Centro cirúrgico será reaberto em abril


O novo centro cirúrgico, totalmente restaurado e equipado volta a funcionar com a inauguração da nova estrutura, prevista para acontecer em abril. A obra e os aparelhos que vão equipar o novo centro cirúrgico do Hospital São Sebastião tiveram um aporte financeiro de aproximadamente R$ 1,5 milhão, com recursos do governo do Estado e emendas parlamentares.
O atual prefeito de Wenceslau Braz, Paulo Leonar (PP), comemora o recomeço das atividades da nova estrutura. “Infelizmente há sete anos nossas gestantes e pacientes que precisam de qualquer procedimento cirúrgico são levados para outros municípios. Tivemos acidentes envolvendo gestantes, pessoas que perderam a vida por falta de uma estrutura apta a fazer cirurgias, mas esse período negro na nossa história está acabando. Temos o orgulho de deixar esse legado para as futuras gerações. Os cargos políticos são passageiros, mas as boas obras ficam”, destaca.
Durante todos esses anos a demanda de pacientes de Wenceslau Braz foi distribuída entre municípios da região- incluindo lugares menores que Wenceslau, como por exemplo a vizinha Tomazina, onde foram realizadas centenas de partos.
Os hospitais de Santo Antônio da Platina e Jacarezinho (a 80 a 100 quilômetros de distância, respectivamente) também receberam uma parcela muito significativa dos pacientes de Wenceslau Braz que precisavam de algum procedimento cirúrgico.

POLO REGIONAL
O novo centro cirúrgico ainda deve possibilitar a Wenceslau Braz se tornar um micro polo regional de saúde, podendo ter especialidades médicas e atender aos municípios vizinhos, além de abrir uma espécie de descentralização do Cisnorpi (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro), que concentra seus atendimentos em Jacarezinho.
“Hoje já temos um diálogo avançado com a 19ª Regional de Saúde para a descentralização do Cisnorpi em determinadas áreas, com esses atendimentos transferidos para Wenceslau Braz e beneficiando vários municípios da região que estão mais próximos de Wenceslau Braz, e também aliviando o fluxo de pacientes no Cisnorpi. É claro que não é uma situação que acontece do dia para a noite, mas agora estamos prontos para receber mais investimentos e sediar um bom número de especialidades”, completa Paulo Leonar.


ASSESSORIA DA PREFEITURA DE WENCESLAU BRAZ

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???