Ratinho Junior assina cooperação com a ONU-Habitat para estruturar o Paraná Hub

 

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta sexta-feira (26), em Madri, na Espanha, um termo de cooperação com a ONU-Habitat, braço da Organização das Nações Unidas (ONU), para a estruturação do Paraná Hub, reconhecimento da Local2030 ao Estado por ser uma região pioneira nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O Paraná é o único estado brasileiro e única região da América Latina a receber essa certificação.

Ratinho Junior destacou que o Governo do Estado está comprometido com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com ações concretas que resultaram no reconhecimento do Paraná como o estado mais sustentável do Brasil. “A participação do Estado reforça não apenas o nosso alinhamento com a agenda global de sustentabilidade, mas também abre oportunidades para captação de recursos internacionais, intercâmbio de tecnologias sociais e ambientais e consolidação de parcerias estratégicas”, afirmou.

“Por meio da articulação com diferentes atores, como academia, setor público e privado, vamos potencializar a implementação dos ODS na esfera pública, seguindo a Agenda 2030 para um Paraná mais justo, sustentável e com mais qualidade de vida para os paranaenses, que são a nossa prioridade”, acrescentou o governador.

O Governo do Paraná incorporou os ODS em seu Plano Plurianual 2024-2027, aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado em 2023. Todos os municípios paranaenses já possuem compromissos com os objetivos e estão se envolvendo com ações voltadas à eles na Agenda 2030, colocando o Estado em uma situação privilegiada e servindo de modelo para o mundo.

O Paraná Hub funcionará com um modelo de quádrupla hélice, envolvendo o Governo do Estado, academia, setor privado e sociedade civil para articularem, de maneira integrada, ações voltadas a divulgação do modelo paranaense na área de ODS; desenvolvimento e compartilhamento de conhecimento, capacitação e ferramentas para implementação dos objetivos; e sistematização de metodologias e indicadores para avaliação de resultados.

Com a assinatura do termo de cooperação, inicia-se agora as ações para implementação, com a participação de secretarias e entidades governamentais. Um grupo de trabalho interinstitucional será formado para elaboração de um plano de ação com metas, prazos e responsabilidades de cada ente.

A Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES) é o órgão responsável dentro da estrutura do Governo do Paraná por coordenar as atividades do Paraná Hub, com o objetivo principal de fomentar e acelerar a localização dos ODS no território paranaense. Com a cooperação, a pasta seguirá como ponto focal da cooperação, coordenação do início dos trabalhos e a interface com o ONU-Habitat e demais atores envolvidos.

A superintendente Keli Guimarães destaca o pioneirismo do Estado para consolidação de um Hub voltado aos ODS. “Seremos o primeiro e único Hub no Brasil, fruto de um reconhecimento da ONU ao trabalho de excelência que realizamos para colocar a sustentabilidade na agenda do Estado”, disse. “Temos um potencial imenso de trabalhar com os ODS em temas que são sensíveis ao mundo, como mudanças climáticas, erradicação da pobreza, sustentabilidade e área social”.

O Paraná também conta, desde 2019, com uma parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para implementação dos ODS. Em junho, uma série de reuniões de alinhamento foram realizadas para dar origem a um novo relatório sobre como está a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável dentro do Estado.

O Estado é o único no País a contar com uma parceria desse tipo com o órgão mundial, que reúne os países mais ricos do globo. Essa nova cooperação tem como foco a análise e recomendações sobre como os ODS podem ser utilizados na colaboração público-privada e como a sustentabilidade e as práticas ESG podem ajudar a estruturar essas parcerias.

LOCAL2030 – Trata-se de uma iniciativa liderada pela ONU para acelerar a implementação local da Agenda 2030 e dos ODS. Ela funciona como um ponto de convergência entre governos locais e regionais e suas associações, governos nacionais, empresas, organizações comunitárias e outros atores locais, e o sistema das Nações Unidas. Por meio de uma plataforma online, os parceiros dessa iniciativa compartilham ferramentas, experiências, novas soluções e guias para apoiar a localização dos ODS.


FONTE: AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???