Mobilização contra o baixo nível da Represa Xavantes


O prefeito de Carlópolis Hiroshi Kubo participou nesta segunda-feira, 13, de uma reunião na Agência Nacional das Águas (ANA). Participaram o Deputado Federal Capitão Augusto (PL-SP), a Diretora da ANA Christianne Dias Ferreira e sua equipe.

O tema foi para tratar urgente de necessidades de estancar e reverter a sucessiva baixa no nível da represa de Xavantes e estabelecer o nível mínimo para o reservatório.

Essa reivindicação já havia sido feita pelo Deputado no dia 10/01 após reunião, no DAJ, com Empresários e Prefeitos, coordenada pelo Deputado Capitão Augusto, que posteriormente esteve debatendo a questão com a Diretoria na CTG.

Como medida imediata a ANA e a NOS (Organização Nacional do Sistema) determinou o aumento da vazão da represa Jurumirim em favor de Xavantes, melhorando a relação: afluência e defluência para recuperar o nível da Represa de Xavantes.
“Com esse reequilíbrio, o nível mais baixo de 12% que ocorreu do dia 08/01, já começou a subir, hoje dia 13 esteve em 14% e até abril estará com 47% independente das chuvas. O debate e reinvindicações continuarão sendo feitas também junto ao IBAMA e ONS visando estabelecer o nível mínimo de 33% do reservatório  para o período mais crítico”, explica o prefeito Hiroshi Kubo.

O Deputado Federal Pedro Lupion (DEM-PR) também cobrou a situação através do Ofício 01/2020 em janeiro deste ano. Ele destaca em seu documento que o local é um dos mais importantes aproveitamentos hidrelétricos da região.






Já segue nossas Mídias Sociais



Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI

SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI

SIGA O BLOGGER. CLIQUE AQUI

SIGA O LINKEDIN. CLIQUE AQUI
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???