terça-feira, 2 de abril de 2019

Jovens de Ribeirão do Pinhal vão participar do Festival de Xadrez

Nove enxadristas vão representar Ribeirão do Pinhal no Festival Paranaense de Xadrez, entre os dias 5 e 7 de abril, em São José dos Pinhais. O evento, promovido pela Federação de Xadrez do Paraná (FEXPAR), é a maior competição das categorias Sub 08 a Sub 18, no Estado.
A equipe ribeiro-pinhalense treinada pelos professores Marcos Harada e Rogério Bernardo, é a atual campeã geral por equipes do Circuito Pé Vermelho de Xadrez (CPVX) composta por alunos da Escola Estadual Ruth Martinez Corrêa, Colégio Estadual Hermínia Lupion, Colégio Univérsitas e também da Escola Municipal Nova Carvalho da qual terá o maior número de participantes no Festival.
Segundo o professor Harada os representantes serão João Lucas Cesar de Proença, atual campeão do CPVX e detém a incrível marca de 28 partidas invicto dentro do circuito, vencendo as últimas 5 etapas. Ele é, ainda, o atual vice-campeão paranaense escolar. As irmãs Pereira de Carvalho, Emanuelli, campeã da 1ª etapa do Circuito em 2019, e Ana Caroline que é atual 3ª lugar no Paranaense Escolar.
As alunas Nicolly Fernanda Alves Rodrigues e Ana Julia de Oliveira também vêm se destacando nas competições que participaram, ambas são as campeãs gerais em suas categorias no CPVX. Os alunos Guilherme Fernandez Fraiz Cesar e Cassio Henrique do Nascimento chegam ao Festival como vice-campeões em suas categorias no CPVX. José Carlos D’Oliveira Júnior é o atual campeão do CPVX na categoria sub-16, e vem para o seu primeiro Festival. E a aluna Yasmin Malaquias de Souza que foi a última aluna a se classificar, sendo a caçula da equipe, vai para a primeira participação no Festival Paranaense de Xadrez.
Para o professor Marcos Harada, um dos responsáveis pelo projeto de xadrez, os alunos vão sentir um pouco por ser uma competição diferente e cansativa, mas tem grandes chances. “É uma competição diferente das que os alunos estão acostumados. A modalidade lá será o xadrez pensado (1h30 para cada jogador) podendo uma partida durar até 3 horas. Mas temos alunos experientes que já estiveram no Festival em 2018 e a ideia é de melhorar nossa classificação”, salientou Harada.
O projeto de xadrez entra para o seu quarto ano com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e também do Estado através das Aulas Especializadas de Treinamento Esportivo. “Vale ressaltar também o apoio dos pais e das professoras Rosilene Borges e Luciana Cristina que acreditaram no projeto e sempre estiveram juntas no intuito de fazer crescer o Projeto do Xadrez, acreditando ser uma das ferramentas para o sucesso escolar”, completou Professor Marcos.
O prefeito de Ribeirão do Pinhal, Wagner Martins (PSD), recebeu os enxadristas no gabinete para parabenizar pela dedicação no esporte e desejar boa sorte nessa importante competição. “Acredito que incentivar a prática esportiva é muito importante para o desenvolvimento saudável de nossas crianças e jovens. Por isso, parabenizo o esforço desses alunos e professores. Desejo que alcancem bons resultados na competição, mas acima de tudo saibam que já são vencedores”, enfatizou.
O professor Rogério Bernardo ainda acrescenta que, as vagas conquistadas no Festival Paranaense de Xadrez, promovido pela FEXPAR, são frutos de anos de trabalho e dedicação à modalidade, através da participação em variados torneios na região, sempre contando com o apoio incondicional dos pais e comunidade escolar, contando inclusive com a conquista do 4° lugar do Estado por equipes nos Jogos Escolares do Paraná Fase Final em 2018. Isso sem falar nos inúmeros benefícios da prática do xadrez para o educando.

FONTE: Priscila Dutra - Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???

19 Regional de Saúde Abatia Abatiá ACISC AJUDE O LUCCA Alex Canziani Alexandre Curi Alexandre Guimarães AMUNORPI Andira Andirá Angra Doce Arapoti Artigos Assaí Assessorados AUDIÊNCIA PÚBLICA BANDEIRA EVENTOS Bandeirantes Barra Barra do Jacaré Bauru Beto Richa Bizarro BOM DE BOLA BRASIL Bruno Pessuti CADASTRO CÂMARA CARLÓPOLIS CÂMARA JACAREZINHO Cambara CAMBARÁ CAPS Carlopolis Carlópolis Casas em Cornélio CERTANO CIAS Cida Borghetti CISNORPI CONCURSO Congonhinhas Conselheiro Conselheiro Mairinck ConselheiroMairinck Cornélio Procópio Cultural Curitiba Curiuva Destaque DETRAN EM AÇÃO Diversos Douglas Fabrício Economia Educacao Educação ELEIÇÕES 2018 Esportes Evandro Junior FÁBIO VIEIRA Figueira FUTEBOL GERAL Governo do Estado Governo Federal Guapirama Guto Silva Ibaiti InvestCRED ITAIPU Itambaracá Jaboti Jacarezinho Jaguariaíva Japira João Carlos Gomes Joaquim Távora JoaquimTavora Jogos Escolares Jundiaí do Sul JundiaidoSul Liberatti LIMITE DE GASTOS Londrina Luiz Carlos Martins Magda Cristina MARQUES DOS REIS Mauro Moraes Michele Caputo MOLINIS MUNDO BIZARRO NATAL Nick Network NORTE PIONEIRO Nova América da Colina Nova Santa Bárbara NOVO CAMINHO Núcleo de Educação OFERTA DE CURSOS Online Ourinhos PARANÁ Parceria FAEL Pedro Claro Pedro Lupion PHS Pinhalao Pinhalão PLATINA PM Policial Politica Política Professor Rodrigo Projetos Quatigua Quatiguá Ratinho Junior Regiao Região REGIONAL Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal RibeiraoClaro RibeiraoDoPinhal Romanelli Rubens Bueno Salto do Itararé SaltoDoItarare SAMU Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Mariana Santana do Itararé SantanaDoItarare Santo Antônio da Platina São José da Boa Vista São Sebastião da Amoreira SaoJosedaBoaVista SAP Saúde SEDS Sertaneja Sindicato Rural SAP Siqueira Campos SiqueiraCampos SOMOS CONSULTORIA Tarcísio Mossato Tiago Amaral Tomazina Toninho Wandschher Trânsito Tribunal de Contas UENP Uraí VERMELHO Wenceslau Braz WenceslauBraz

As Mais Clicadas do Mês!

As Mais Recentes!

Destaque!

Subir