Julho Dourado é lançado juntamente com o programa Pet Amigo

O deputado estadual Cobra Repórter (PSD) esteve, nesta terça-feira (02), em Pontal do Paraná, para o lançamento do “Julho Dourado”, que contou também com as presenças do secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo  (SEDEST) em exercício, Rasca Rodrigues, do prefeito Marcos Fioravante e da diretora de Políticas Ambientais Fabiana Campos, da SEDEST. O “Julho Dourado” foi criado por meio de uma lei estadual de autoria de Cobra Repórter, que tem como objetivo refletir sobre a saúde de animais de rua e animais domésticos de estimação e a prevenção de doenças por eles transmitidos, as zoonoses.

O deputado ressaltou que este é o primeiro ano em que efetivamente a Lei Nº 19472 de 2018 entra em vigor e diversas ações foram preparadas em todo o Paraná. Durante o lançamento, foi promovida a castração de cães e gatos de Pontal e Ilha do Mel. Trata-se de uma força tarefa para a castração de 400 animais. A ação foi organizada pela a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.

Na ocasião, foi também divulgada a abertura de edital de pesquisa e extensão em “Saúde Única”, mediante assinatura de protocolo de Intenções entre a SEDEST e a Fundação Araucária. “Saúde Única” é um conceito que integra a saúde humana, a saúde animal, o ambiente e a adoção de políticas públicas efetivas para prevenção e controle de enfermidades. O edital será composto por sete linhas temáticas específicas.

O lançamento do “Julho Dourado” contou ainda com a apresentação do programa “Pet Amigo” do governo do estado. O “Pet Amigo” é o cadastro onde é feito o registro do animal de estimação, doméstico ou domesticado. Com o registro, todas as informações sobre o bicho estarão reunidas em um só lugar e facilitará a identificação do animal, caso ele fuja ou seja levado de seu tutor. É possível indicar se o bicho está desaparecido, o que facilita a identificação e restituição do animal. O cadastro permite registrar gatos, cachorros, répteis, roedores, equinos, furões e outros animais domésticos ou domesticados.

Outro serviço disponível é a emissão de comunicados sobre campanhas de proteção e de saúde animal e dicas do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná sobre nutrição, cuidados, saúde e outras informações para o bem-estar do pet. Também foi realizada, na terça-feira, a entrega dos Certificados para o projeto “Mãos e Patas” e Grupo de Apoio aos “Bichinhos das Encantadas”.

Durante todo o mês de julho, estão previstas palestras, seminários, campanhas para orientar e prevenir as doenças transmitidas pelos animais, campanhas de adoção e de conscientização contra o abandono. Até um concurso de fotografias na sua página oficial na internet está sendo realizado. “O Julho Dourado é uma referência e a causa animal merece atenção no Paraná. Estamos no Estado com maior número de cães por domicílio e com uma imensa população de animais de rua. Esse projeto permite a promoção da conscientização sobre a posse responsável, incentiva a realização de campanhas de castração, ações preventivas de zoonoses e de adoção”, afirmou o deputado Cobra Repórter.

O secretário de Sustentável e do Turismo em exercício, Rasca Rodrigues, destacou que a iniciativa do deputado Cobra Repórter é extremamente importante  e parabenizou o deputado pela iniciativa. "53% do lares do Paraná tem um animal de estimação, eles já fazem parte da vida  das pessoas, precisam de carinho, atenção. Também é importante a  conscientização contra o abandono, é uma questão de saúde pública, do animal e de quem tem o animal", afirmou.

SAMU VET - O SAMU VET é uma unidade móvel de resgate de animais atropelados em via pública para fazer um primeiro atendimento e depois levá-lo a uma unidade conveniada. Eles participaram da atividade em Pontal do Paraná . O deputado Cobra Repórter vai trabalhar junto ao Governo do Estado para verificar formas de levar o Samu Vet para as principais  cidades do Estado.

FONTE: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???