About

Sobre o PB Studio Pilates: 

O PB Studio Pilates é um studio jovem e moderno, inaugurado em julho de 2018, em Pinhalão, com a missão de motivar pessoas de todas as idades a levar uma vida mais saudável por meio de exercícios do método Pilates de alta qualidade. Fazemos isso apoiando e inspirando pessoas, a alcançar o bem-estar com programas personalizados, equipamentos de qualidade, e profissionais capacitados.
Investimos sem moderação, nosso tempo e dedicação em pesquisa, treinamento, capacitação e inovação, para assim, oferecer aos nossos alunos um serviço e atendimento de excelência. Buscamos oferecer aulas descontraídas e motivantes, focadas no objetivo pessoal de cada aluno, com atenção integral na execução dos movimentos, incentivando constantemente a evolução de cada um.

Temos como base, o valor que damos à educação, ética, ao respeito, à paixão pelo que fazemos, à integridade e honestidade, e acima de tudo, à responsabilidade e qualidade nos atendimentos oferecidos. Nosso objetivo é ser referência de excelência na prática do Método Pilates na região. O slogan do nosso Studio capta a nossa visão e missão de forma sucinta: Saúde Integral.
Além da preocupação em oferecer uma alternativa de atividade física de qualidade, também consideramos de suma importância, que esta oferta seja acessível a todos que dela possam se beneficiar. Para tanto, estamos sempre dispostos a discutir parcerias, convênios e acordos.

- Sobre o Método Pilates
O Pilates é um campo em ascensão no mundo todo. No Brasil, atualmente são em torno de 35 mil estúdios em crescimento; e na nossa micro região, são aproximadamente 10 estúdios habilitados para o ensino da prática. Introduzido no país no começo da década de 2000, o Pilates ainda soa como novidade para muita gente, mesmo já tendo milhares de adeptos brasileiros.

Pilates é um conjunto de exercícios criados pelo alemão Joseph Pilates, em meados de 1920, que são realizados no Solo ou em equipamentos exclusivos, que visa o total e completo controle e conexão entre corpo e mente, devolvendo e restaurando a saúde de indivíduos em condições patológicas assim como promovendo um aumento e manutenção da qualidade de vida para pessoas saudáveis.

O método conta com mais de 500 tipos de exercícios, que além de surpreender pela suavidade, pois não provocam alto impacto como outras atividades físicas, podem ser praticados nas mais variadas intensidades – do nível básico até o super avançado, sendo acessível a qualquer pessoa – de crianças, a gestantes, idosos e PCD - porque respeita as capacidades (e as necessidades) individuais, acima de tudo. Nenhum movimento é feito de forma automática ou passiva, mas sim, com consciência, precisão e rigor técnico.

- Benefícios do Pilates:
Não é à toa que o Pilates é conhecido como um método completo. Além de trabalhar aspectos corporais, como tonificação muscular, postura e condicionamento físico, os exercícios estimulam também a parte mental dos praticantes, com exercícios de respiração, alongamento, e relaxamento, que aliviam a ansiedade e stress.
O método trabalha com 6 princípios básicos, importantes serem listados para nos levar até os benefícios, são eles: concentração, respiração, centralização, precisão, controle, fluidez. Objetivamente, os exercícios:

- Aumentam a resistência física e mental
- Aumentam a flexibilidade
- Melhoram os desvios da coluna
- Tratam patologias posturais
- Aumentam a capacidade cardiorrespiratória
- Diminuem ou acabam com as dores crônicas
- Tonificam a musculatura, e melhoram coordenação motora
- Aumentam concentração, relaxamento, o bem estar e autoestima
-Auxilia na prevenção de doenças relacionadas as articulações e osteoporose,
- Eliminam toxinas e facilitam a drenagem linfática
- Ajuda no controle de peso
- Trata patologias de tornozelo, joelho, quadril, coluna, e ombro.

Pilates para Gestantes:
Durante o período de gestação, o corpo da mulher passa por diversas mudanças físicas e hormonais que necessitam de uma atenção maior nos cuidados com a saúde, essas mudanças podem geral dores e desconfortos para a futura mamãe.

Além do equilíbrio e conforto, o método auxilia no fortalecimento do assoalho pélvico, uma área importante para a sustentação do bebe durante a gestação e também para o parto. O estímulo desta musculatura precisa fortalecer com mobilidade, para poder dilatar e ter flexibilidade para não romper durante o trabalho de parto.

O Pilates também beneficia a estabilização da coluna lombar e ainda pode diminuir dores e inchaço. Oferece técnicas de respiração, que ensinam a inspiração lenta e expiração, que ajudam durante a durante as contrações e também no alívio das dores. Além disso, pode-se investir em exercícios voltados para costas e quadril, locais do corpo que costumam gerar incômodo nessa fase.

É recomendado que as aulas de Pilates para gestantes sejam feitas com duas a três vezes por semana, e apenas até o oitavo mês de gestação, porém o que define a hora de parar é o tamanho e peso da barriga

- Pilates para Idosos:
O índice de pessoas na terceira idade está cada vez maior, no mundo todo o envelhecimento populacional é um fenômeno frequente em todo o mundo. Em nosso município, de acordo com o último levantamento do IBGE, aproximadamente 13% dos Pinhalãoenses são idosos, e com boas práticas das políticas públicas, este índice tende a crescer.

Uma das grandes realidades desse grupo populacional é a diminuição da resistência física como também da flexibilidade, dois problemas prejudicam a qualidade de vida e o bem-estar.

Esses problemas físicos dificultam muito as principais atividades da vida diária e rotineira, por isso é fundamental manter uma rotina saudável, que inclui atividade física regular de qualidade, adequada as condições de saúde desta população.

O Método Pilates é recomendado por ser uma prática de atividade física que gera baixo impacto e também pode ser totalmente customizada e personalizada para cada idoso de acordo com o seu nível de saúde. Tanto ele como outras práticas de exercícios físico promovem uma melhora nas funções corporais, no equilíbrio, na força, na coordenação, e na velocidade dos movimentos, além do aumento da densidade óssea, melhoria da flexibilidade nas articulações e postura, aumento da capacidade respiratória e cardiovascular, proporcionando satisfação total aos praticantes que desejam obter melhoria da qualidade de vida. Os exercícios trabalham com suavidade músculos profundos, incluindo os que controlam fluxo de urina e impurezas, prevenindo incontinência urinária e fecal.

A prática do método também corrige a postura, ativando a circulação e tencionando os músculos, através de exercícios de alongamentos, que estimulam o corpo a obter uma maior flexibilidade, recuperando articulações propensas a artrose e dores generalizadas.

Tendo em vista o que a idade faz com corpo e mente, o Pilates para idosos é uma ótima alternativa, recomendada por médicos, para quando a idade chega. Quanto mais cedo o aluno ou paciente começa a cuidar da saúde, com alimentação e exercícios físicos, melhor.

Como prova do quão bom pode ser, o criador do método, Joseph Pilates, praticou Pilates com até mais de 80 anos. Pessoas próximas a Joseph relataram que ele era tão ágil quanto um adolescente.


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