Apresentação do Projeto ‘Parlamento Jovem’ no José Pavan


Os alunos do Colégio Estadual José Pavan na Vila São Pedro em Jacarezinho conheceram as atividades desenvolvidas na Câmara Municipal. A ação faz parte do Projeto “Parlamento Jovem” que está sendo realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em parceria com o Poder Legislativo.
O Procurador Jurídico Luiz Henrique destacou as atividades que os vereadores podem realizar durante sua legislatura. “Os vereadores não podem apresentar projetos que onerem os cofres públicos. É muito importante este contato com os alunos que participam deste projeto”, comenta.
Serão eleitos nove vereadores mirins que irão participar das atividades legislativas. Cada estabelecimento de ensino irá eleger três representantes com eleição direta e propaganda eleitoral, supervisionada pelo TRE. Além do José Pavan, também participam Colégio Estadual Anésio de Almeida Leite e Instituto Federal.
O projeto tem a intenção de levar para dentro do ambiente escolar o acompanhamento do transcorrer do Processo Eleitoral de escolha de um cargo eletivo, oportunizando aos estudantes conhecerem melhor a divisão dos Poderes do Estado, em especial o Legislativo.
No município de Curitiba o projeto já está em funcionamento e os alunos puderam se filiar a partidos “de fantasia”, disputar convenções partidárias, ser candidatos e, agora, os eleitos vão simular, na Câmara Municipal, a votação de projetos. A ideia da criação dessas siglas, sem conotação política, é debater temas de interesse da cidade e desenvolver nos estudantes a consciência sobre o processo político. 


Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI 
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI

 

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas