Câmara recebe pedido de cassação de Prefeito de Jacarezinho


O pedido de abertura de Comissão Parlamentar Processante (CPP) contra o prefeito de Jacarezinho Sérgio Eduardo Emygdio de Faria será lido e votado pelo seu recebimento na próxima sessão ordinária da Câmara Municipal que acontecerá segunda-feira, 27, às 18h30.
O documento foi protocolado na última sexta-feira, 24, no Setor Legislativo às 13h55 pelo morador Wagner Silva de Oliveira Júnior.O eleitor baseou-se no não cumprimento da Lei 3.645 que foi publicada em diário oficial no dia 16 de abril. O Projeto de Lei 17/2019 que concedia o reajuste salarial de 3,75% aos Servidores Públicos foi apresentado no início de março e votado em sessões extraordinárias por todos os vereadores.
O Presidente da Câmara Municipal Fúlvio Boberg (MDB) explica que as pautas fecham às 15 horas do dia anterior da sessão ordinária conforme o Artigo 138 do Regimento Interno. Além disto, o Artigo 5 do Decreto Lei 201/67 destaca que o Processo de Cassação do mandato do Prefeito pela Câmara, por infrações definidas obedecerá as normas.
Fúlvio Boberg ainda ressalta que o Inciso I do referido Decreto de Lei destaca que a denúncia escrita da infração poderá ser feita por qualquer eleitor, com a exposição dos fatos e a indicação das provas. Se o denunciante for vereador ficará impedido de votar sobre a denúncia e de integrar a Comissão Processante, podendo, todavia, praticar todos atos de acusação. O inciso II exige que o Presidente do Poder Legislativo Municipal coloque para leitura na próxima sessão ordinária.
“O documento apresentado será lido na sessão ordinária e votado pelos vereadores sobre o recebimento ou não. Caso ela seja aceita pela maioria dos presentes serão sorteados três membros do Poder Legislativo para compor a Comissão Processante para investigação dos fatos”, explica Fúlvio Boberg.
Na última semana o Poder Executivo respondeu ao mandado de segurança 295-48.2019.5.09.0017 apresentado pelo Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Jacarezinho na Vara do Trabalho de Jacarezinho. Nele o prefeito reconhe que não foi cumprida a Lei. “Recebi a informação de funcionários que após a denúncia protocolada na sexta-feira, já na manhã deste sábado houve a autorização imediata para o pagamento dos valores retroativos desde janeiro”, enfatiza Fúlvio Boberg.
No mês de abril o Presidente do Poder Legislativo enviou o Ofício 47/2019-PRES que alertava ao chefe do Poder Executivo sobre o não cumprimento da Lei que foi aprovada por unanimidade pelo Poder Legislativo e publicado em diário oficial. “É preciso alertar sobre as consequências em caso do descumprimento da referida Lei”, argumentou Fúlvio Boberg na época.



CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI
 


Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???