Jacarezinho sedia evento com prefeitos do Paraná e São Paulo nesta quarta


Representantes de 79 municípios do Paraná e São Paulo são esperados para o encontro “Interface da Gestão de Resíduos Sólidos com Recursos Hídricos” nesta quarta-feira, 20, em Jacarezinho. Pelo menos 30 prefeitos estão confirmados, além de secretários municipais e técnicos.
O evento é promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, que é federal e integra seis comitês estaduais, três do Paraná e três de São Paulo.  O objetivo é sensibilizar os gestores públicos sobre a importância da correta gestão dos resíduos sólidos para a preservação da água, especialmente em mananciais de abastecimento.
Desde 2016, um plano integrado de gestão de bacias está sendo implantado nos municípios que congregam o comitê federal. Construído de forma participativa, o documento contempla a gestão dos resíduos sólidos como um dos pilares do saneamento básico, em conformidade com a lei federal n. 11.445/2007 e com os Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSBs).
PROGRAMAÇÃO – O evento o será realizado, das 13h às 17h30, no Auditório da Faculdade de Direito, da Universidade Estadual do Norte do Paraná.
O gerente de Resíduos Sólidos da Sanepar, Charles Carneiro, e o engenheiro da Diretoria de Avaliação de Impacto Ambiental da Cetesb Fernando Antônio Wolmer falarão sobre as condições dos aterros sanitários do Paraná e São Paulo, na mesa mediada pelo professor do Departamento de Geografia da Unesp Antônio Cezar Leal.
O assistente executivo da Presidência da Cetesb João Luiz Potenza apresentará o Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos de São Paulo (SIGOR), módulo Construção Civil.
O encontro terá ainda a apresentação de dois cases: A Implantação da Logística Reversa no Estado de São Paulo, pela gerente do Departamento de Políticas Públicas de Resíduos Sólidos e Eficiência dos Recursos Naturais da Cetesb/SP, Lia Helena Demange; e, Plano Estadual de Resíduos nos municípios do Paraná, pelo engenheiro ambiental Victor Hugo Fucci, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sema/PR.

CRÉDITO.DO TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA SANEPAR
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???