27 cidades do Norte Pioneiro não tem homicídios no primeiro trimestre em 2020


Relatório da Secretaria Estadual de Segurança Pública divulgado nesta quinta-feira (28) aponta que 27 das 44 cidades do Norte Pioneiro não registraram nenhum homicídio no primeiro trimestre deste ano. Em três delas, houve redução deste tipo de crime em 100%. O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) disse a queda de homicídios é resultado do acompanhamento dos deputados nas ações e do investimento estadual em segurança pública.

“Temos um compromisso com a segurança pública e ver que o número de homicídios é zero em 27 municípios da região do Norte Pioneiro traz-nos a certeza de que estamos no caminho certo, apesar que temos ainda muito que melhorar com mais investimentos e mais policiais nas ruas”, disse Romanelli que representa a região na Assembleia Legislativa.

O relatório aponta que em Andirá, Quatiguá e Siqueira Campos houve redução a zero no número de homicídio. Na comparação com o primeiro trimestre de 2019 e o mesmo período deste ano, esses três municípios juntos registraram quatro homicídios. “No primeiro trimestre deste ano, estes três municípios não registraram nenhum homicídio, o que mostra que o investimento em segurança está trazendo resultados positivos a toda a população”, considera.


As 27 cidades que não tiveram homicídios no primeiro trimestre de 2020: Andirá, Bandeirantes, Itambaracá, Leópolis, Nova América da Colina, Nova Fátima, Nova Santa Bárbara, Rancho Alegre, Santa Amélia, Santa Cecília do Pavão, Santa Mariana, Sertaneja e Uraí, Abatiá, Cambará, Carlópolis, Conselheiro Mairinck, Guapirama, Jaboti, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Pinhalão, Quatiguá, Salto do Itararé, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz.

Redução - 
Romanelli afirma que o efetivo, tanto da Polícia Militar quanto da Civil vai aumentar, com a realização de concursos públicos. A PM vai contratar dois mil policiais, em concurso que está em andamento. Já a Polícia Civil está com 400 vagas abertas - 300 para o cargo de investigador, 50 para delegado e 50 para papiloscopista. As inscrições encerram na terça-feira (2 de junho).

Levantamento prévio mostra que de janeiro de 2019 até março deste ano, 18 municípios da mesorregião do Norte Pioneiro não registraram nenhum homicídio. O deputado destaca que periodicamente se reúne com as autoridades policiais das regionais de Cornélio Procópio e Jacarezinho para apresentar propostas e debater ações efetivas de combate à criminalidade.

O relatório mostra alta redução no número de latrocínios e lesão corporal seguida de morte no Estado, quando comparados com o mesmo período do ano anterior. Em janeiro, fevereiro e março deste ano foram registrados 12 latrocínios (roubo seguido de morte) em todo o Paraná. O número é 58% menor que as 29 ocorrências do crime durante o mesmo período do ano anterior.

O deputado reafirma que é preciso repassar aos órgãos de segurança do Estado toda e qualquer informação relacionada a crimes relativos a mortes ocorridos no Paraná e que possam auxiliar nas investigações criminais.

“Essas informações vão servir de base para a elaboração de políticas públicas efetivas na área de segurança. As informações são sigilosas e podem ser feitas por meio de denúncia anônima, pelo Disque Denúncia 181”, informa.

(Foto de arquivo - antes da pandemia do coronavírus)






Já segue nossas Mídias Sociais

Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI
Entre no nosso grupo do Telegram. CLIQUE AQUI
SIGA O BLOGGER. CLIQUE AQUI
SIGA O LINKEDIN. CLIQUE AQUI
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???