Jacarezinho deverá ter ciclofaixa


O município de Jacarezinho deverá contar com ciclofaixa. Esta informação foi repassada através do Ofício 63/2019 da Secretaria Municipal de Gabinete da Prefeitura ao Poder Legislativo na última semana. A solicitação havia sido feita pelo vereador Fúlvio Boberg (MDB) através do Requerimento de Informações 07/2019.
Uma ação que vem ganhando praticante em todos os municípios brasileiros e em Jacarezinho não se torna diferente é a utilização da bicicleta como meio de transporte, esporte ou lazer. No documento enviado pelo vereador ele solicitou a criação de ciclofaixas e ciclovias.
No ofício enviado pelo Poder Executivo, o Secretário Municipal de Conservação Urbana (José Antônio Costa) informou que o Plano ainda não existe, mas vai ser inserido no Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Após a inclusão, será executada a ciclofaixa e estudada a viabilidade de implantação de ciclovia. A obtenção de recursos deverá ocorrer por meio de financiamento pelo Programa de Apoio à Ação de Mobilidade Urbana, criado pelo Ministério das Cidades.”
É importante verificar que são realizadas várias campanhas de estímulo à prática do esporte, saúde, cultura e segurança pública. Esta medida resgataria o encontro da família e a sua convivência com a natureza, visando o aprimoramento da qualidade de vida”, comenta o vereador Fúlvio Boberg.
Diferenças
A Ciclovia é um espaço separado fisicamente para o tráfego de bicicletas. É o modo mais seguro, porque há um isolamento impedindo o contato com os demais veículos.  
Essa separação pode ser através de meio fio, grade, muretas, blocos de concreto ou outros tipos de isolamento fixo. Esse tipo de segregação é encontrado em avenidas e vias expressas pois protege o ciclista do rápido e intenso trânsito.
Já a Ciclofaixa não tem separação física. Ela é feita apenas com uma faixa pintada no chão, tendo no máximo “olhos de gato” ou “tartarugas”. Está é indicada para locais onde o trânsito é calmo e é mais barata que a ciclovia, pois usa a própria estrutura da estrada. 





Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI 
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
NOS SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI


Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???