segunda-feira, 26 de agosto de 2019

O CIGARRO MATA E VOCÊ SABE!

No dia 29  de agosto celebra-se mais um Dia Nacional de Combate ao Fumo. No Paraná, esta data tem um significado especial. Afinal, foi aqui que organizaram-se as primeiras manifestações alertando para os malefícios do tabagismo, na década de 60. Greve de um dia... maratona contra o fumo... concentrações em praças públicas e muitas palestras.
    O Programa de Saúde Pública mais antigo do país nesta área é paranaense. Comemoramos 40 anos de atuação ininterrupta do Programa Estadual de Combate ao Tabagismo. Passando por altos e baixos, com carência de recursos, especialmente humanos, mas superando obstáculos e persistindo nas ações de esclarecimento e de tratamento do tabagismo.
    Participamos ativamente também da luta pela aprovação da Convenção-Quadro da OMS, primeiro acordo internacional da área da saúde que definiu diretrizes de ação para serem desenvolvidas pelos países membros. E o Brasil esteve à frente desse movimento. As proibições de publicidade, as restrições do tabagismo em vários locais e o engajamento dos médicos e profissionais de saúde estão “fazendo a diferença”.
    Com isso, o número de fumantes no país tem diminuído. Os dados são do Ministério da Saúde e do Banco Mundial. Em 2000 era 25,2%. Em 2016 era de 13,9%. Hoje, as estimativas são de que gire em torno de 12%. Enquanto isso, em países com economias similares a situação é pior, como Rússia com 39,3%, Argentina com 21,8 e África do Sul com 21,2%. Nas economias mais desenvolvidas, os porcentuais em 2016 eram: 21,8 para EUA, 25,6 na China, 22,1% noJapão e 32,7% na França.
    Pesquisa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) e Imperial College of London analisou o impacto das medidas restritivas sobre a saúde infantil brasileira e concluiu que elas evitaram a morte de 15 mil crianças entre 2000 e 2016. As autoridades e organismos internacionais têm pedido aos governos do mundo todo que introduzam novas leis antifumo, mais abrangentes, para proteger a saúde de todos e em especial das crianças.
    A Assembleia Legislativa do Paraná e os seus deputados têm contribuído de forma decisiva para que essa nova realidade se consolide e que a tendência rumo ao “FUMO ZERO” continue.  Aprovamos leis que serviram de exemplo para outros estados. Neste ano, comemora-se os 10 anos da Lei 16.239/2009, conhecida como “Lei Antifumo”, de autoria do Deputado Luiz Claudio Romanelli e outros, que proibiu em todo o estado o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos e também o uso de cigarros eletrônicos em ambientes fechados de uso coletivo, públicos ou privados.
    Os benefícios da Meta “FUMO ZERO” são evidentes. Uma pequena minoria ainda resiste. Para tristeza dos seus amigos e familiares. Vivem cada dia mais isolados. Afinal, ninguém quer entrar para as estatísticas das mortes por câncer por ser um consumidor passivo dos produtos cancerígenos que são propagados pela fumaça do cigarro. E para contribuir mais ainda para a diminuição do tabagismo no Paraná, tramita Projeto de Lei de autoria nossa e do Deputado Romanelli, que estende a proibição do fumo aos ambientes de uso coletivo a céu aberto, onde haja permanência ou circulação de pessoas. O apoio tem sido unânime em todas as regiões do estado. Estamos trabalhando para que a votação do projeto de lei aconteça ainda neste ano.

Michele Caputo
Deputado Estadual e ex-secretário estadual da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???

19 Regional de Saúde Abatia Abatiá ACISC AJUDE O LUCCA Alex Canziani Alexandre Curi Alexandre Guimarães AMUNORPI Andira Andirá Angra Doce Arapoti Artigos Assaí Assessorados AUDIÊNCIA PÚBLICA BANDEIRA EVENTOS Bandeirantes Barra Barra do Jacaré Bauru Beto Richa Bizarro BOM DE BOLA BRASIL Bruno Pessuti CADASTRO CÂMARA CARLÓPOLIS CÂMARA JACAREZINHO Cambara CAMBARÁ CAPS Carlopolis Carlópolis Casas em Cornélio CERTANO CIAS Cida Borghetti CISNORPI Cobra Repórter CONCURSO Congonhinhas Conselheiro Conselheiro Mairinck ConselheiroMairinck Conteúdo de Marca Cornélio Procópio Cultural Curitiba Curiuva Curiúva Destaque DETRAN EM AÇÃO Diversos Douglas Fabrício Economia Educacao Educação ELEIÇÕES 2018 Esportes Evandro Junior FÁBIO VIEIRA Figueira FORREST BRASIL FUTEBOL GERAL Governo do Estado Governo Federal Guapirama Guto Silva Ibaiti InvestCRED ITAIPU Itambaracá Jaboti Jacarezinho Jaguariaíva Japira João Carlos Gomes Joaquim Távora JoaquimTavora Jogos Escolares Jundiaí do Sul JundiaidoSul Liberatti LIMITE DE GASTOS Londrina Luiz Carlos Martins Magda Cristina MARQUES DOS REIS Mauro Moraes Michele Caputo MOLINIS MUNDO BIZARRO NATAL Nick Network NORTE PIONEIRO Nova América da Colina Nova Santa Bárbara NOVO CAMINHO Núcleo de Educação OFERTA DE CURSOS Online Ourinhos PARANÁ Parceria FAEL Pedro Claro Pedro Lupion PHS Pinhalao Pinhalão PLANETA BIZARRO PLATINA PM Policial Politica Política Professor Rodrigo Projetos Quatigua Quatiguá Ratinho Junior Regiao Região REGIONAL Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal RibeiraoClaro RibeiraoDoPinhal Romanelli Rubens Bueno Salto do Itararé SaltoDoItarare SAMU Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Mariana Santana do Itararé SantanaDoItarare Santo Antônio da Platina santo Antônio do Paraíso São José da Boa Vista São Sebastião da Amoreira SaoJosedaBoaVista SAP Saúde SEDS Sertaneja Sindicato Rural SAP Siqueira Campos SiqueiraCampos SOMOS CONSULTORIA Tarcísio Mossato Tiago Amaral Tomazina Toninho Wandschher Trânsito Tribunal de Contas UENP Uraí VERMELHO Wenceslau Braz WenceslauBraz

As Mais Clicadas do Mês!

As Mais Recentes!

Destaque!

Subir