Relatório da Frente Parlamentar vai trazer modelo de São Paulo para auxiliar retomada de eventos no Paraná



O coordenador da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Coronavírus da Assembleia Legislativa, deputado Michele Caputo (PSDB), vai apresentar na próxima semana o relatório das 20 reuniões realizadas pelo colegiado. O último item do documento trará o resultado da viagem a São Paulo sobre os avanços da vacinação e da realização dos eventos testes no estado paulista.


"Em breve, devemos fazer mais uma sessão para discutir esses eventos-modelo porque o segmento de eventos nas suas mais várias formas, com certeza absoluta, foi e está sendo o mais afetado." disse o deputado na sessão desta segunda-feira, 16.

Na capital paulista, Michele Caputo, seu reuniu com as autoridades estaduais: o governador João Doria (PSDB); o chefe do Centro de Contingência do Coronavírus, João Gabardo; o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi; o coordenador da Frente Parlamentar da Covid da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Bruno Ganem (Podemos), e o subsecretário de Competitividade de Indústria, Comércio e Serviços, Eduardo Aranibar.

O paranaense tratou sobre o projeto de realização de eventos-modelo, doses da CoronaVac disponíveis para o Paraná, passaporte sanitário, vacinação de adolescentes e a ButanVac, a primeira vacina 100% nacional.

Eventos - Uma das experiências de São Paulo que pode servir de referência ao Paraná são eventos-modelo. "Esses eventos estabelecem parâmetros, em conjunto com os órgãos de saúde, para definir um protocolo específico para cada tipo de atividade, e assim, acelerar a retomada dos eventos, setor que está paralisado desde o início da pandemia", disse.

"Estão fazendo com quatro segmentos da área de eventos: shows/festivais, esportes - inclusive o futebol, feiras corporativas, e também a área de eventos sociais, como jantares, formaturas, casamentos, batizados, etc. Em comum acordo com as entidades que representam esses setores e a Vigilância Sanitária, foram produzidos protocolos para, através de chamamento público, escolher as empresas e os eventos para aplicar esse evento-modelo", explicou Michele Caputo.

De acordo com o deputado, toda a documentação envolvendo os eventos-modelo, desde a legislação até os protocolos de saúde e distanciamento estão disponíveis para avaliação do legislativo e do executivo paranaense. "Estive com o governador Ratinho Júnior, mencionei os eventos-modelo e o governador se interessou. Também fiquei de passar ao chefe da Casa Civil, Guto Silva, todo esse trabalho, os protocolos, para que a Secretaria de Saúde avalie e veja se é possível aproveitar o material e fazer algo semelhante".

Mais vacinas - Outro resultado produtivo da missão, segundo o deputado, é a disponibilização de doses extras da vacina Coronavac para compra direta pelo governo do Estado, e pelos municípios do Paraná. "As 100 milhões de doses contratadas pelo Ministério da Saúde estão próximas de finalizar as entregas e isso abre a possibilidade de venda para Estados e Municípios".
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas