Parceria com Clube das Mães Unidas garante 500 vagas em cursos profissionalizantes



Na manhã desta sexta-feira (13), o prefeito Marcelo Belinati e a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, assinaram a ampliação do Termo de Colaboração com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Clube das Mães Unidas. Isso possibilitará a oferta do dobro de vagas nos cursos profissionalizantes da instituição e uma aplicação de quase três vezes mais recursos por parte da Prefeitura de Londrina. O anúncio foi feito na sede da OSC, que fica na Rua Roseiral, 77, no Jardim Interlagos (zona leste).

Agora, a instituição poderá oferecer 500 vagas mensais nos 25 cursos profissionalizantes gratuitos e receberá R$ 721 mil por ano por parte da Prefeitura de Londrina. Antes da ampliação, a instituição conseguia ofertar 250 vagas mensais e recebia o equivalente a R$ 224 mil anualmente, ou seja, houve um aumento de 15% no valor unitário das vagas. “A ampliação de vagas e o aumento no valor repassado só foram possíveis porque o prefeito Marcelo Belinati aumentou em quase 70% do orçamento da Assistência Social. Cada vez que algo assim acontece é um momento muito contente para nós, porque é isso que dá autonomia para a população e faz com que ela se sinta digna”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali.

Entre os cursos de qualificação desenvolvidos pelo Clube das Mães Unidas há o de cuidador de idoso, padaria, confeitaria básica, decoração de bolos, salgados, doces personalizados, cozinha funcional, de massas, marmitaria, pães artesanais, cabelereiro, barbeiro, alongamento de cílios, unhas em gel, manicure, pedicure, depilação, massagem relaxante, costura doméstica (corte e costura), costura industrial, informática básica e avançada, e outros. Todos são oferecidos gratuitamente para a população.



Segundo o prefeito Marcelo Belinati, todos os dias são divulgadas centenas de vagas de emprego em Londrina e o que se percebe é a falta de qualificação profissional que os empregadores precisam. “Esse é nosso objetivo com as parcerias como o Clube das Mães Unidas, seja na área de tecnologia de informação, de beleza, de panificação e tantas outras, porque queremos que as mulheres tenham qualificação profissional e isso possibilite a elas uma vaga no mercado de trabalho e geração de renda”, explicou Marcelo.

A organização existe há 41 anos em Londrina e conta com o apoio financeiro da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) a cerca de há 15 anos. “O convênio com a Prefeitura cobre quase todo o valor de custo que temos e o que falta nós vamos atrás dos empresários, de convênios, fazemos promoções e outras ações. Já estamos conversando com outras pessoas para trazermos outros cursos para cá, então, além de incrementarmos ainda mais os cursos que já temos, vamos trazer cursos novos nas áreas de informática, beleza e de instalações elétricas residenciais”, contou o presidente da OSC Clube das Mães Unidas, Carlos Alberto Souza e Silva.

Silva também disse que muitas pessoas conseguem mudar de vida depois de se tornarem profissionais especializados com as qualificações recebidas gratuitamente. Assim, muitos acabam voltando à instituição para dar aulas de graça. Uma boa parte dos cabeleireiros e padeiros da nossa cidade saíram daqui e temos casos em que algumas pessoas voltaram para dar aulas em forma de agradecimento. Em um curso de mesa posta, por exemplo, uma aluna e a mãe dela mudarem de vida e, ano passado, a filha voltou para dar aulas gratuitas e esse ano já está marcada para dar o curso novamente. Isso é muito gratificante para nós”, disse o presidente do clube.

As alunas Andreia Gonçalves Paixão e Alineide Nunes são exemplos de pessoas que estão mudando de vida através da qualificação profissional. Andreia, por exemplo, estava desempregada durante a pandemia de Covid-19 e, com os estudos na área da beleza, ela conseguiu se formar e ajudar a incrementar a renda mensal da família. “Foi muito bom ter feito os cursos de depilação, design de sobrancelha e de manicure, porque eu estava desempregada e, com eles, eu consegui ter uma renda e estou podendo ajudar em casa. Agora, a pretensão é fazer bastante coisinhas, como reparos e consertos de roupa. Se tiver mais oportunidades, com certeza estarei aqui”, contou.


FONTE: PREFEITURA DE LONDRINA

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???