Preparar estudantes e servidores da rede estadual de ensino para agir com segurança e organização em situações emergenciais no ambiente escolar é o objetivo do Programa Brigadas Escolares, que capacita equipes de professores e funcionários da rede estadual de ensino para atuação em emergências, como incêndios e desastres. Para 2026 ele passará por uma atualização.
Com apoio do Corpo de Bombeiros, o programa contará, a partir deste mês, com nova edição de cartilhas com conteúdo didático aplicado em ações e eventos do programa. O material estará disponível online e também na versão impressa, servindo como conteúdo didático em ações e eventos do programa. O programa é viabilizado pela Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR), em parceria com a Defesa Civil, a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar).
Desde sua implementação, em 2012, o programa certificou como brigadistas escolares mais de 86 mil servidores. Foram realizados mais de 90 mil exercícios práticos de situações emergenciais. Neste ano, o objetivo é ampliar o alcance da ação junto aos servidores, que é implementada uma vez por ano, por meio de cursos com 60 horas de ensino teórico aplicadas na modalidade EaD e 16 horas de exercícios práticos ministrados por Bombeiros Militares e Policiais Militares.
Também podem participar das ações alunos do ensino fundamental e médio com idades entre 10 e 17 anos. Com os estudantes, as simulações são aplicadas quatro vezes ao ano, nas escolas.
“Nos exercícios, os servidores e estudantes são treinados a exercer consciência de risco, reconhecimento de potenciais situações de emergência, ações práticas de evacuação de edifícios e manuseio de ferramentas, como extintores de incêndio, por exemplo”, explica o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.
As inscrições para as atividades de formação em 2026 estarão disponíveis entre o período de 23 de fevereiro a 06 de março no site da Defesa Civil. As vagas são limitadas.
FONTE: AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

0 Comments:
O que você achou desta matéria???