Quem participa da Feira Internacional de Turismo (FIT América Latina), em Buenos Aires, na Argentina, depara-se com um prato popular e tradicional dos paranaenses. O Viaje Paraná, órgão de promoção turística do Governo do Estado, está no evento e, entre materiais e coexpositores, promove sessões de degustação do barreado aos visitantes no seu estande.
Prato típico do Litoral do Paraná, o barreado é parte da cultura caiçara. Ele é feito tradicionalmente com carne bovina cozida em panela de barro, até o ponto de desmanche, misturada na sequência com farinha até formar um pirão, e finalizado com banana. Na feira internacional, a iguaria foi preparada pelo chef João Scalzo e lotou o estande do Viaje Paraná em três dias de evento.
Entre o público estrangeiro, os feebacks foram majoritariamente positivos: “Muy rico”, “combinacion perfecta” e “delicioso”. Além da história e do modo de preparo da iguaria – exclusividades que resultaram no reconhecimento do INPI com a certificação de Identidade Geográfica –, o que mais chamou atenção dos visitantes foi a combinação entre os ingredientes.
O barreado é um dos 21 produtos paranaenses com selo de Indicação Geográfica (IG), concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial. O reconhecimento comprova tanto a qualidade do prato quanto a originalidade de sua produção feita, exclusivamente, no Litoral paranaense. Além dele, no estande do Viaje Paraná na FIT em Buenos Aires teve degustação do Café de Carlópolis (originário do Norte Pioneiro), que também é um produto paranaense com selo de IG.
“É muito bom, nunca havia experimentado um prato como esse. Se eu pudesse definir em poucas palavras, diria que é delicioso, bem saboroso mesmo”, afirmou Nicoly González, visitante de La Plata, capital da província de Buenos Aires.
“Amo o Brasil e adorei experimentar esse prato, que tem uma combinação diferente, entre carne, banana e farinha. Estava muito bom, com um sabor que nunca havia experimentado, me encantou”, disse o argentino Alex Escobar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você achou desta matéria???