Santa Casa de Cambará irá construir novo Centro Cirurgico


A Santa Casa de Misericórdia de Cambará, uma das mais importantes do Estado do Paraná, vai ganhar um novo centro cirúrgico. A obra orçada em R$ 1,2milhões será custeada pelo Governo do Estado do Paraná, conforme antecipou Dr. Paulo de Marco Leal, provedor da entidade.
De acordo com Leal o centro cirúrgico atual, ainda em operação, atende as demandas cirúrgicas, porém não há como adequá-lo as especificações exigidas pela legislação vigente brasileira. “O nosso centro cirúrgico não se enquadra nas exigências atuais e o caminho mais viável será a construção de um novo”, assegurou.  Porém  não é simples elaborar um projeto que atenda todas as especificações dos órgãos reguladores. Dr. Paulo informou que foi feito um levantamento criterioso para apontar quais medidas poderiam ser tomadas. Foi contratado uma empresa especializada em projetos hospitalar que fez o levantamento necessário para atender todas as exigências normativas que regula o setor. O projeto foi aprovado. 

De acordo com o provedor da Santa Casa, a obra final está orçada em R$ 1,2 milhão. “Será totalmente construído da base”, afirmou. A entidade filantrópica não tem recursos próprios para custear uma obra desta envergadura. 

Dr. Paulo conta que convidou todas as entidades de classe de Cambará (Lions, Rotary, Maçonaria) através de uma carta convite, como é de praxe. Leal disse  que encontrou apoio no que denomina de comissão de construção, formada pelos empresários Sandro Teixeira Menossi , diretor proprietário da Sementes Sorria, Marcus Muchagatta, diretor proprietário da Cambará Bombas Diesel, Amauri Antunes, diretor proprietário da Alimentos Luam, Luís Antônio Dias, diretor proprietário do Grupo Certano e Padre Silvio Pawak. 

Com apoio do grupo foi agendada uma audiência oficial com o vice-governador do Paraná, Darci Piana, em Curitiba. Participaram da agenda oficial o empresário Luís Dias, que tem tramite no governo, juntamente com Dr. Paulo Leal e o Secretário de Estado da Saúde Dr. Carlos Alberto Gebrin Preto.
Segundo Paulo Leal, desta reunião saiu a garantia de investimento do Estado que vai viabilizar o projeto. “Apresentamos o projeto pronto, as normas gerais para sua execução e todos os documentos e certidões da nossa Santa Casa”, contou Paulo Leal, “eles ficaram bastante satisfeitos com a nossa organização e nos acompanharam para uma reunião de apresentação do projeto com Dr. Geraldo Biesek, que é Diretor da Secretaria de Estado da Saúde que nos informou que o projeto vai entrar no orçamento do Estado e o recurso deve ser liberado para o próximo ano”, comemora Paulo Leal.  A entidade já começa a gerenciar o espaço físico da Santa Casa para receber a obra.

O Novo Centro cirúrgico será construído numa área aproximada de 500m² e não deverá afetar o atendimento aos pacientes. “Vamos adequar, durante o período de construção do novo bloco cirúrgico, o nosso centro de obstetrícia para atender a demanda”, informa Leal. 
Equipamentos
Dr. Paulo Leal informa que a instituição já dispõe de equipamentos modernos, mas assegura que a aquisição de novos instrumentos para equipar o novo centro cirúrgico é mais fácil de adquirir. “O mais difícil é a construção do novo bloco cirúrgico, os equipamentos é possível recorrer a verbas federais e estaduais através de emenda parlamentares. O mais importante neste momento é a liberação destes recursos para executarmos a obra”, frisou. 

Certificação 
A Santa Casa de Cambará está certificada como entidade beneficente de assistência social na área da saúde e, como tal, presta serviços ao Sistema Único de Saúde – SUS. 

Como ajudar 
A população pode ajudar participando de ações voluntárias, tais como, eventos beneficentes e assinatura de convênios particulares com a instituição onde é cobrada uma taxa simbólica para os atendimentos e internações. 

Convênio com a prefeitura 
A Santa Casa de Cambará tem convênio com a prefeitura municipal onde são repassados recursos públicos para que a entidade auxilie nos procedimentos necessários, tais como, internação e acompanhamento médico. 


FONTE: Roberto Francisquini - Circulando.aqui




Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI 
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
NOS SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI
 
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???