ExpoLondrina mostra força do agronegócio, diz Romanelli

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) disse nesta terça-feira, 10, que a ExpoLondrina (Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina) mostra a força do agronegócio como força motriz da economia paranaense. "É a maior feira agropecuária da América Latina que movimentou R$ 684 milhões e teve mais de 557 mil visitantes no ano passado. A ExpoLondrina cresce 20% em média a cada ano e chega a sua 59ª edição como um evento que mostra a força e a importância do agronegócio na economia do Paraná e para o equilíbrio na balança comercial brasileira", disse Romanelli.

Pela primeira vez, a Assembleia Legislativa se instala com um estande na feira que segue até o dia 14 de abril. Os deputados participarão dos debates que vão tratar do desenvolvimento do agronegócio no estado. Os trabalhos do legislativo serão transferidos no dia 10 de abril, juntamente com as atividades do Poder Executivo, quando será possível receber prefeitos, empresários e lideranças para discutir questões importantes para a inovação dos setores agrícola, pecuário e industrial do Paraná.

Romanelli disse que com a ExpoLondrina é mais um passo para que legislativo estadual esteja mais próximo da população e do setor produtivo do Paraná. “Recebemos um convite formulado pela Sociedade Rural para que a Assembleia pudesse interiorizar. Nós entendemos que é um momento de a Assembleia ter uma maior interação com a sociedade civil organizada e a instalação da Alep, no mesmo momento que o Executivo participa desse processo, cria o que desejamos: um parlamento aberto, transparente e próximo da população”.

Utilidade pública - Nesta semana, a Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei que concede o título de utilidade pública a Sociedade Rural do Paraná, organizadora da feira. "A SRP é referência não só no avanço do agronegócio no País, como também como uma entidade que busca o desenvolvimento da região Norte, através apoio à pequisas entre outras ações", disse Romanelli, um dos autores do projeto de lei junto com os deputados Tercílio Turini (PPS), Cobra Repórter (PSC) e Tiago Amaral (PSB).

A SRP tem por finalidade promover a “divulgação do agronegócio, de conquistas tecnológicas, na área rural e afins e da potencialidade da região em que se encontra inserida”. Também promove o incentivo e desenvolvimento de atividades agropastoris, através de cursos e pesquisas para o desenvolvimento de tecnologia alternativas na área rural, de alimentos e de animais. O projeto já foi enviado ao Poder Executivo e aguarda a sanção do governador Ratinho Júnior para se tornar lei.

A ExpoLondrina é um dos maiores eventos do país e de grande importância para o agronegócio brasileiro. A feira conta com uma ampla agenda técnica, onde mais treze mil agricultores participam de palestras em auditórios e visitas monitoradas na Via Rural. São expostos a excelência desenvolvida no agronegócio, agricultura familiar, além das novas tecnologias em máquinas e equipamentos. 

Na pecuária, a Expolondrina revela a excelência genética e a grande diversidade de raças e animais em julgamentos e Leilões. A feira conta também com expositores da indústria e comércio, telecomunicações, setor automobilístico, instituições financeiras, instituições governamentais e educacionais, gastronomia, entretenimento, grande palco cultural e atrações, com uma agenda de eventos de altíssimo nível.
 
 

Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI 
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
NOS SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas