quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Projeto cria política de incentivos para atendimento básico de saúde nos municípios

O deputado estadual Michele Caputo (PSDB) apresentou nesta terça-feira (1°) projeto de lei que cria uma política específica para qualificar a atenção primária à saúde no Paraná, com incentivos à melhoria do atendimento básico da população nos municípios. A iniciativa deve fortalecer o trabalho desenvolvido nas unidades e postos de saúde, que constituem a base do Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, um dos maiores desafios das prefeituras tem sido o custeio das ações e serviços de saúde. Muitos municípios aplicam hoje quase 30% de suas receitas no setor, praticamente o dobro do mínimo constitucional. Isso ocorre porque a responsabilidade do custeio da atenção primária é das prefeituras, absorvendo a maior parte dos atendimentos em saúde.

Para Michele Caputo, a população não pode pagar o preço dessa dificuldade de financiamento do SUS. “O Estado tem o dever de atuar de forma complementar, auxiliando os municípios nesta missão. Além do repasse de recursos de custeio, a Secretaria de Estado da Saúde pode contribuir com a capacitação das equipes e investimentos em obras e equipamentos”, ressalta o deputado, que já foi secretário estadual da Saúde.

O projeto também busca garantir a manutenção de ações já implementadas pelo Governo do Estado e que colocam o Paraná como modelo no país. Para se ter ideia, o repasse de incentivos da Secretaria da Saúde para a atenção primária caiu em 36% neste ano. De janeiro até agosto, apenas R$ 85 milhões foram aplicados no setor. O valor é bem menor do que o investido no ano passado, que chegou a pouco mais de R$ 236 milhões no mesmo período.

PRIMEIRO ATENDIMENTO - O setor da atenção primária é considerado um dos mais importantes da saúde pública, pois é responsável pelo primeiro atendimento da população nos bairros. É o trabalho desenvolvido pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família com ações de prevenção e promoção da saúde. Isso envolve serviços de vacinação, atendimento odontológico, tratamento da diabetes e hipertensão, pré-natal, entre outros.

“Estima-se que 70% dos problemas de saúde da população possam ser resolvidos na atenção primária. Por isso, precisamos fortalecer este setor cada vez mais, dando todo o suporte necessário para que os profissionais de saúde possam cuidar da nossa população”, explica o deputado, autor da proposta.

MORTALIDADE MATERNA - A redução no investimento na atenção primária pode se refletir negativamente nos indicadores de saúde. Exemplo disso é o aumento de quase 50% nos índices de mortalidade materna no Paraná. O Estado, que vinha registrando as menores taxas da história, agora tem o desafio que reverter este quadro. A saída é melhorar a qualidade do pré-natal e da retaguarda de atendimento nas maternidades.

“Não podemos baixar a guarda. A integração entre municípios, Estado e União é fundamental para que possamos recolocar o Paraná no caminho certo. É inaceitável que gestantes morram no parto ou em decorrência dele”, alerta Michele Caputo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???

19 Regional de Saúde Abatia Abatiá ACISC AJUDE O LUCCA Alex Canziani Alexandre Curi Alexandre Guimarães AMUNORPI Andira Andirá Angra Doce Arapoti Artigos Assaí Assessorados AUDIÊNCIA PÚBLICA BANDEIRA EVENTOS Bandeirantes Barra Barra do Jacaré Bauru Beto Richa Bizarro BOM DE BOLA BRASIL Bruno Pessuti CADASTRO CÂMARA CARLÓPOLIS CÂMARA JACAREZINHO Cambara CAMBARÁ CAPS Carlopolis Carlópolis Casas em Cornélio CERTANO CIAS Cida Borghetti CISNORPI Cobra Repórter Colégio Magnus CONCURSO Congonhinhas Conselheiro Conselheiro Mairinck ConselheiroMairinck Conteúdo de Marca Cornélio Procópio Cultural Curitiba Curiuva Curiúva Destaque DETRAN EM AÇÃO Diversos Douglas Fabrício Economia Educacao Educação ELEIÇÕES 2018 Esportes Evandro Junior FÁBIO VIEIRA Figueira FORREST BRASIL FUTEBOL GERAL Governo do Estado Governo Federal Guapirama Guto Silva Ibaiti INFORME PUBLICITÁRIO InvestCRED ITAIPU Itambaracá Jaboti Jacarezinho Jaguariaíva Japira João Carlos Gomes Joaquim Távora JoaquimTavora Jogos Escolares Jundiaí do Sul JundiaidoSul Liberatti LIMITE DE GASTOS Londrina Luiz Carlos Martins Magda Cristina MARQUES DOS REIS Mauro Moraes Michele Caputo MOLINIS MUNDO BIZARRO NATAL Nick Network NORTE PIONEIRO Nova América da Colina Nova Santa Bárbara NOVO CAMINHO Núcleo de Educação OFERTA DE CURSOS Online Ourinhos PARANÁ Parceria FAEL Pedro Claro Pedro Lupion PHS Pinhalao Pinhalão PLANETA BIZARRO PLATINA PM Policial Politica Política Professor Rodrigo Projetos Quatigua Quatiguá Ratinho Junior Regiao Região REGIONAL Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal RibeiraoClaro RibeiraoDoPinhal Romanelli Rubens Bueno Salto do Itararé SaltoDoItarare SAMU Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Mariana Santana do Itararé SantanaDoItarare Santo Antônio da Platina santo Antônio do Paraíso São José da Boa Vista São Sebastião da Amoreira SaoJosedaBoaVista SAP Saúde SEDS Sertaneja Sindicato Rural SAP Siqueira Campos SiqueiraCampos SOMOS CONSULTORIA Tarcísio Mossato Tiago Amaral Tomazina Toninho Wandschher Trânsito Tribunal de Contas UENP Uraí VERMELHO Wenceslau Braz WenceslauBraz

As Mais Clicadas do Mês!

As Mais Recentes!

Destaque!

Subir