A jacarezinhense que já disputou duas olimpíadas

A jovem Franciele Aparecida do Nascimento, natural de Jacarezinho, já disputou duas olimpíadas com a camisa da seleção brasileira de basquetebol. Mais conhecida como Fran ela foi Pivô nas quadras de Pequim na China em 2008 e Londres na Inglaterra em 2012.

Em conversa com o Blog do Marcos Junior no último final de semana ela contou que o interesse pelo basquete começou meses depois de estar jogando.



Ela lembra que iniciou com nove anos. “O Professor Botarelli foi no colégio que eu estava perguntar quem quer aprender a jogar basquete. Juntamente com minhas amigas acabei indo. Na verdade eu sonha em ser modelo”, conta Fran lembrando do passado.

Ela ainda enfatiza que havia acabado de perder o pai e que interesse em algo naquele momento era muito raro. Com o passar do tempo as amigas acabaram desistindo, porém não conseguia mais viver sem o esporte. “Comecei a ver também o quanto os professores Botarelli e Karine investiam em mim com roupas, tênis e transportes”, entusiasma.

Franciele com mais quatro meninas foram fazer um teste para jogar no time de Jundiaí (SP). Ela lembra que o Estado de São Paulo na época tinha muita tradição no esporte e considerado o mais forte do Brasil.



Em Jundiaí participou da conquista de muitos títulos de categoria de base e foi convocada pela primeira vez para a seleção brasileira. Posteriormente foi promovida para a categoria adulta e também com destaque foi convocada para a seleção brasileira principal.

Numa pesquisa rápida pela internet sobre o início da carreira na primeira oportunidade numa competição juvenil ainda 2004, Franciele fez 59 pontos em cinco jogos no torneiro Sul-Americano disputado na Bolívia. Em 2006 foi vice na Copa América sub 20. 

Ela participou do Pré-Olímpico que aconteceu em Madri na Espanha que deu a vaga a seleção brasileira para os jogos de Pequim de 2008. Em 2011, as brasileiras venceram o torneio Pré-Olímpico disputado na cidade colombiana de Neiva e garantiram vaga direta para Londres em 2012.



Franciele Aparecida do Nascimento teve atuações nos clubes: São João/Jundiaí (SP), Londrina Basket Club (PR), Filtros Mann (Espanha), Rivas Ecópolis (Espanha), Cáceres (Espanha), Burgos (Espanha), Hondarribia (Espanha), Sport Clube do Recife (PE), Santo André (SP) e Blumenau (SC).

Atualmente Fran mora na cidade de Silver Spring no Estado de Maryland nos Estados Unidos. Ela conta que parou de jogar devido a muitas dores no quadril. “Estava com esta situação. Não seria justo com a equipe, torcida e patrocinadores que não estariam vendo uma atleta com 100% da capacidade dentro de quadra”, finaliza Franciele Aparecida do Nascimento.



FOTOS: ARQUIVO FRANCIELE

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???