A abertura oficial da 53ª Exposição-Feira Agropecuária, Comercial e Industrial do Norte Pioneiro (Efapi) acontece na noite desta terça-feira (19), porém, os Eventos Técnicos promovidos pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR – Iapar – Emater), tiveram início às 9h30 com a exposição do Cenário Regional de Produção e Certificação Orgânica (IDR-PR) através do Diretor Regional do IDR, Engenheiro Agrônomo Maurício Castro Alves.
Antecedendo à fala do Diretor, foi entregue uma parte dos Certificados aos agricultores da Produção Orgânica, através do Instituto de Tecnologia do Paraná certificando com a Produção Primária Vegetal.
Em nome da Sociedade Rural o presidente Júnior Gaudêncio destacou que “a união de todos os órgãos do Governo possibilitou que pudéssemos fazer esta exposição cada vez melhor. Agradeço a todos os produtores por estarem aqui e mostrarem como o Norte Pioneiro é produtivo e se destaca no cenário regional”.
Também fizeram uso da palavra Silvana Maria de Oliveira, da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep); Fernando Emanuel da Seab; Fernando Ribeiro da Apla; Daio da Casa Civil; gerente estadual do IDR-PR, Renato Viana. Estavam presentes ainda Mário Ferri, que representou a Adapar; prefeitos da região, como o prefeito Luiz Henrique Germano, de Siqueira Campos. A Engenheira Agrônoma, do IDR, Edilene Preti Ferrari fez o cerimonial. Vários produtores, técnicos e engenheiros agrônomos compareceram.
Apoio
A Secretária Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Santo Antônio da Platina, Cínthia Regina da Silva disse que “é uma alegria muito grande estar começando este evento técnico regional tão bem preparado pelo IDR-PR e a Prefeitura mantendo esta parceria importante. Através de nossa Secretaria vamos continuar com este projeto para sempre agregar aos produtores do Município. Como venho de família do setor rural, mais precisamente da pecuária leiteira, de corte, no Bairro Ribeirão Bonito, vejo que o IDR sempre tem um papel fundamental para orientar em projetos os proprietários, dando bons direcionamentos. O pequeno produtor rural é o que mais precisa de um acompanhamento próximo do IDR e estaremos juntos em muitas iniciativas”.
Parceria
“A Prefeitura sempre foi e tenho certeza que será uma grande parceira do IDR também nestes eventos técnicos de fundamental importância. Parabenizo não só o prefeito Gil, mas toda a sua administração. Eu que ando na área rural – pra mim não é surpresa nenhuma – mas para o pessoal da zona rural ele está surpreendendo positivamente e isso é muito bom para o nosso Município”, disse Osvaldo Martins Rodrigues, com 42 anos de Emater-IDR, que trabalha com a extensão rural. E concluiu: “mais importante é colocar os pés na terra, no barro e visitar os nossos produtores”.
Fala do prefeito
O prefeito anfitrião Gil Martins, acompanhado do Chefe de Gabinete, Valdir de Souza, esteve na abertura dos Eventos Técnicos do IDR-PR. Após dar as boas vindas aos presentes enfatizou que “estamos num clima de comemoração dos 111 anos da Cidade Jóia. A Efapi traz o parque de diversões, gastronomia diversificada, mas por ser a maior festa de portões abertos do Paraná, temos que tratar com muita responsabilidade estes eventos técnicos porque de certa forma geram desenvolvimento, capacitação, qualificação, emprego e renda e é um dos principais acontecimentos de nossa Exposição. Além disso, aqui é um grande centro para poder fazer negócios e hoje, especialmente, falando dos orgânicos, o Norte Pioneiro é o maior produtor de orgânicos do Paraná, portanto, estamos no caminho certo, com uma forte frente liderada pelas mulheres e, certamente, quem ganha com tudo isso são os produtores rurais, as famílias e o nosso Agro. Por isso estou feliz com tudo o que acontece especialmente com as possibilidades e viva a nossa Efapi”.
Com relação à parceria com o IDR-PR o prefeito Gil enfatizou que “o IDR tem feito a diferença, auxiliando o agricultor, pecuarista, desde a captação de recurso para poder investir nas áreas rurais, também na captação profissional, de qualificação, junto à Adapar na confecção dos selos de inspeções, do Sistema de Inspeção Municipal (SIM)”.
Gil informou que na quinta-feira (21) estará na Efapi o Diretor Presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), o médico veterinário Otamir Cesar Martins.
Expectativa
O Diretor Regional do IDR-PR, Maurício Castro Alves estava muito entusiasmado com o grande número de produtores presentes. “A expectativa de casa cheia, conteúdo espetacular nesta manhã com palestrante de Brasília (DF). Hoje vamos falar da experiência de nossa Região na produção orgânica, que é um projeto que está crescendo muito no Norte Pioneiro e cada vez mais precisamos prestigiar. É um projeto que almejamos que cresça bem mais porque é bom para o produtor que um bom tempo está preocupado com isso, não ter o agrotóxico na produção, por isso estão pedindo ao IDR e nós estamos envolvendo as Prefeituras, que estão contribuindo, contratando gente para trabalhar. O Celso Tomita é uma referência nacional. E, quanto a nova gestão municipal é uma parceria forte, convênio assinado com o IDR, nova Secretária da Agricultura e vai dar tudo certo”.
Palestrante
O Engenheiro Agrônomo Celso Katsuhiro Tomita, palestrou sobre Manejo Biológico para a Agricultura Sustentável. Ele abordou a bioativação do solo, a parte de comunidade microbiológica com seus efeitos com relação à nutrição de plantas, desenvolvimento, questão do controle de pragas, enfim, controle e tratamento biológico. “Hoje vejo que os produtores rurais estão começando um processo de entender melhor este sistema de produção. E trazemos métodos e manejos para que realmente consigam integrar o sistema de manejo de uso de inseticidas, reduzindo elas, para que o produtor introduza o elemento biológico naquele sistema”. E concluiu Tomita: “O agricultor está consciente e a produção orgânica vem de muitos anos mostrando novos conceitos e desenvolvemos pesquisa para trazer mais confiança aos agricultores”.
Mulheres
Em seguida o evento prosseguiu com a abordagem da Gestão, Inovação e Sustentabilidade com a atuação de Mulheres na Produção Orgânica. Foi feita uma partilha de troca de experiência e exposição de atividades pelas produtoras Angélica da Silva Passos, Kétlen Kênia da Silva Moreira Galdino, Lucimara Aparecida da Silva Ribeiro e Talita Maria Pereira. Lucimara de Wenceslau Braz fez uma breve apresentação de sua produção orgânica na propriedade da família.
O evento técnico ainda contou com a abordagem de Oportunidade de Comércio nas Unidades da Ceasa, através de Antonio Leonardecz, Diretor Técnico da unidade.
Jornalista Fábio Galhardi
Assessoria
0 Comments:
O que você achou desta matéria???