sábado, 6 de abril de 2019

Econorte deve demitir mais de 70 funcionários

A Triunfo/Econorte, que administra as praças de pedágio na BR-369 e BR-153, prevê a demissão de mais de 70 funcionários caso não consiga reverter a decisão da Justiça Federal que determinou o fechamento e o fim da cobrança em sua unidade localizada em Jacarezinho, divisa com Ourinhos (SP). Esses trabalhadores atuavam nas duas praças localizadas no distrito de Marques dos Reis, fechadas pela justiça. A informação é da própria concessionária.

Porém, existe a possibilidade de que ao menos parte desses funcionários seja realocada caso o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) do Paraná autorize a volta da cobrança do pedágio entre Cambará e Andirá – no mesmo ponto onde originalmente a tarifa era cobrada até a mudança para Jacarezinho.

“A Econorte rescindiu o contrato com prestadores de serviços de conservação da rodovia e, com isso, cerca de 30 colaboradores foram desligados. Caso não consiga reativar a operação na praça de Jacarezinho, nos próximos dias, não restará alternativa para a concessionária, que deverá promover novos desligamentos, estimando que aproximadamente mais 70 pessoas terão que ser demitidos”, afirma a nota enviada à Tribuna do Vale.
Além dos funcionários, também foram afetados cerca de 150 trabalhadores terceirizados que prestavam serviços à empresa, já sem vínculo contratual.
Os funcionários da Triunfo/Econorte são orientados a não dar entrevistas, mas entre eles o clima é de tensão e medo, uma vez que o emprego no pedágio é a única fonte de renda para dezenas de famílias.
IMBRÓGLIO
A disputa judicial envolvendo a manutenção da praça de Jacarezinho já dura mais de uma década. Instalado em 1997 entre Cambará e Andirá, na BR-369, o pedágio “se mudou” para Jacarezinho após o governo assinar um aditivo, no ano 2000, concedendo um trecho de pouco mais de 50 quilômetros da BR-153 (que vai desde a divisa entre Paraná e São Paulo até Santo Antônio da Platina).
Desde então a cobrança é feita no entroncamento da BR-369 com a BR-153, próximo à divisa com Ourinhos (SP). Pouco tempo depois o Ministério Público Federal pediu a volta do pedágio para Cambará alegando ilegalidade na concessão da BR-153.
Após inúmeras batalhas judiciais e liminares com suspensões e voltas da cobrança, em novembro de 2018 a justiça mandou a Triunfo/Econorte suspender novamente a operação da praça de Jacarezinho.
Em 28 de fevereiro deste ano o STJ (Supremo Tribunal de Justiça) havia suspendido os efeitos da decisão que impedia a cobrança na praça, entretanto, em 1º de março a 1ª Vara Federal de Jacarezinho determinou que a cobrança continuasse suspensa.

FONTE: Lucas Aleixo - Jornal Tribuna do Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???

19 Regional de Saúde Abatia Abatiá ACISC AJUDE O LUCCA Alex Canziani Alexandre Curi Alexandre Guimarães AMUNORPI Andira Andirá Angra Doce Arapoti Artigos Assaí Assessorados AUDIÊNCIA PÚBLICA BANDEIRA EVENTOS Bandeirantes Barra Barra do Jacaré Bauru Beto Richa Bizarro BOM DE BOLA BRASIL Bruno Pessuti CADASTRO CÂMARA CARLÓPOLIS CÂMARA JACAREZINHO Cambara CAMBARÁ CAPS Carlopolis Carlópolis Casas em Cornélio CERTANO CIAS Cida Borghetti CISNORPI Cobra Repórter CONCURSO Congonhinhas Conselheiro Conselheiro Mairinck ConselheiroMairinck Cornélio Procópio Cultural Curitiba Curiuva Destaque DETRAN EM AÇÃO Diversos Douglas Fabrício Economia Educacao Educação ELEIÇÕES 2018 Esportes Evandro Junior FÁBIO VIEIRA Figueira FUTEBOL GERAL Governo do Estado Governo Federal Guapirama Guto Silva Ibaiti InvestCRED ITAIPU Itambaracá Jaboti Jacarezinho Jaguariaíva Japira João Carlos Gomes Joaquim Távora JoaquimTavora Jogos Escolares Jundiaí do Sul JundiaidoSul Liberatti LIMITE DE GASTOS Londrina Luiz Carlos Martins Magda Cristina MARQUES DOS REIS Mauro Moraes Michele Caputo MOLINIS MUNDO BIZARRO NATAL Nick Network NORTE PIONEIRO Nova América da Colina Nova Santa Bárbara NOVO CAMINHO Núcleo de Educação OFERTA DE CURSOS Online Ourinhos PARANÁ Parceria FAEL Pedro Claro Pedro Lupion PHS Pinhalao Pinhalão PLANETA BIZARRO PLATINA PM Policial Politica Política Professor Rodrigo Projetos Quatigua Quatiguá Ratinho Junior Regiao Região REGIONAL Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal RibeiraoClaro RibeiraoDoPinhal Romanelli Rubens Bueno Salto do Itararé SaltoDoItarare SAMU Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Mariana Santana do Itararé SantanaDoItarare Santo Antônio da Platina São José da Boa Vista São Sebastião da Amoreira SaoJosedaBoaVista SAP Saúde SEDS Sertaneja Sindicato Rural SAP Siqueira Campos SiqueiraCampos SOMOS CONSULTORIA Tarcísio Mossato Tiago Amaral Tomazina Toninho Wandschher Trânsito Tribunal de Contas UENP Uraí VERMELHO Wenceslau Braz WenceslauBraz

As Mais Clicadas do Mês!

As Mais Recentes!

Destaque!

Subir