Paraguai



O paraciclista paranaense Luis Carlos Steffens participou, no último fim de semana, da nona edição do Giro de Hernandarias, tradicional evento por etapas realizado na cidade de Hernandarias, no Paraguai. Competindo na categoria Open Masculino, Steffens conquistou a terceira colocação geral, após enfrentar três provas desafiadoras entre sábado (27) e domingo (28).


No sábado pela manhã, a primeira prova foi de estrada (resistência), em um circuito com duas voltas marcado por vento muito forte, que dificultou o desempenho dos atletas. Luis chegou a integrar uma fuga inicial, mas enfrentou problemas com o abastecimento de água e perdeu contato com o grupo da frente, finalizando a prova em 3º lugar na categoria.


Ainda no sábado, no período da tarde, disputou o contrarrelógio individual — cerca de 13 km no total — e obteve o segundo melhor tempo da categoria, encurtando a diferença na classificação geral, mas ainda mantendo a terceira colocação.


No domingo pela manhã, enfrentou a última etapa: um circuito técnico de 46 km, com curvas fechadas e trechos molhados pela chuva da madrugada. Apesar das dificuldades, Steffens manteve um ritmo forte e cruzou a linha de chegada em 4º lugar, consolidando o 3º lugar geral na categoria Open Masculino.



"Foi uma competição muito dura, mas extremamente importante no meu processo de preparação para o Mundial de Paraciclismo, que acontece em outubro. Estou feliz com o desempenho e sigo focado na evolução", destacou o atleta.


Steffens já participou de diversas edições anteriores do Giro de Hernandarias e reforça a importância do evento no calendário sul-americano como preparação para provas de alto nível técnico. Ele corre pela Associação dos Paratletas de Cascavel (APAC) e conta com o apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (Proesporte) e o patrocínio da Copel.


FONTE:  ASSESSORIA


FOTOS: Javier Yua

Deputada Maria Victoria fala sobre a importância de prioridades nos mandatos em encontro de vereadoras

 

A deputada Maria Victoria (PP) participou nesta terça-feira (30), em Curitiba, do Encontro Estadual de Vereadoras do Paraná e destacou a importância da definição de prioridades e bandeiras claras, que orientem o trabalho parlamentar e aproximem as vereadoras das reais necessidades da população.

A parlamentar reforçou que a política é a melhor ferramenta para transformar a sociedade e melhorar a vida de quem mais precisa. “Construir bandeiras sólidas é o caminho para alcançar resultados concretos”, disse.

O encontro foi organizado pela Associação das Vereadoras do Paraná, presidida pela vereadora de Foz do Iguaçu, Anice Nagib Gazzaoui (PP). A Associação paranaense é a primeira entidade criada com o objeto de reunir vereadoras no Brasil.

Segundo Maria Victoria, as câmaras municipais podem ser espaços de transformação, desde que as vereadoras identifiquem as demandas mais urgentes de suas comunidades e as transformem em bandeiras de luta. “Ter clareza de propósito e assumir compromissos reais é o que nos permite fazer a diferença”.

Bandeiras

No terceiro mandato na Assembleia Legislativa, Maria Victoria compartilhou sua experiência de 10 anos de vida pública, detalhou conquistas e suas áreas de atuação com foco nas crianças, famílias, mulheres, inovação e desenvolvimento econômico.

A deputada explicou como ocorreu o processo de iniciar, em 2015, os debates sobre doenças raras no Paraná. “Fomos a primeira Assembleia Legislativa a discutir e aprovar leis sobre o tema”, frisou.

Maria Victoria é autora de 10 leis aprovadas e sancionadas entre elas a Lei do Fevereiro Lilás e da ampliação do teste do pezinho. E há outros cinco projetos de lei que tratam da temática em tramitação na Assembleia.

“Uma das nossas maiores conquistas é o Hospital da Criança de Maringá, uma unidade pediátrica de referência com Ambulatório de Genética, preparada para atender famílias de Maringá de toda a região”, pontuou.

A deputada também falou sobre a atuação na Frente Parlamentar da Primeira Infância, a articulação junto ao Governo do Estado para implantar o inglês nas escolas municipais e a criação de legislações que estimulem investimentos em inovação e energia renovável.

“Trabalhamos para garantir desenvolvimento, geração de emprego e melhoria na qualidade de vida das pessoas”, ressaltou.

Voluntariado

A deputada também apresentou as iniciativas do Conselho de Ação Solidária e Voluntariado da Assembleia Legislativa. Braço do Poder Legislativo que coordena campanhas de arrecadação e iniciativas de solidariedade em parceria com entidades e outros órgãos.

“Coloco a experiência do Conselho da Assembleia à disposição das Câmaras Municipais, podemos firmar parcerias para levar programas e projetos à todas as regiões”, ressaltou.


FONTE: ASSESSORIA

Barreado encanta público no estande do Viaje Paraná em feira de turismo em Buenos Aires

 

Quem participa da Feira Internacional de Turismo (FIT América Latina), em Buenos Aires, na Argentina, depara-se com um prato popular e tradicional dos paranaenses. O Viaje Paraná, órgão de promoção turística do Governo do Estado, está no evento e, entre materiais e coexpositores, promove sessões de degustação do barreado aos visitantes no seu estande.

Prato típico do Litoral do Paraná, o barreado é parte da cultura caiçara. Ele é feito tradicionalmente com carne bovina cozida em panela de barro, até o ponto de desmanche, misturada na sequência com farinha até formar um pirão, e finalizado com banana. Na feira internacional, a iguaria foi preparada pelo chef João Scalzo e lotou o estande do Viaje Paraná em três dias de evento.

Entre o público estrangeiro, os feebacks foram majoritariamente positivos: “Muy rico”, “combinacion perfecta” e “delicioso”. Além da história e do modo de preparo da iguaria – exclusividades que resultaram no reconhecimento do INPI com a certificação de Identidade Geográfica –, o que mais chamou atenção dos visitantes foi a combinação entre os ingredientes.

O barreado é um dos 21 produtos paranaenses com selo de Indicação Geográfica (IG), concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial. O reconhecimento comprova tanto a qualidade do prato quanto a originalidade de sua produção feita, exclusivamente, no Litoral paranaense. Além dele, no estande do Viaje Paraná na FIT em Buenos Aires teve degustação do Café de Carlópolis (originário do Norte Pioneiro), que também é um produto paranaense com selo de IG.

“É muito bom, nunca havia experimentado um prato como esse. Se eu pudesse definir em poucas palavras, diria que é delicioso, bem saboroso mesmo”, afirmou Nicoly González, visitante de La Plata, capital da província de Buenos Aires.

“Amo o Brasil e adorei experimentar esse prato, que tem uma combinação diferente, entre carne, banana e farinha. Estava muito bom, com um sabor que nunca havia experimentado, me encantou”, disse o argentino Alex Escobar.


Santa Amélia conquista medalha de bronze na fase final dos Paraná Bom de Bola

 

As meninas de Santa Amélia conquistaram a medalha de bronze na fase final do 5º Paraná Bom de Bola – série prata que aconteceu em Apucarana. Elas já haviam passado pela fase regional em Jacarezinho e macrorregional na cidade de Arapongas.

Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI

Pelo caminho as atletas venceram Andirá e Rondon e perderam para Campo Mourão na primeira fase. Nas semifinais derrota para Medianeira nos pênaltis. Já na decisão do Terceiro Lugar vitória por 2x1 sobre a equipe de Cascavel.

 

O Paraná Bom de Bola é uma competição disputada 15+ feminino, sub-16 masculino, sub-21 masculino e futebol suíço 40 + e 50+ master. Faz parte dos 11 jogos oficiais do Governo do Estado e é realizado pela Secretaria do Esporte e trabalha dois pilares da Política Estadual de Esportes: a formação de jovens atletas e o esporte para toda vida, destinado a pessoas de 50 anos ou mais. Além disso, engloba futebol feminino, promoção da saúde e turismo, pois movimenta as regiões que recebem a competição.

Paraná encerra participação nos Jogos da Juventude no 3º lugar geral com 79 medalhas

 

O Paraná encerrou sua participação nos Jogos da Juventude 2025, em Brasília, com um desempenho de destaque. A delegação paranaense conquistou 79 medalhas no total, sendo 22 de ouro, 27 de prata e 30 de bronze, resultado que garantiu o terceiro lugar no quadro geral de medalhas da competição nacional organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).

O evento, realizado entre os dias 9 e 25 de setembro, reuniu atletas de todas as 27 unidades da Federação em Brasília e é considerado a maior competição escolar de base do País. O Paraná participou com 225 integrantes entre atletas e treinadores, classificados a partir da fase final dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS), categoria de 15 a 17 anos, realizada em julho, em Foz do Iguaçu.

O encerramento da campanha paranaense foi marcado pela conquista de dois ouros no voleibol, confirmando a força da modalidade no Estado. O time feminino superou São Paulo e o masculino venceu Minas Gerais, fechando em grande estilo a participação paranaense nos Jogos.

José Augusto, treinador da equipe masculina, destacou a preparação da seleção. “Montamos um grupo com os melhores atletas do Estado. Sabíamos das dificuldades e da qualidade das outras equipes, mas conseguimos impor nosso jogo. Foi um caminho difícil, mas conquistamos nosso objetivo, que era o ouro. Agradeço a todos os atletas, às famílias e ao apoio que tivemos. Sem isso, não seria possível”, afirmou.

Na mesma linha, Claudemiro Vieira dos Santos, treinador da equipe feminina, ressaltou a resiliência e a força do grupo. “Esse título é fruto do trabalho de todas as atletas, dos técnicos do Estado e da dedicação em dias intensos de preparação. Para quem sonha em estar aqui um dia, a mensagem é clara: trabalhe, treine e acredite, porque a oportunidade chega”, disse.

A coordenadora dos Jogos Escolares do Paraná, Márcia Tomadon, ressaltou a relevância do resultado obtido pela delegação paranaense. “É uma conquista muito significativa para o esporte escolar do Paraná, levando em consideração que são 27 estados disputando, muitos deles de grande tradição como Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo. Isso mostra que o Paraná é referência no esporte escolar do Brasil. É fruto do talento dos nossos atletas, do trabalho dos técnicos e professores, e do investimento do Governo do Estado”, afirmou.

O diretor de Esportes da SEES, Cristiano Barros D’El Rei, complementa que este resultado reforça os investimentos no esporte feitos pelo Paraná em diversas frentes. "Temos as competições para as categorias de base, o Proesporte, o Geração Olímpica e Paralímpica, o programa Esporte que Queremos e a consolidação do Plano Decenal do Esporte (2026-2035), em fase de encaminhamento para virar lei na Assembleia Legislativa. Tudo isso faz parte de uma política pública sólida que vem transformando o esporte paranaense”, explicou.

Os resultados completos por modalidade estão disponíveis no site oficial do evento: jogosdajuventude.org.br.


FOTO: PABLO WOLF



Francisco Beltrão garante benefício aos servidores após suspensão de empresa

 

Os servidores municipais de Francisco Beltrão que recebem auxílio-alimentação terão o benefício assegurado, mesmo após o rompimento do contrato da empresa que fornecia os cartões aos trabalhadores. A Secretaria de Administração atuou em uma solução temporária até que uma nova licitação seja elaborada, garantindo o repasse de cestas de alimentação aos servidores. 


“O melhor caminho para assegurar o benefício e garantir os direitos dos servidores é a destinação de uma cesta de valor equivalente ao que era repassado no cartão anteriormente. É algo temporário, até que se restabeleça uma nova empresa para prestar esse serviço”, esclarece a secretária da pasta, Cintia Ramos. 


A suspensão do contrato da Prefeitura com a BK Bank ocorreu após problemas de aceitação da rede credenciada e devido á ligação da empresa com o crime organizado, segundo investigação da Polícia Federal. Outros órgãos e prefeituras também rescindiram contrato com a empresa. 


Em Beltrão, são mais de 500 servidores que recebem até dois salários mínimos e possuem direito ao auxílio-alimentação. Até então, o benefício era pago pela Prefeitura à empresa, que recarregava o cartão, e os servidores podiam gastar no comércio. As cestas adquiridas terão valor equivalente ao do benefício – R$ 186, conforme a Lei Municipal 4646/2019. 



Entrega das cestas

A distribuição das cestas será realizada na garagem municipal, na entrada do Padre Ulrico, a partir desta quarta, dia 1º, na parte da tarde. Os servidores devem retirar a cesta pessoalmente e com documentação até o dia 6.



FONTE: PREFEITURA DE FRANCISCO BELTRÃO

Ratinho Júnior assina parceria na Alemanha e terá equipamento de ponta no planetário mais moderno da América

 

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (29), durante a missão internacional à Alemanha, uma parceria com a Carl Zeiss para compra do equipamento de projeção para o novo planetário do Governo do Paraná. Com investimento de seis milhões de euros (cerca de R$ 37,2 milhões na cotação atual), a nova estrutura, que será instalada no Parque da Ciência Newton Freire Maia, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), será a mais moderna da América Latina.

O Governo do Estado contratou a empresa Carl Zeiss para a aquisição do Sistema Híbrido Indissociável de Projeção para Planetário, no modelo Asterion Premium Velvet LED XI. O equipamento é um marco para a formação científica e o fomento à pesquisa, oferecendo ferramenta de aprendizagem inovadora voltada à estudantes da rede pública de ensino básico e superior, além de ampliar a inserção internacional do Estado em iniciativas de ciência e tecnologia.

“É um projeto que reúne educação, ciência, pesquisa, tecnologia e turismo. Vamos revitalizar o grande Parque da Ciência, sendo que esse planetário será o maior e mais moderno da América Latina. Contratamos a empresa alemã que inventou o planetário no mundo, e agora, com todos os investimentos que o Estado está fazendo no Parque da Ciência, vamos proporcionar um ambiente único para os visitantes”, afirmou Ratinho Junior.

“Para os estudantes, será uma oportunidade de ter aulas práticas e experiências que poucos países do mundo conseguem oferecer. Além disso, falamos também de pesquisa, por meio da nossa academia e das nossas universidades, que poderão utilizar esse espaço para diversos tipos de aulas e aprendizado. No aspecto turístico, vamos abrir esse parque para a população do Paraná e do Brasil, transformando-o também em um ponto turístico do nosso Estado”, acrescentou o governador.

Com a assinatura do termo de parceria, fica formalizada a cooperação científica e tecnológica entre a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), responsável pela coordenação do processo, o Poder Executivo e a Zeiss, iniciando o processo de implantação do planetário no Parque da Ciência. A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Fundação Araucária também participaram do processo. Após a finalização dos trâmites, o embarque do equipamento será efetuado no prazo máximo de 12 meses.


FONTE: AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Sertaneja irá receber uma unidade do CRAS

 

O município de Sertaneja irá receber uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O anúncio oficial aconteceu durante solenidade no Palácio Iguaçu com a presença do governador em exercício Darci Piana e o secretário estadual do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni.

O prefeito Samuel do Prado destacou que a obra será importante para o atendimento na área da assistência social. A iniciativa representa um reforço do Estado para a rede socioassistencial dos municípios, já que os Cras e os Creas são as principais portas de acesso da população aos serviços de assistência social. Segundo Piana, as estruturas garantem acolhimento, orientação e acompanhamento a pessoas em situação de vulnerabilidade, que dependem dos serviços de assistência social. 

 

“Com esses equipamentos, garantimos o acolhimento desde o início do atendimento, mostrando que o Paraná cumpre com o que diz o nosso slogan: ‘Terra de gente que trabalha e cuida’. Estamos cuidando da nossa gente com atenção e esmero”, acrescentou o governador em exercício.

Homologação da pista amplia capacidade do aeroporto de Foz e reforça turismo internacional

 

A homologação da pista do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, publicada na sexta-feira (26), encerra um ciclo de obras e articulações que colocam o terminal em posição estratégica para a região da Tríplice Fronteira. A partir desta quinta-feira (2), a pista de 2.705 metros por 45 de largura passa a constar oficialmente na Publicação de Informações Aeronáuticas (AIP), ampliando a segurança das operações e permitindo voos mais longos e aeronaves de maior porte.


O investimento na ampliação da pista foi conduzido durante a gestão do General Silva e Luna à frente da Itaipu Binacional, quando o terminal recebeu recursos de R$ 53,9 milhões, 80% provenientes da binacional e 20% da Infraero, para ampliar o comprimento em 600 metros, tornando-a a maior pista de pousos e decolagens do Sul do País.


O processo de homologação recém publicado, sob a liderança do Governador Ratinho Júnior, contou também com a articulação de Silva e Luna e sua equipe. O secretário municipal de Turismo, Jin Petrycoski, coordenou negociações técnicas junto ao Ministério de Portos e Aeroportos, à Anac, ao Governo do Paraná, e às companhias aéreas, para viabilizar a inclusão da cidade em novas rotas internacionais.


Antes mesmo da homologação, Foz já registrava aumento no número de voos, com mais frequências semanais e maior oferta de assentos, mostrando que a demanda turística reage rapidamente às melhorias do aeroporto.


Com a certificação oficial, o terminal passa a operar dentro das normas internacionais e poderá receber aeronaves de maior porte, ampliando a possibilidade de novas rotas nacionais e internacionais. A expectativa é que a medida contribua para a meta da cidade de alcançar 6 milhões de visitantes em curto prazo, fortalecendo turismo, logística e desenvolvimento econômico na Tríplice Fronteira.



FONTE: PREFEITURA DE FOZ DO IGUAÇU

Prefeitura lança o aplicativo gratuito ‘Feiras Maringá’

 

Com mais de 60 feiras e 220 feirantes espalhados pela cidade, Maringá leva essa tradição também para a palma da mão dos maringaenses e visitantes. A Prefeitura lançou o aplicativo gratuito ‘Feiras Maringá’, que reúne em um só lugar informações sobre localização, horários, produtos, feirantes e ainda permite avaliações, conectando a rotina do consumidor ao dia a dia das feiras livres.


Iniciativa da Secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar (Setrab), com apoio de outras secretarias, o aplicativo foi apresentado em evento realizado nesta segunda-feira, 29, no Paço Municipal. A solução está disponível para download nas principais lojas de aplicativos para smartphones.


No aplicativo é possível localizar as feiras da cidade, consultar os horários de funcionamento, com ícones que ficam vermelhos quando a feira está aberta, buscar produtos, encontrar feirantes específicos, entrar em contato direto pelo WhatsApp e até traçar a rota pelo Google Maps até o local escolhido com um clique. O acesso não exige cadastro.


Outra inovação é a possibilidade de avaliar os feirantes. Nesse caso, mediante login criado diretamente no aplicativo, o consumidor pode registrar sua opinião sobre a qualidade dos produtos ou do atendimento.


O feirante e presidente das Feiras Livres de Maringá, José Mauri, ressaltou o impacto positivo para os trabalhadores. “É um grande presente para os feirantes de Maringá. Isso vai ajudar nossos negócios, melhorar a localização e fortalecer o relacionamento com o consumidor”, avaliou.


O prefeito Silvio Barros destacou que o aplicativo vai facilitar a rotina dos maringaenses e visitantes da região. “Será possível saber onde e em qual feira parar conforme a demanda. É isso que tenho pedido aos secretários: agregar tecnologia e inteligência para criar soluções que melhorem a vida da população e aproximem os serviços públicos do dia a dia das pessoas.”


De acordo com o secretário do Trabalho, Renda e Agricultura Familiar, Rogério Bernardo, o objetivo é beneficiar tanto a população quanto os próprios feirantes. “Queremos facilitar a localização das feiras, fomentar os negócios e valorizar o trabalho dos feirantes. A possibilidade de avaliação também vai contribuir para a melhoria contínua do atendimento e da oferta dos produtos”, frisou.


A diretora-presidente da Agência Maringá de Tecnologia e Inovação (Amtech), Cristiane Hasegawa, observou que a tecnologia é transversal a diversas áreas. “Muitos de nós podemos pensar na barraquinha na rua como algo distante da tecnologia, e agora tudo está integrado ao digital. O aplicativo é fácil de usar e conecta tradição e inovação.”


A presidente da Câmara de Maringá, vereadora Majô Capdeboscq, destacou a importância do apoio ao setor. “Sabemos como é desafiadora a rotina dos feirantes. Esse aplicativo auxilia os empreendedores, que poderão explorar melhor seus contatos, oferecer boa gestão e atender cada vez melhor os clientes”, afirmou.


O aplicativo também apresenta a história das feiras de Maringá, além de uma seção de perguntas e respostas com orientações tanto para consumidores quanto para feirantes.


Presenças – O evento contou ainda com a participação do presidente da Associação Feira Verde/Pôr do Sol, Júnior Lima; do presidente da Associação Feira do Produtor, Marinho Garcia; da primeira-dama e presidente do programa Pra Somar, Bernadete Barros; dos vereadores William Gentil, Guilherme Machado e Uilian da Farmácia; secretários municipais e feirantes.


FONTE: PREFEITURA DE MARINGÁ

Educação infantil de Marilândia do Sul recebe novos materiais

 

A educação de Marilândia do Sul recebeu novos materiais que serão utilizados nos Centro Municipais de Educação Infantil, Tiago Zanlorenzi e Carinha de Anjo.

 

A educação recebeu novos carrinhos de bebês, caminhas adequadas e livros de literatura infantil, garantindo que os pequenos de 0 a 3 anos tenham espaços cada vez mais acolhedores e de qualidade.

 

“Cuidar da primeira infância é investir no futuro. Estamos muito felizes em entregar esses materiais que fazem diferença no dia a dia das crianças e das professoras, fortalecendo o trabalho pedagógico e o bem-estar de todos”, disse Ionice Aparecida Pereira, Secretária Municipal de Educação e Cultura. 

 

O prefeito Walmir Peres destacou que a educação sempre foi e continua sendo prioridade no município.

 

“Educação é prioridade. Nosso compromisso é cuidar das nossas crianças, desde o berço. Com esse investimento, reafirmamos que cada etapa do desenvolvimento infantil importa e merece atenção especial. Cuidar da primeira infância é construir uma cidade melhor", explicou o prefeito.



FONTE: PREFEITURA DE MARILÂNDIA DO SUL

Prefeitura inaugura Centro de Inteligência e Operações de Segurança

 

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública, inaugurou nesta segunda-feira (29) o Centro de Inteligência e Operações de Segurança. O investimento é de R$ 2,95 milhões, valor aplicado na reforma e modernização da estrutura da secretaria, bem como na renovação de máquinas, mobiliário, equipamentos e softwares utilizados para monitoramento, fiscalização, gestão e articulação de ações de segurança pública do Município.


O evento contou com a participação da prefeita Elizabeth Schmidt, do secretário de Cidadania e Segurança Pública, Guilherme Rangel, além de representantes do Legislativo, do Exército Brasileiro, da Receita Federal, de integrantes das forças de segurança que compõem o Gabinete de Gestão Integrada Municipal, do Conselho Comunitário de Segurança, entre outros.


“É uma grande alegria poder inaugurar essa estrutura moderna e bem equipada, que será utilizada pelas equipes da Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e Superintendência de Trânsito para proteger ainda mais a nossa população”, destacou a prefeita Elizabeth Schmidt. A chefe do Executivo também ressaltou a importância do investimento na atuação das forças que compõem o Gabinete de Gestão Integrada Municipal.


“Sem dúvida, o novo Centro de Inteligência e Operações de Segurança será um marco na segurança da nossa cidade, pois irá agregar ao trabalho de todos os nossos parceiros que fazem parte do Gabinete, facilitando a coleta e a troca de informações estratégicas”, completou.


De acordo com o secretário municipal de Cidadania e Segurança Pública, Guilherme Rangel, o novo espaço permite o acompanhamento e a gestão ágil, em tempo real, de ações de segurança e de fiscalização, bem como o recebimento de ocorrências, despacho de viaturas e gerenciamento integrado de crises envolvendo segurança pública e defesa civil.


“Agora podemos contar com equipes do trânsito e da Guarda Civil Municipal integradas em um mesmo espaço, com acesso à nossa Muralha Digital e a um número expressivo de informações provenientes de câmeras, radares e estações meteorológicas — tudo isso em tempo real. Com certeza, esse é um grande passo em direção ao nosso objetivo como gestão, que é tornar Ponta Grossa a cidade mais segura do Estado do Paraná e uma verdadeira referência no uso da tecnologia a favor da proteção da comunidade”, apontou o secretário.


Muralha Digital


Durante o evento, o secretário Guilherme Rangel destacou a importância da Muralha Digital na definição de estratégias de segurança do Município, além de reforçar a relevância da contribuição da comunidade no processo de fortalecimento do monitoramento da cidade.


“Hoje contamos com mais de 750 câmeras integradas ao nosso sistema, incluindo câmeras fixas, de radares, totens e câmeras particulares cedidas pela população para serem incluídas em nossa central. Nossa intenção é, com a ajuda da população e com mais investimentos da Prefeitura, mais que dobrar esse número de câmeras, ampliando nossa rede, que já tem contribuído de forma muito positiva não só na prevenção de crimes, mas também na identificação de criminosos foragidos e de veículos procurados”, avaliou.



FONTE: PREFEITURA DE PONTA GROSSA