Caputo destaca apoio do Estado aos Hospitais Filantrópicos

O deputado estadual Michele Caputo (PSDB) destacou o investimento de R$ 78 milhões em 33 hospitais filantrópicos do Paraná, anunciado nesta terça-feira (3) pelo governador Ratinho Junior. A medida dá continuidade ao apoio do Governo do Estado à rede filantrópica, iniciada em 2011 com o HOSPSUS - programa considerado modelo no país.

Atualmente, os hospitais filantrópicos são responsáveis por mais da metade dos atendimentos de alta e média complexidade realizados pelo SUS no Paraná. Grande parte é feita por Santas Casas, entidades sem fins lucrativos, que ao longo da história se contribuíram muito para a saúde das pessoas.

“Estes hospitais já são há muitos anos referências regionais em diversas especialidades. Muitas vezes, a principal porta de entrada para atendimento em urgência e emergência, tornando-os fundamentais na rede de saúde do Estado”, enfatiza o deputado.

Para ele, a decisão do governo consolida uma relação de parceria com a filantropia, construída desde de 2011. “Aplicamos mais de R$ 1 bilhão entre recursos para custeio, obras e equipamentos através do HospSUS. Esse investimento levou leitos de UTIs para regiões antes desassistidas e ampliou muito a qualidade de atendimento hospitalar em todo o Paraná”, complementou Caputo.

Durante a solenidade, o governador Ratinho Junior fez questão de enaltecer a situação diferenciada da Saúde do Paraná, comandada por Caputo entre 2011 e 2018. “Sem dúvida, o Paraná avançou muito nos últimos anos. Agora queremos fortalecer o que já foi feito, ampliando a parceria com os hospitais filantrópicos e melhorando o ecossistema de saúde do Estado”, comentou.

Ratinho Junior lembrou ainda que é preciso valorizar o trabalho que vem sendo realizado, tratando as instituições sob o princípio da meritocracia e auxiliando os hospitais do interior do Estado. “Temos que regionalizar cada vez mais a saúde. Diminuir as distâncias. Não queremos que as pessoas fiquem horas dentro de uma ambulância para realizar uma cirurgia simples”, concluiu.
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???